Top 5 – Melhores e Piores: Leonardo DiCaprio, um grande ator que merece o reconhecimento de todos nós

Leonardo Wilhelm DiCaprio nasceu em Los Angeles (Califórnia) há 37 verões atrás. Começou sua vitoriosa carreira aparecendo em comerciais de Tv e participando do famoso programa “Clube do Mickey”. Estreou no cinema no início da década de 90 em um longa chamado “Criaturas 3”. Mais para frente, no ano de 1994, surpreendeu a todos com sua bela atuação no filme de Lasse Hallström “Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador” mas o jovem que tem um imenso fã clube feminino por todo mundo ficou conhecido mesmo por sua aparição na mega produção “Titanic”, de James Cameron. Após o estrondoso sucesso desse filme, DiCaprio entrou de vez para a lista dos atores do alto escalão de Hollywood sendo escolhido para diversos trabalhos com os melhores diretores do mercado (Martin Scorsese, Danny Boyle, Christopher Nolan, entre outros...). Fora das câmeras o astro também era perseguido pela imprensa mundial após o anúncio de seu relacionamento com a modelo mais famosa do mundo, a brasileira Gisele Bundchen. Após ótimos trabalhos no mundo do cinema, nesse ano, Di Caprio foi cogitado em muitas listas para o Oscar 2012 (por sua atuação em “J.Edgar”, de Clint Eastwood), porém, como o filme sofreu muitas críticas (algumas bem merecidas) Leonardo ficou longe de mais uma indicação ao grande prêmio do cinema.
Abaixo analisaremos os cinco melhores e os cinco piores trabalhos desse ótimo ator que sempre tentou fugir do rótulo de ‘rostinho bonito’ mostrando a cada trabalho um amadurecimento impressionante, já sendo considerado um grande ator por muitos. Serei muito breve nos comentários dos filmes – assim, o artigo não fica muito grande e ninguém usa a desculpa de que ficou com preguiça de ler (rs). Porém, peço desculpas desde já.


Os 5 Melhores de Leonardo DiCaprio

O Aviador – Ilha do Medo – Prenda-me se for Capaz – Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador – A Origem

5+ “Prenda-me se for Capaz” (Catch Me If You Can, 2002) de Steven Spielberg

Um filme muito divertido que conta a história real de um jovem americano que conseguiu enganar muita gente assumindo nomes e personalidades dos outros. A dobradinha Tom Hanks / DiCaprio deu muito certo, se completam em cena. O longa dirigido por Steven Spielberg encheu muitas platéias mundo à fora.


4+ “Ilha do Medo” (Shutter Island, 2010) de Martin Scorsese

Um longa muito interessante do gênio das sobrancelhas famosas e que mostra um grande trabalho de DiCaprio em um papel extremamente difícil nesse suspense alucinante. Pena que o filme não ganhou muito apoio da crítica especializada e não conseguiu figurar entre muitas premiações no ano em que foi lançado. Uma pena, merecia ter sido melhor reconhecido. Nesse filme, Mark Ruffalo mostra que é um bom ator.


3+ “Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador” (What's Eating Gilbert Grape, 1993) de Lasse Hallström

A primeira indicação ao Oscar de DiCaprio veio nesse longa de 1994 onde contracena com Johnny Depp. A historia muito bem conduzida pelo diretor sueco Lasse Hallstrom, fala sobre uma família com problemas e a descoberta do amor por um desses elementos. Destaque não só para Leonardo DiCaprio (que faz um autista na história) mas também pra Johnny Depp. Um dos melhores trabalhos de Leonardo no mundo cinematográfico.


2+ “O Aviador” (The Aviator, 2004) de Martin Scorsese

Contando a história real de Howard Hughes, personagem intrigante de décadas atrás, Leonardo DiCaprio teve a grande chance de levantar a estatueta do Oscar pela primeira vez, porém, acabou não levando o prêmio. Com um elenco muito bom, Scorsese fez de tudo para criar um grande filme e conseguiu. É impressionante como Leonardo DiCaprio cresce quando trabalha com esse diretor, talvez a melhor atuação da carreira dele até hoje.

1+ “A Origem” (The Inception, 2010) de Christopher Nolan

Com um roteiro eletrizante Christopher Nolan deixou os cinéfilos do mundo todo (menos os velhinhos da famosa Academia que tiveram a audácia de não indicar o criador dessa grande obra na categoria de Melhor Diretor) maravilhados com esse filmaço. Com o foco nas lembranças e nos cantinhos das nossas mentes onde guardamos nossos maiores segredos, DiCaprio se junta a um elenco excelente provocando um final que gera polêmica e interpretações até hoje. Sem dúvidas, o melhor filme que DiCaprio participou até hoje.



Os 5 piores de Leonardo DiCaprio

A Praia – O Homem da Máscara de Ferro – Rede de Mentiras – Romeu e Julieta – Relação Indecente



5- “Rede de Mentiras” (Body of Lies, 2008), de Ridley Scott

Em um filme que fala sobre terrorismo, agentes e muito intriga Ridley Scott dirige Leonardo DiCaprio e Russell Crowe em cena. Pena que a história é apenas um ‘vale a pena ver de novo’ sobre filmes do gênero.


4- “Eclipse de uma Paixão” (Total Eclipse, 1995), de Agnieszka Holland

A ótima diretora polonesa Agnieszka Holland comanda DiCaprio e Cia na história que conta a trajetória do poeta francês Arthur Rimbaud e seu mentor mais velho Paul Verlaine. O filme tem uma pegada lenta e bastante complexa deixando o espectador mais observador com um sono nas pouco mais de duas horas de trama. Uma curiosidade: River Phoenix estava inicialmente cotado para viver Rimbaud, mas mas por conta da morte do jovem ator, Leonardo DiCaprio ficou com o papel.



3- “Romeu e Julieta” (Romeo + Juliet, 1996), de Baz Luhrmann

Com uma nova roupagem para o clássico de Shakespeare, o diretor Baz Luhrmann tenta nos envolver com a famosa trama, lotando as cenas de excentricidades e muitos exageros. DiCaprio e Claire Danes até que tentam dar uma certo sintonia aos seus personagens mas tudo fica muito trágico como o desfecho do longa. 


2- “O Homem da Máscara de Ferro” (The Man in the Iron Mask, 1998), de Randall Wallace

Tinha tudo para ser o melhor filme sobre os 3 mosqueteiros já feito. O elenco era bom, um diretor inteligente e um enredo rico em detalhes. Não se sabe ao certo o que aconteceu. Parece que na hora de filmar as peças não se encaixaram e o filme se tornou sonolento demais do meio para frente, deixando os cinéfilos com um sentimento amargo. DiCaprio faz o seu primeiro papel de gêmeos e manda mal duplamente.



1- “A Praia” (The Beach, 2000), de Danny Boyle

Talvez o pior filme do bom diretor Danny Boyle. Uma história muito confusa onde DiCaprio tenta a todo momento melhorar de alguma maneira seu personagem, naufragando junto com a produção. É o pior trabalho da filmografia do ator, sem dúvidas.



Menção Honrosa/Horrorosa: Um ator com tantos bons trabalhos não ter um Oscar no currículo é algo que a Academia precisa rever com urgência. Uma atuação que poderia ter entrado no 'Top 5 +' é a que Leonardo DiCaprio teve em ‘Foi apenas um Sonho’ ao lado da maravilhosa Kate Winslet, poderoso filme também recomendado.



Abaixo, uma entrevista de Leonardo DiCaprio ao programa Good Morning America, falando sobre o filme 'J.Edgar':










Esperamos em breve mais informações sobre o novo trabalho de Martin Scorsese que será sobre a trajetória do cantor Frank Sinatra. Leonardo Di Caprio pode ser o escolhido para esse papel que sem dúvidas tem tudo para lhe dar o seu primeiro Oscar.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Foi muito difícil fazer esse top 5. Ele tem mto filme bom.

    ResponderExcluir
  2. Ok, ok... é que "Diário de um Adolescente" é o filme que o projetou no cinema. Mas a postagem está ótima.

    ResponderExcluir