22/07/2012

Crítica do filme: 'Elles'


A apatia da trama, misturada com diálogos mal colocados deixa essa produção longe de agradar a gregos e troianos.

Dirigido pela polonesa Malgorzata Szumowska, ‘Elles’ tinha uma proposta interessante de apresentar a visão de uma jornalista em relação à matéria polêmica que foi lhe dada como missão. A questão que a maneira como fora contada essa história é absolutamente sonolenta e não consegue prender a atenção de quase ninguém. Se não fosse a presença (sempre especial) da atriz francesa Juliette Binoche o espectador tinha quase todos os motivos do mundo para ir embora do cinema.

Na trama, somos guiados pelos olhos de Anne, uma experiente jornalista que começa a investigar uma rede de prostituição. A personagem começa sua missão com entrevistas difíceis e aos poucos começam a aparecer uma série de questionamentos, os quais levam Annie a raciocinar em paralelo com sua própria vida.

Um dos grandes fatores negativos dessa fita é, sem dúvidas, o roteiro. Apresenta muitas falhas, não prende a atenção do público e acaba caindo no ‘mais do mesmo’ deixando escapar uma grande oportunidade de contar uma história diferente, à sua maneira. Malgorzata Szumowska e Tine Byrckel (os roteiristas) não conseguiram transformar uma boa história em um bom filme.

O cinéfilo fica com os olhos atentos na telona quando percebe, ou se esforça para entender a personagem principal. A excelente artista francesa Juliette Binoche tenta de todas as maneiras levar o filme nas costas, em determinados momentos, tentando criar uma espécie de diálogo com os espectadores. Pena que a fraca história atrapalha quase todos os acertos da veterana artista.

Decepção?Sim, exatamente esse é o sentimento quando acaba a fita. A apatia da trama, misturada com diálogos mal colocados deixa essa produção longe de agradar a gregos e troianos.