26/07/2011

Riscado - Cinema com @vassilizai

Qual o tamanho do amor que você tem por sua profissão? No filme RISCADO, essa pergunta é declamada e respondida de maneira viva e emocionante. A trajetória de Bianca (interpretada intensa e expressivamente pela excelente Karine Teles) pelos palcos da vida, sem perder a esperança, e sempre mostrando toda sua paixão pelo ato de atuar, é a base da trama de Gustavo Pizzi.

O vermelho predomina durante todo o longa. O uso desse tom cai muito bem na fita e nos leva a uma viagem de amor, esforço e decepção, refletindo principalmente a paixão e o simples ato de sonhar.

Quando a história vai ao encontro do “sonho” (e sua realização ou não), me senti conversando com minha mulher Renata sobre os textos de Jung - fundador da escola analítica de psicologia. Tal tema, no longa, é tratado de maneira nua e crua.

Durante o filme vemos cenas que mostram um grande preconceito em relação à profissão cênica e as dificuldades que giram em torno do sustento financeiro através da mesma. Concomitantemente, acompanhamos certa esperança brotar de tais problemáticas.

A protagonista (e também uma das mãos que assina o roteiro) Karine Teles, tem uma atuação que espanta, nos arrastando inevitavelmente pra dentro de cena viva da trama. Comove, sonha e sente dor junto com o espectador. Percorre todas as personagens (Marlyn Monroe, Betty Page, Carmem Miranda) em uma só. Foi emocionante conhecer melhor essa talentosa atriz.

Muito me orgulha vir aqui e falar bem do nosso cinema. Queria que todas as vezes fossem assim.

Não risque esse filme da sua lista de “filmes que quero ver no cinema esse ano”.  Recomendo.