23/09/2023

, ,

Crítica do filme: 'Antes de Partir'


Faça o que ama enquanto puder. Buscando traçar muitas reflexões em uma conflituosa relação entre um pai e seu único filho, Antes de Partir nos leva para uma profunda jornada dramática na visão de um senhor na fase final de vida que, sem planejar, encontra o amor de diversas formas, um sentimento congelado ao longo do tempo que se acomodou nos pesares, nas tragédias, na distância. O simbolismo e a importância de uma das mais fortes relação humanas são os elementos contundentes para entendermos esse longa-metragem, dirigido pela dupla Oded Binnun e Mihal Brezis, com roteiro baseado no livro The Etruscan Smile do escritor espanhol José Luis Sampedro.

Na trama, conhecemos Rory MacNeil (Brian Cox) um emburrado senhor que vive seus dias isolado na distante Vallasay, uma ilha na Escócia. Quando precisa de um atendimento médico que não tem por aquelas terras, arruma um pretexto para se consultar de emergência e vai para São Francisco nos Estados Unidos visitar o filho Ian (JJ Feild), um especialista em gastronomia molecular, que não vê faz uma década e meia. Ao longo do tempo que passam juntos, entre encontros e desencontros, uma aproximação acontece, principalmente por Rory enfim conhecer pessoalmente seu neto que o faz encontrar novos rumos para sua fase final da vida.


Filhos como reflexões de seus pais. A jornada por aqui, centralizada no protagonista, acaba abrindo margens para entendermos a visão de terceiros sobre a figura rabugenta, que volta e meia esbraveja em gaélico (língua essa que chegou pela Escócia no século V). Chega a ser um conflito sobre a imaturidade contra o que o destino traz de renovador no momento. Um senhor de idade que sabe estar no últimos dias e as formas que a vida lhe entrega situações, até mesmo uma grande paixão. As surpresas pelo caminho são elementos que reforçam os conflitos que vive o personagem.


A narrativa contorna o complexo universo do abstrato. O amor, o perdão ganham novas formas de serem demonstrados através de uma pulga atrás da orelha que é o arrependimento. O que você faria se tivesse poucos dias de vida? Essa pergunta segue com Rory sem deixar de traçar paralelos com histórias e mais histórias do lado de cá da telona.  Antes de Partir pode ser definido como uma inesperada jornada de autoconhecimento onde o inesperado se une aos dilemas de toda uma vida.