A trivialidade e a emoção tomou conta do ambiente onde vi “That’s Who I am”. Um longa com o simples intuito de ensinar nos fala bem mais que isso, é uma lição sobre caráter, harmonia e amizade. Não estarei falando um absurdo se compará-lo à filmes como: “A Sociedade dos Poetas Mortos”, “Clube do Imperador”, “Escritores da Liberdade” e tantos outros, inclinados a mostrar a relação educação-aluno. Sou a favor do uso de filmes voltados para a educação dentro de salas de aula e esse já entrou pra essa listinha.
Ed Harris tem uma atuação maravilhosa e não perde o tom em nenhum momento com seu personagem, um amável e dedicado professor que recebe uma acusação indelicada de um aluno. Ed, em uma cena em particular, gera tanta emoção que confesso: lágrimas saltaram do meu rosto como se fossem pipocas estourando em um microondas a grande potência.
O longa também fala sobre preconceito, bulling e outros temas.
Adorei saber que o filme foi baseado em fatos reais e confesso: pintou uma grande vontade de conhecer mais a vida desse grande educador em que o longa gira em torno. Espero tenha algum livro sobre ele, vou procurar. Bons exemplos, temos que trazer para uma de nossas forças que é o ato de exercer a luz em nossa sociedade.
Vocês vão gostar! Recomendo muito! J