15/09/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #94 - Bella Rocha


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

Nosso entrevistada de hoje é cinéfila e brasiliense. Bella Rocha é formada em Rádio e TV desde 2008 e tem pós-graduação em Marketing. É atriz/dubladora, locutora publicitária e audiodescritora. Ama o universo do cinema e agora não vive sem os streamings, sua página no Instagram @bellarochadubs é voltada a assuntos sobre dublagem, mas principalmente críticas de filmes, séries e documentários, pois todos os dias assiste a pelo menos um filme ou um episódio de uma série (cumprindo uma de suas metas de 2020). Escreve também para o Portal Refil (www.portalrefil.com.br) que foi criado por amigos ainda mais cinéfilos que ela.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Gosto de ir ao Cinemark, tem muitas salas, muitas opções de filmes e horários variados, som e imagem bons, poltronas boas, pipoca excelente, porém muito cara =(

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Titanic. Eu fiquei chocada com 3 horas de filme e acho que nunca tinha me sentido tão envolvida em um filme como foi com esse, eu tinha uns 13 anos e me tornei cinéfila a partir desse filme.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Eu adoro Tim Burton, adoro todos que ele faz, mas acho que Edward Mãos de Tesoura é um que vi há tanto tempo, mas tenho ele fresco na mente... acho que pode ser meu favorito.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Carandiru - eu também vi a muito tempo e ele me marcou muito, tinha lido o livro do Drauzio Varella e quando fui ver o filme materializou tudo do jeito que eu estava pensando, gosto de ver histórias reais no cinema, então acho que este é meu brasileiro favorito.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É gostar de cinema, é se divertir com isso, é falar sobre, é ter a arte como combustível de vida, é ter como hobby ver filmes... pra mim é isso.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acredito que a maior parte seja bem voltado ao comercial, ao blockbuster, ao mercado audiovisual mesmo... é difícil encontrar salas com filmes mais autorais, mais cult, que não sejam hollywoodianos, são poucos, cinemas pequenos e independentes, que infelizmente com a pandemia devem ter até fechado =(

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Eu espero que não... na pandemia muitas sofreram com a "interdição", tiveram que demitir funcionários, sem perspectiva de volta, porém eu acredito que quando isso passar, as salas voltarão com toda a pompa que o cinema sempre teve... eu estou louca pra voltar a um cinema, era minha "baladinha" favorita de fim de semana.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Viver Duas Vezes é um filme espanhol, muito bem feito, extremamente sensível e que aborda a chegada da doença de Alzheimer num jovem senhor ativo e essa descoberta de uma "nova vida" envolve todo o seu passado e sua família.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Acredito que seja um pouco perigoso colocar centenas de pessoas confinadas numa sala fechada, por mais que cuidados sejam tomados, algumas pessoas ainda são irresponsáveis, irão tirar a máscara, irão sentar próximos, irão ao cinema mesmo com sintomas de gripe... mesmo quando não havia a COVID 19 eu ficava desconfortável quando alguém espirrava ao meu lado no cinema, agora então, acho que não ficaria apenas desconfortável mas sim preocupada.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Cada vez mais os diretores brasileiros estão melhorando as produções tanto em conteúdo, quanto em técnica. Sou formada em Rádio e TV e quando saí da faculdade ainda usávamos material analógico, de repente a tecnologia se desenvolveu tanto no início dos anos 2000 que hoje é bem mais fácil de adquirir repertório de outros países, de outras culturas, além da tecnologia mais acessível, então acompanhamos o mercado e melhoramos em muitos aspectos.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Gosto muito do Fábio Porchat, do Porta dos Fundos, então consumo bastante as produções deles, seja filme, série, sejam os vídeos na internet, acredito que o humor brasileiro é o melhor do mundo.

 

12) Defina cinema com uma frase:

 "A cada cena uma nova experiência de vida!"

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

 

Quando fui assistir Titanic com minhas amigas, tínhamos 13 anos e fomos com toda a escola, então foi um dia inesquecível, lotamos o cinema da cidade que foi fechado para receber os alunos. Lembro que choramos tanto que até chegamos a dividir um lenço (nojento né, mas isso é amizade + emoção + cinema).

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Um pouco da cultura brasileira.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não é pré requisito, mas como tudo nessa vida, quanto mais você experimenta, vive, pratica, melhor você fica, então acho que seria um diferencial que os diretores fossem realmente amantes da sétima arte para poderem fazer cinema com paixão e não apenas por dinheiro.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Artista do Desastre (2018) - James Franco atua e dirige - é um filme tosco que fala sobre a produção de outro filme mais tosco ainda (The Room, 2003, que foi literalmente um fracasso), eu acho os dois terríveis.

 

17) Qual seu documentário preferido?

The Mask you Live in - A Máscara em que Você Vive - fala sobre a masculinidade exigida dos homens pela sociedade, que não permite que um homem chore, demonstre fragilidade, insegurança, medo ou qualquer outro sentimento que seja considerado fraqueza, ou "coisa de mulher", é lindo, é sensível, é libertador e muito esclarecedor, todos deveriam ver para aprender com a experiência e as histórias documentadas.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Ah, com certeza, e meus amigos também, eu até me emociono quando fazem isso e eu me junto ao coro de palmas... eu sou muito emotiva!

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

O único que gostei foi Senhor das Armas.