20/10/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #139 - Arthur Vasconcelos


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado hoje é cinéfilo e Bacharel em Direito. Arthur Vasconcelos é criador da página Vou Pro Cinema no Instagram (@vouprocinema), onde posta notícias, críticas e indicações de filmes e séries.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Geralmente só assisto a filmes em João Pessoa, tenho a preferência pelo Centerplex, do Mag Shopping, por três fatores:

1- Um ótimo cinema; 2- Poucas pessoas frequentam (e agora na pandemia virou o principal fator); 3- Em dias de semana todos pagam meia-entrada.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

O primeiro filme que vi no cinema foi o Homem-Aranha (2002) de Sam Raimi. Vivi quase minha vida toda no interior (Goiana-PE), então não tinha o hábito de assistir filmes nas telonas, meu cinema era praticamente resumido a vhs e a dvd. Então, quando meus pais me levaram pela primeira vez foi uma coisa muito incrível... ver um homem fantasiado, com poderes e pulando pelos prédios era algo inimaginável. Meu amor pelo cinema começou ali.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Tenho muitos diretores favoritos: Steven Spielberg, Kleber Mendonça Filho, Martin Scorsese, Chris Columbus, Mel Gibson, James Gunn, Denis Villeneuve, Christopher Nolan, David Fincher, Jordan Peele, Spike Lee, James Cameron, Alfonso Cuarón, entre outros. Mas, atualmente, um diretor que me conquistou bastante nos últimos anos foi Zack Snyder, não apenas por amar seus filmes, mas por tudo que ele viveu na produção de Liga da Justiça. De fato, Zack Snyder é o meu diretor favorito hoje. 

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Se você me perguntasse há 1 ano atrás eu responderia Tropa de Elite 2, mas nesse tempo estreou Bacurau... e, sem dúvida nenhuma, foi uma das melhores experiências que tive no cinema. Um filme mais do que necessário pelos dias que estamos vivendo, abordando assuntos como xenofobia, a política temerária do Brasil, uso de armas, pobreza... É um daqueles longas obrigatórios que todos deveriam assistir um dia.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser cinéfilo, pra mim, é acima de tudo gostar de arte como um todo. Seja um longa-metragem, uma trilha sonora, um livro, uma pintura... ser cinéfilo é assim, apreciar a arte, a vida e, acima de tudo, discuti-la e defendê-la sempre.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acredito que sim, é fundamental conhecer e entender o momento que vive o cinema. Por exemplo, hoje, quem domina as sessões são os filmes de heróis.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acabar não vai, mas acredito que vai diminuir. Com a chegada dos streamings tudo mudou, e vai continuar mudando, ir ao cinema, no futuro pós pandemia, será um grande evento.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Entre Nós, filme brasileiro dos diretores Paulo e Pedro Morelli. Pra mim, um dos melhores do cinema nacional.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

É uma questão bem complicada. De um lado temos muitas empresas fechando e várias pessoas ficando desempregadas, do outro tem o risco a vida das pessoas. Na minha visão, não era pra voltar, mas quando voltar eu vou entender, não aceitar, mas entender que a volta tinha que acontecer. Eu, particularmente, só volto ao cinema quando estiver vacinado.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Amo e defendo muito o cinema nacional, acredito que chegou em um patamar alto. Nos últimos anos, por exemplo, tivemos excelentes produções: Bacurau, A Vida Invisível e Democracia Em Vertigem, com esse último sendo indicado ao Oscar. 

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Wagner Moura.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Uma arte política.


13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Curiosamente, não tenho nenhuma.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Não gosto, acho bem ruim.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não acho, claro que você tem que conhecer grandes diretores e filmes que marcaram época. Mas ser cinéfilo, em si, acredito que não.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Já vi muito filme ruim na vida, mas pra mim filme ruim, de verdade, é quando você tem uma expectativa bem alta e quebra a cara. Então, é o Liga da Justiça do diretor Joss Whedon, com Star Wars: Ascensão Skywalker correndo por fora.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Democracia Em Vertigem. Boys State é um que assisti recentemente e gosto bastante.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Inúmeras vezes. Aplaudiria sempre, mas é uma coisa que geralmente só acontece em pré-estreias e estreias. 

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

O Superman de Tim Burton. kkkk brincadeira. Gosto bastante de Asas da Liberdade e tenho carinho por Motoqueiro Fantasma.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Omelete e Cinema Com Rapadura.