22/10/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #142 - Leonardo Ferlin


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de São Paulo. Leonardo Ferlin tem 33 anos, administra o perfil Filmes & Filmes ( Instagram @filmesefilmes) e acha graça nos filmes do Adam Sandler.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Aqui em São Paulo, minha sala preferida é o Petra Belas Artes. É um dos poucos redutos que ainda se importam com a qualidade da programação, exibindo filmes que não estão no circuito comercial e com uma curadoria bem interessante. Além de ser um cinema de rua, fora de um shopping ou centro comercial.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Eu lembro de ter ido, junto do meu pai, assistir 2001: Uma Odisséia no Espaço (não na época do lançamento, óbvio). Eu ainda era muito criança para entender o significado de tudo aquilo, devia ter 8 ou 9 anos de idade. Mas me recordo de como eu fiquei fascinado com o filme. Eu realmente achava que aquilo tudo estava sendo feito no espaço, e me perguntava como era possível. Acho que é minha primeira lembrança de ficar maravilhado com o cinema.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Putz...que pergunta difícil, hahaha. Eu tenho uma lista de diretores favoritos, que se revezam nas primeiras posições com o tempo. Hoje posso dizer que são Stanley Kubrick e Ingmar Bergman, e hoje, meus favoritos deles são: Paths Of Glory, do Kubrick e Autumn Sonata, do Bergman. Mas semana que vem pode tudo mudar, hahahaha.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Central do Brasil, do Walter Salles, definitivamente. Basicamente por ser a melhor atuação, da melhor atriz brasileira da história, que é a Fernanda Montenegro. Dou uma menção honrosa aqui para O Pagador de Promessas, filme de 1962 de Anselmo Duarte, único filme nacional a levar a Palma de Ouro em Cannes.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

 

Particularmente, não sou o maior fã da palavra "cinéfilo", muito porque ficou desgastada com o tempo e hoje em dia virou sinônimo de alguém chato e blasé, hahaha. Mas entendo que seja alguém extremamente identificado com o mundo cinematográfico. Não de uma maneira técnica, ou algo do tipo, você não precisa entender absolutamente nada de técnicas de cinema para ser um cinéfilo, apenas se identificar emocionalmente com tudo aquilo.

Se você entra em um cinema, abre um sorriso e se sente em casa, pronto, você é um cinéfilo.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Muito pelo contrário. Acredito que as grandes redes de cinema são "tocadas" por gente formada em administração, economia e similares, que nem devem gostar tanto assim de filmes. Por isso os grandes estúdios mandam e desmandam nesse mercado, pois quem decide o que passa ou não está interessada unicamente em números, não em arte.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Duvido muito. Perguntam a mesma coisa dos jornais e da mídia física na música há décadas, e elas continuam aí, vivas e se reinventando. Acredito que o cinema vai mudar bastante ainda com o tempo, ainda mais agora na época da explosão dos streamings, mas acabar jamais.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Vou deixar um fácil de achar, pois tem na Netflix. O filme chama Shoplifters (ou Assunto de Família aqui no Brasil), filme japonês do diretor Hirokazu Kore-eda, que é um dos meus diretores favoritos, onde ele explora o tema "família" com uma maestria difícil de encontrar hoje em dia. Levou merecidamente a Palma de Ouro em Cannes em 2018. É um filmaço!

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Acho que não. É difícil fazer conta com o bolso dos outros né? Não sei como estão as contas dos cinemas menores, que não tem um grande investidor por trás, mas sei que é uma péssima ideia aglomerar pessoas dentro de uma sala completamente fechada durante uma pandemia. Eu, pelo menos, só voltarei a frequentar as salas de cinema após a vacina, por mais que eu sinta falta.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O cinema brasileiro, apesar de todas as dificuldades, sempre se virou bem, e hoje em dia não é muito diferente. Vivemos tempos terríveis para a cultura nacional, com a Cinemateca desmontada, a ANCINE na mão de gente da pior espécie e um ministro da cultura que não é nem digno de nota. Mesmo assim, temos ótimos diretores, ótimos atores e uma quantidade enorme de pessoas qualificadas nos bastidores. Com isso, temos filmes geniais lançados nos últimos anos, como Bacurau, A Vida Invisível, Inferninho, Azougue Nazaré, entre tantos outros, que fazem sucesso tanto aqui no Brasil quanto fora dele. Então, apesar de todos os esforços contra, o cinema brasileiro sobreviverá e continuará a nos dar ótimos filmes.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Tenho 3 artistas que acho que estão em outro patamar de atuação por aqui: Fernanda Montenegro, Sônia Braga e Selton Mello.

 

12) Defina cinema com uma frase:

"Cinema é um mundo onde você sempre quis estar, em uma tela gigante, por cerca de 2 horas".

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Eu já vi pedido de casamento em sala de cinema, já vi briga de gente dando spoiler, mas acho que o mais inusitado foi uma rede de TV que decidiu "invadir" a sala no meio do filme para gravar uma matéria. Imagine aquelas luzes todas na sua cara, durante uns bons minutos, e o filme rolando. Acabaram com o filme e ainda não deram um novo ingresso pra ninguém que estava lá....tenho raiva até hoje disso, hahahaha.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Como a Carla Perez não concorreu ao Oscar?

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Acredito que não. Eu acho que, para ser um grande diretor, ou um grande roteirista, você precisar dominar a arte das emoções. Você precisa ser um exímio contador de histórias e saber jogar com as emoções do público. Óbvio que existem técnicas para isso, e um diretor com uma bagagem maior de cinema tende a se dar melhor nesse quesito, mas não acho que seja algo imperativo.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Nossa...tem muitos, hahahaha. Dos mais conhecidos, com certeza foi a saga Crepúsculo, todos eles. Aquele 365 Dni que estreou faz pouco tempo na Netflix é terrível também.

 

17) Qual seu documentário preferido?

 

Eu gosto muito de música, então tenho preferência por documentários musicais, e tenho dois em especial que são meus favoritos: Buena Vista Social Club, do mestre Wim Wenders, filme que deu origem ao supergrupo cubano, e Searching for Sugar Man, que conta uma das histórias mais fantásticas da história da música, sobre um cantor americano que fez um sucesso absurdo na África do Sul, vendendo milhões, e nunca soube disso.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Nunca, tenho vergonha...hahahaha.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Con Air. Sou completamente viciado em Con Air, do nível de saber todas as falas....é sério! E acho o Nicolas Cage um ator extremamente subestimado em Hollywood. Ele tem filmes fantásticos!

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Nacional eu vejo muito o Cinema com Rapadura e o Omelete. Dos gringos eu vejo o Collider, o The Hollywood Reporter e o Deadline.