23/10/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #145 - Maykon Alves


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Lagamar (MG). Maykon Alves tem 22 anos, é mineiro, bem do interior do estado e formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. É apaixonado pela 7ª arte e tudo o que a rodeia. Adora filmes de suspense e drama e valoriza muito um roteiro bem escrito e surpreendente. Além disso, é cofundador e atual administrador do Refúgio do Cinéfilo (temos Site, Facebook, Instagram (@refugiodoscinefilos) e Twitter) onde, como um entusiasta da 7ª arte, compartilha de sua paixão pelo cinema.

 

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Bem, na minha cidade, que é muito pequena, não tem cinema. Mas, em uma cidade próxima – Patos de Minas - possui somente um cinema, o Cinemais, que normalmente prioriza filmes mais blockbusters. Então não tem muita escolha, a não ser ver filmes online.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

É difícil escolher ou me lembrar qual foi, afinal são tantos filmes. Posso escolher 02. O primeiro filme é O Gigante de Ferro, porque ele lembra a minha infância e foi um filme que me emocionou pela história e quando uma obra faz isso com você, é porque ela é definitivamente especial.

O outro filme seria O Poderoso Chefão. Ele é meu filme favorito e eu via e ouvia referências dele na série Eu a Patroa e as Crianças que eu adorava assistir a tarde/noite no SBT. Mas eu nunca tinha visto o filme. Quando assisti pela primeira vez foi algo diferente. Porque senti que tinha visto algo perfeito. E ele foi um filme que me fez pesquisar mais sobre o mesmo além do cinema de uma forma geral e contribuiu para que eu buscasse assistir filmes mais clássicos e antigos, que contam um pouco da história do cinema.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

São tantos diretores que admiro, mas vou escolher o Martin Scorsese, porque acho um diretor eclético (não é um diretor só de filmes de máfia, como já ouvi muita gente falar). E meu filme favorito dele é “Goodfellas”. Outro que citaria do diretor é “A Invenção de Hugo Cabret”, porque ele é a personificação do amor ao cinema, além de ser tecnicamente impecável.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Outra escolha difícil, mas vou de Central do Brasil afinal é um filme emocionante, de amor e despedidas de perdas e conquistas. Além disso, tem a maravilhosa Fernanda Montenegro em uma atuação memorável. Para mim, a cena da a carta de Dora é uma das mais lindas do cinema.

 

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É difícil definir o que é ser cinéfilo. Acho que é algo que varia de pessoa para pessoa, mas acredito que o principal seja ser apaixonado ou ter o mínimo de interesse pelo cinema e as produções audiovisuais.  Digo interesse porque se eu vejo um filme meramente por ver, sem prestar muita atenção (como normalmente acontece com pessoas que mechem no celular ou ficam conversando durante todo o filme) você não está dando a atenção necessária a esta forma de arte, não está se conectando com a obra. E se você não tem interesse, é porque aquilo não é importante para você. Então acho que a pessoa deve ser interessada pelo cinema para ser cinéfilo. Mas como eu disse, é uma visão minha e o conceito varia para cada pessoa.

 

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Posso citar o cinema que já frequentei e a resposta é ... sim e não. Vou explicar: A pessoa pode sim conhecer e entender de cinema, porém, como a maioria dos cinemas é feito para gerar lucro, sempre vão priorizar obras que tendem a ter uma aceitação maior do público. Porém, eu acredito, que isso poderia ser mudado se dessem uma chance a filmes menos conhecidos, mas com mesma qualidade dos filmes blockbusters, mas que por serem, em muitas vezes, filmes independentes, não conseguem entrar em cartaz em muitas redes de cinema e em alguns casos, não são distribuídos em sequer um cinema de um país.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acredito que não e espero que não. O sentimento de assistir um filme em um cinema é indescritível. A cada filme é uma sensação diferente. Porém, o que desanima muito, é o preço e isso favorece as plataformas de streaming. Acredito que ir ao cinema é uma experiência diferente de ver um filme por streaming e vice-versa. Assim, tem espaço para ambos, basta escolher o que mais se adéqua a você. Afinal, o mais importante é desfrutar da sétima arte.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram, mas é ótimo.

Outra escolha complicada, mas vou citar dois: Ladrões de Bicicletas (1948) e O Terceiro Homem (1949).  Dois filmes espetaculares. O 1º é um exemplo primoroso do Neorrealismo Italiano, mostrando como as pessoas sobrevivem após uma nação ser, de diferentes formas, destruída. O 2º é um clássico da espionagem. Além disso, tem o Orson Welles em um papel coadjuvante, mas que, quando entra em cena, tem uma atuação que é hipnotizante.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Acredito que não. Mesmo que alguma cidade esteja com números mais controlados, todo o cuidado é pouco. A pandemia já dura meses e o Brasil é um dos principais países do mundo em números de casos. Acho que é necessário ter cautela e esperar tudo normalizar primeiro.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Fantástico, mas em constante evolução. O Brasil sempre se mostrou uma grande país em produções cinematográficas, e vemos novos diretores e diretoras mostrando muito talento e levando nosso cinema a dar passos cada vez mais largos. Acredito que, com os incentivos certos e investimento na cultura, o cinema brasileiro vai crescer ainda mais e dar visibilidade para atores, atrizes, cineastas ... enfim, nosso cinema vai conquistar mais ainda o mundo.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Sônia Braga. Uma atriz espetacular e que se entrega por inteira em cada papel.

 

12) Defina cinema com uma frase:

A porta de entrada para construir e descobrir novos mundos.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Não tenho muitas, acho que são coisas que acontecem com todo mundo, tipo alguém do lado que fica gritando em filme de terror, ou alguém que fica usando o celular etc. Mas eu lembro que no filme Blade Runner 2049, a sala estava praticamente vazia e normalmente, as pessoas assim que as luzes acedem, já começam a levantar e sair. Mas nesse dia, assim que o filme terminou, ficou um silêncio e quem estava na sala demorou um pouco para levantar. Foi algo fora do habitual.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Nunca assisti hahaha

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não necessariamente. (posso até contradizer o que disse na pergunta sobre o que é ser cinéfilo) Acredito que para dirigir um filme necessita do compromisso em realizar algo importante, bem construído e que possui harmonia no contexto geral. Mas, ser cinéfilo, possa fazer dessa uma experiência e uma profissão mais prazerosa.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Vou citar A Serbian Film - Terror sem Limites que não é necessariamente o pior, mas foi um filme difícil de assistir, talvez o mais pesado que já vi e que quase desisti no meio.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Vou citar 02: What Happened, Miss Simone? afinal Nina Simone foi uma artista incrível e com uma história construída em meio ao preconceito e muita luta. O segundo seria Humano - Uma Viagem Pela Vida que é um dos melhores documentários que já vi. Tem histórias de partir o coração. A trilha sonora é ótima, e as imagens de paisagens e eventos que interligam os depoimentos, são exuberantes.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão? 

Que me lembre, não. Não porque achei que o filme não foi espetacular, mas é que não é do meu estilo fazê-lo. 

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Não sou muito fã dela, mas irei citar Adaptação (2002).

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Adoro Cinema, Filme B, Cinema em Cena e Canto dos Clássicos (também acompanho os canais do Dalenogare e Gustavo Cruz no Youtube).