09/01/2021

, ,

Crítica do filme: 'Let Them All Talk'


As palavras que buscam explicar alguns sentidos para a vida. Escrito por Deborah Eisenberg (em seu primeiro trabalho como roteirista) e dirigido por Steven Soderbergh, Let Them All Talk reúne ótimos artistas em um roteiro morno, filme que beira ao sonolento em muitos momentos, arcos demoram para evoluir dentro de um trajeto rumo ao complexo entendimento das desilusões da vida através de amizades distantes da época anterior da força tecnológica dominadora, o universo da escrita, autores, processos criativos. Não há muitas partes de interseção interessantes, parecem várias subtramas isoladas, uma mais desinteressante que a outra.


Na trama, conhecemos a renomada escritora Alice (Meryl Streep) que está deixando seus editores de cabelo em pé na expectativa de um futuro grande livro, talvez até mesmo uma continuação de um dos seus mais rentáveis livros. Quando uma oportunidade de recebimento de prêmio em outro país aparece, Alice, que por um motivo misterioso não quer ir de avião, resolve chamar seu sobrinho Tyler (Lucas Hedges) e duas amigas dos tempos de estudo Susan (Dianne Wiest) e Roberta (Candice Bergen) para irem com ela atravessar o oceano em um navio luxuoso. Sua agente Karen (Gemma Chan) resolve embarcar escondida também o que trará muitas histórias para essa viagem.


O filme se torna repetitivo em muitos momentos, sempre com mesmas cenas só mudando o objeto de encaixe, seja nos cafés da manhã entre tia e sobrinho, nos jogos de tabuleiro entre Susan e Roberta, no climão de um improvável amor entre Karen e Tyler. Um clima de tensão é colocado no ar mas não muito bem definido talvez explicado somente pelo desfecho um tanto quanto surpreendente. Há surpresas pelo caminho, sim, há, bem pé no chão o caminho até elas não chegam a dar entendimento total as quase duas horas de projeção.


Os arcos sobre o reencontro de amigas distantes, da época em que estudavam juntas, é distante, igual a amizade que afundou anos atrás entre essas três mulheres que já não possui muitas coisas em comum. Let Them All Talk, apenas razoável, poderia ter sido um grande filme. Mesmo assim, tendo a oportunidade, não deixe de assistir para tirar suas próprias conclusões.