01/01/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #232 - Alexandre Costa


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Almograve/Vila Nova de Milfontes (Portugal). Alexandre Costa é um jovem realizador e argumentista de cinema de 23 anos, que respira cinema desde sempre e que deseja fazer a diferença em Portugal. Trabalhou nos últimos 5 anos como realizador, argumentista e assistente de realização em várias curtas-metragens e num longa-metragem. Colaborou com diversos atores de renome, como Mariana Monteiro, Cucha Carvalheiro, Eduardo Frazão, Mário Spencer e Sara Mendes Vicente, entre outros. Tem vários projetos pela frente. É gestor das redes sociais e crítico residente desde 2017 do site Cambada de Críticos.

 

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Eu não moro numa cidade, na minha região o cinema vive maioritariamente no Verão. Abre entre 3 a 4 meses durante o ano. Mas é uma sala de cinema recheada de História, um cantinho espetacular, o 1º cinema ambulante de Portugal. Podem encontrar a sala de cinema em Vila Nova de Milfontes, chama-se Algarcine Cinema Girasol. Todas as semanas passam 1 filme, pode ser blockbuster como cinema independente. O resto do ano faço muitos km’s e desloco-me para o Algarve, os cinemas NOS do MAR Shopping são uma excelente opção.

 

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Eu consumo cinema desde muito jovem. A minha paixão veio essencialmente da minha mãe, que me pôs a ver grandes clássicos de muitos géneros diferentes, desde que me lembre. Logo, não consigo escolher apenas 1 filme. No entanto, destaco Back to the Future, Terminator 2 e as minhas experiências com Spider-Man de Sam Raimi e Harry Potter and the Chamber of Secret no cinema.

 

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Pergunta complicada. Diria Steven Spielberg e o seu 1º Indiana Jones - Raiders of the Lost Ark. Atualmente adoro o trabalho de Denis Villeneuve e o seu Blade Runner 2049 é uma obra-prima.

 

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Não devo ser o único a dizer isto, mas o cinema português é uma grande falha minha. Nunca fui habituado, e para não estar a mentir, nunca me senti fascinado por procurar e consumir mais. Contudo, saliento A Herdade, de Tiago Guedes. Um filme muito bom, contemplativo e com grandes atuações.

 

                                                                       

5) O que é ser cinéfilo para você?

Adoro esta pergunta. Penso que não haja uma definição universal, mas na minha opinião é pensar e amar cinema. É consumir muitos filmes e pesquisar sobre eles, através de behind the scenes ou entrevistas. Saber o porquê do filme ter sido feito daquela maneira naquele contexto histórico. Perceber como foi possível chegarmos aos filmes contemporâneos através de todos os clássicos passados. É ser aquela pessoa chata que não para de recomendar filmes aos amigos. A partir do momento onde entro totalmente numa obra, que me faz emocionar, rir e que me faz libertar durante 2h do meu quotidiano, faz de mim um cinéfilo.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Lá, no fundo da minha consciência, quero acreditar que sim. Mas penso que não. Entre negócios e amor pela 7ª Arte há todo um mundo que os separa.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

O cinema é algo que evolui. Tal como a nossa geração. Passamos do preto e branco e de filmes sem falas para cores e diálogos. Passamos do 2D para o 3D. Em mais de 100 anos, apesar de todas as dificuldades, o cinema nunca demonstrou que iria acabar. Embora os preços e as concorrências das plataformas de streaming sejam cada vez mais evidentes, a magia de assistir a um filme numa sala de cinema é inigualável. É muito dinheiro em jogo e muitas receitas das bilheteiras. No pior dos casos, diria que o cinema independente poderá ter apenas as suas chances nas plataformas e os blockbusters vão continuar a dominar as telas gigantes (o que é pena).

 

 

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

After Hours do genial Martin Scorsese. Um filme louco e muito pouco falado.

 

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Sim, sem dúvida. Não nos podemos esquecer que não são só os cinemas dos shoppings que existem. Todos os pequenos cinemas sofrem com as consequências da pandemia. Desde que as normas sejam cumpridas e haja segurança. Porque não?

 

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O cinema brasileiro é underrated, no sentido que não é o centro das conversas. Mas é aquele cinema que propõe coisas novas e pequenas pérolas inesperadas. Bacurau é um excelente exemplo.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Não sigo nenhum artista brasileiro em específico. Simpatizo com o Wagner Moura e o Rodrigo Santoro transpira carisma.

 

12) Defina cinema com uma frase:

“Uma imagem vale mais que mil palavras.”

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

No meu serão de Logan, durante as publicidades antes do filme, entrou um homem apavorado na sala de cinema e sentou-se mesmo no meio. Passado alguns minutos (já o filme tinha começado) apareceram 2 agentes da polícia que foram ter com ele, algemaram-no e levaram-no fora da sala. Esse momento vai ficar comigo para sempre, porque fiquei com muitas perguntas sem respostas.

 

 14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Pelo que sei, tenho mesmo de ver esse filme.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não é regra fundamental. Mas qualquer realizador que seja cinéfilo ou tenha conhecimento daquilo que está a criar terá um muito melhor resultado.

 

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

The Happening de M. Night Shyalaman é forte candidato. Também detesto o clássico Gone with the Wind.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Jodorowsky’s Dune, de Frank Pavich é fantástico ou I Am Not Your Negro, de Raoul Peck.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

No momento de euforia em que a sala começa toda a bater palmas, é impossível não vibrar e fazer o mesmo. Já bati em Toy Story 3, Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2 e no recente Avengers: Endgame. Não me posso esconder. Faz parte da vida.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Adaptation. Escrito pelo meu argumentista favorito Charlie Kaufman.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Enquanto gestor das redes sociais do Cambada de Críticos, só vos posso aconselhar o nosso site. Críticas de filmes todos os dias. Letterboxd também tem sido o meu melhor amigo.