27/01/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #259 - Guilherme Teixeira


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Póvoa de Varzim (Portugal). Guilherme Teixeira tem 19 anos. É estudante de direito na Universidade Católica Portuguesa (UCP). Sempre usou o IMBD para falar sobre filmes, mas agora usa maioritariamente o Instagram para discutir e mandar alguns bitaites sobre a 7º arte.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Não tenho nenhuma preferência em especial em relação a salas de cinema. Desde que não tenham ecrãs de lado tudo bem, porque além de ser um ponto de distração, a grande maioria dos filmes não foi feito para esse efeito.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Sempre tive um apreço pelas salas de cinema, mas um filme que realmente me marcou foi  A Chegada’ do Denis Villeneuve. Toda a atmosfera só pode ser vivida mesmo numa sala de cinema.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Martin Scorsese é claramente o meu favorito, a forma como ele trata a condição humana e como consegue explorar as tentações mais primitivas inerentes à nossa condição é genial. Apesar de Scorsese ter o lugar reservado, tenho que fazer uma menção a Denis Villeneuve, acho que existem poucos com a habilidade de tratar de questões quase filosóficas em conformidade com narrativas que te prendem do início ao fim.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O meu filme brasileiro preferido, e que claramente está no meu top10, é Cidade de Deus. Já em relação a filmes portugueses, não consigo dizer que tenho um claro favorito, mas para todos os efeitos Mosquito é um filme realmente muito bom.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Para mim cinéfilo é uma pessoa que adora tudo o que engloba esta magia a que decidimos chamar de 7º arte.

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece  possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Nunca tinha parado para pensar nisso. Talvez, mas também não vejo muita relevância em relação a esse aspeto. Os cinemas têm que oferecer o que há e o resto o público decide.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Eu espero que não, e acredito que isso não vá acontecer. Ver um filme no cinema é totalmente diferente de ver um filme numa plataforma de streaming. No cinema as pessoas, por norma, estão totalmente investidas no filme, enquanto que em casa há sempre a tentação de puxar o filme para trás, pegar no telemóvel, meter em pausa etc.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

A Ghost Story. É um filme lento, sim, mas é daqueles filmes que diz mais com o silêncio do que propriamente com os diálogos.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Eu sei que a situação no Brasil está complicada, confesso que em Portugal também não está famosa, mas falando pela experiência que tive cá, não acho que seja nos cinemas que acontece os contágios, pois as salas raramente estão cheias, existe distanciamento e um todo de conjunto de regras. Desde que sejam cumpridas as normas de segurança para mim tudo bem, caso contrário não adianta abrir.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?  

Sempre tive uma grande admiração pelo cinema brasileiro, desde a Cidade de Deus até à Tropa de Elite. Esta admiração veio a reconfirmar-se com o recente Bacurau.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Apesar de não ser um seguido assíduo, tenho que confessar que um filme que tenha o Wagner Moura é sempre um incentivo para ver.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema é o que tu estás disposto a sentir e a ver.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Lembro-me de quando era pequeno fui ver um desenho animado, cujo o nome não me lembro, e perante uma sala cheia de crianças o primeiro trailer que passou foi de um dos filmes dos Jogos Mortais.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Não sabia o que era, e preferia não ter pesquisado.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Para ser sincero não faz muito sentido ser um cineasta e gostar de cinema, é um contrassenso enorme.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?  

Definitivamente 365 dias, um filme problemático a todos os níveis.

 

17) Qual seu documentário preferido?

For Sama.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Sim, da mesma forma que batemos palmas quando vamos a um concerto, acho que é uma forma legítima de reconhecer o mérito de todos que participaram na longa, estando ou não os participantes na sessão.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Mandy.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Uso principalmente as plataformas de streaming como a HBO e a Netflix.