07/04/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #359 - Alice Ripper


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, do Rio de Janeiro. Alice Ripper tem 27 anos, é estudante de Cinema e Audiovisual na UFF, e já se formou em história pela UERJ também. Gosta muito de filmes de horror, animação japonesa - tanto no cinema como os animes seriados mesmo, ama Hunter x Hunter e sofre com o hiatus eterno dele -, também é apaixonada por Cinema Argentino contemporâneo e está estudando o Nuevo Cine para sua monografia. Seu sonho é ser roteirista e diretora, escreve algumas coisas aqui e ali, e espera poder compartilhar suas histórias através do cinema.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Eu costumava frequentar muito o Cine Odeon e o Estação de Botafogo, porque tinham um catálogo mais diverso, que fugiam um pouco a só filmes blockbuster (gosto deles também, mas tem dias que dá vontade de ver outras coisas). Em Niterói, gostava do Cine Arte, que é vinculado ao Cinema UFF e oferece filmes maravilhosos em cartaz a um custo mais baixo no ingresso, mas frequentava um pouco menos por não ser moradora de Niterói.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Não me lembro exatamente o primeiro filme que pensei isso, acho que tive essa sensação com muitos filmes, tenho até dificuldade de escolher um filme favorito, mas lembro que quando assisti O segredo dos seus olhos me senti bastante impactada por tudo nele, pela narrativa, pelo elenco, pela reviravolta, pelo plano sequência… Com certeza é um dos meus favoritos e foi o filme que me levou a buscar mais filmes do Cinema Argentino para conhecer.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Não acho que eu tenha um diretor favorito, acho que tenho alguns gêneros que assisto com mais frequência e alguns diretores que tenho como referência profissional: Linklater, Gabriela Amaral Almeida, Dennison Ramalho, Juan José Campanella, Satoshi Kon… Desses diretores gosto muito de Animal Cordial, Morto Não fala, O clube da Lua, Perfect Blue...Tenho assistido muitos filmes de horror ultimamente e acho que o último que vi que me deixou maravilhada foi o primeiro filme da franquia do Alien, o Oitavo passageiro, que não é de nenhum desses diretores que citei hahaha.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Sempre gostei muito do O Auto da Compadecida, mas também colocaria Animal Cordial, Ninjas (curta-metragem) e Bacurau, acho que esses foram os filmes nacionais que vi mais de uma vez e toda vez que assisto descubro outras razões para gostar deles, seja pela construção das narrativas, seja pelas atuações maravilhosas dos elencos, ou pelas escolhas de direção...

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Acredito que existe um ar um pouco pejorativo quando se escuta alguém falando sobre ser cinéfilo, e entendo que isso vem de um lugar de sentir-se superior a outras pessoas por ter um vasto conhecimento sobre cinema, mas gosto de pensar que ser cinéfilo pode ser alguém que tenha cinema como uma paixão, um hobbie, algo que goste muito e por isso esteja sempre buscando conhecer novos filmes, novos diretores, experimentar assistir gêneros e formatos de filmes que não tenha visto antes… Acho que dá pra ser cinéfilo sem ter um ar de arrogância e superioridade também.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acredito que sim, existe uma curadoria para essa seleção de filmes em cartaz, mas também existe uma demanda por lucros que pode ser cruel com cineastas independentes e aqui no Brasil isso muitas vezes se volta contra filmes nacionais inclusive, é uma questão complexa que levanta uma discussão longa.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Prefiro acreditar que não, acho que o streaming facilita o acesso aos filmes e acaba sendo preferência pra muita gente, mas acho que a experiência de uma sala de cinema é sempre algo mágico e de uma imersão mais profunda, pelo menos espero que não acabem.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Indico o curta-metragem Ninjas do Dennison Ramalho, acho legal indicar curtas-metragens porque são um formato que não é tão consumido pelo público mais amplo, não passa nos cinemas atualmente e acaba sendo visto mais em festivais e por pessoas que trabalham com cinema e audiovisual. Esse é um curta de horror e foi o primeiro filme de horror que me fez gostar do gênero e passar a estudar sobre e conhecer outros subgêneros dentro dele. Me ajudou a vencer meu medo com cinema de horror (ainda tá num processo, na verdade, haha). Procurem conhecer plataformas de streaming que divulgam curtas, como a Cardume e a Darkflix (essa é voltada pra cinema de horror num geral).

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Algumas já reabriram, se não me engano, mas eu não me sinto muito segura para ir neste momento, acho perigoso, um sala fechada com ar condicionado, me parece um ambiente muito propício para transmissão do vírus. Ainda assim, entendo a dificuldade de quem trabalha com isso e não tem como sustentar seu negócio sem. Acho que o que deveria acontecer é um plano de governo que possa auxiliar financeiramente essas pessoas que precisam de um sustento e tem seu trabalho prejudicado por conta da pandemia, para que elas possam manter as salas de cinema, no caso, fechadas e ainda assim poderem pagar suas contas.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Penso que temos muitos cineastas incríveis com mensagens importantes em seus filmes, que trabalham muito para conseguir colocar suas produções no mundo e acho que deveríamos conhecer mais e melhor sobre nosso cinema, é muito comum ouvir que cinema brasileiro é ruim e acho isso um grande equívoco. Temos filmes para todos os gostos, de todos os gêneros esperando serem vistos e apreciados.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Gabriela Amaral Almeida.

 

12) Defina cinema com uma frase:

O cinema consegue emocionar e tocar as pessoas de muitas maneiras diferentes, proporciona identificar-se com uma história de alguém que nunca vimos antes.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Acho que a mais curiosa pra mim foi quando fui assistir Anabelle com uns amigos, na época nós fomos a tarde porque uma aula nossa tinha sido cancelada e só conseguimos pegar sessão dublada, tinha um bebê chorando na sala que confundia com o bebê do filme, eu morria de medo então ficava fazendo piada do filme baixinho pro amigo do meu lado e ele irritado comigo porque não estava mais sentindo medo do filme por conta disso e a gente rindo o tempo todo. Bom, eu estava rindo de nervoso mesmo, a piada era mero mecanismo de defesa.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras…

Eu acho que vi esse filme quando era pequena e não lembro de muita coisa dele, tenho que rever para poder definir assim haha.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não necessariamente, acho que ajuda você conhecer sobre cinema e ter referências de outros filmes e direções, principalmente no gênero que você pretende trabalhar, mas sendo estudante de cinema eu não vi tantos filmes clássicos ainda e acho que isso não é um problema sério também.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Difícil… Lembro de ter me frustrado muito vendo Green book e o primeiro filme do Esquadrão Suicida.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Cabra marcado para morrer.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Já, mas não é uma coisa que faço sempre, bati palmas ao final da sessão de Bacurau no Cine Arte, mas também porque o diretor estava lá e ia falar sobre o filme ao final dela.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Adaptação e Um homem de família.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Leio bastante blogs voltados para estudo de roteiro como o Tertúlia Narrativa e writer’s room51, porque estudo roteiro e pretendo trabalhar nessa área, mas acompanho algumas páginas no instagram sobre cinema também, pra quem gosta de cinema latinoamericano, como eu, indico a página Nem Tão Cult Assim, que fala sobre diversas produções latinoamericanas, principalmente do cinema argentino.