20/04/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #383 - Yasmin Gomes


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Juazeiro do Norte (Ceará). Yasmin Gomes tem 27 anos, é atriz e realizadora cearense. Autodidata no audiovisual, produziu seu primeiro curta-metragem "Não te amo mais", onde mostra sua relação com a cidade a partir de depoimentos de imigrantes nordestinos. Suas produções independentes já foram exibidas em mais de dez festivais, entre eles o Festival Mix Brasil(SP), Cine Ceará(CE) , 3 Margens Festival Latino Americano del Cine (Argentina/Uruguai/Brasil) e Ce L'ho Corto Festival (Itália) Vencedora do prêmio de melhor curta-metragem do Festival Ibero Americano de Cinema Cine Ceará 2020.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Em Juazeiro do Norte não há outra opção de cinema, além da do shopping, que tem uma programação bastante comercial. O que percebo quando estou aqui é que a maioria da programação é pautada em filmes da indústria americana, ou comédias da Globo filmes... Isso é uma pena, porque não estimula a formação de um público que dê valor às produções mais independentes e nacionais. Em São Paulo tenho algumas salas preferidas. Mas tenho um carinho especial pelo Belas Artes. Antes da pandemia, costumava estar lá às segundas-feiras, dia de promoção! A programação sempre contava com filmes independentes, muitos brasileiros. Foi lá que assisti Bacurau e tantos outros filmes que guardo com carinho na memória.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

O primeiro filme que assisti no cinema foi Harry Potter e a pedra filosofal. Já não me lembro tão bem dos detalhes do filme, mas justamente por ter sido o primeiro, sempre ficou marcada em mim a sensação de um lugar que tinha um tempo diferente da vida normal. Era como se eu estivesse em outra dimensão do mundo, sabe? Talvez o cinema tenha esse poder mesmo.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Tenho dificuldade em escolher só um. No Brasil, Kleber Mendonça Filho. Meu filme preferido dele, não me julguem, é Aquarius. Mas não posso deixar de fora o Karin, que é uma grande inspiração. “Viajo porque preciso, volto porque te amo” e “O céu de Suely” são filmes especiais. Das gringas, Greta Gerwig, sou apaixonada por Frances Ha.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Marcelo Gomes e Karin Ainouz. Porque é tão simples, mas tão potente e poético, sabe? A prova de que filme bom, não precisa necessariamente de uma grande produção. Foi um filme que me influenciou muito no meu curta- metragem, Não te amo mais. Sem contar que amo a trilha sonora!

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Se interessar e ter paixão em ver filmes, além de ser curioso por esse universo.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece, possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acredito que sim. Mas acho que o mecanismo do capitalismo faz os filmes de super-heróis dos Estados Unidos serem muito mais circulados, por exemplo; o que ao meu ver é uma pena.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não. Por mais que hoje, tenhamos vários streamings e uma tecnologia que nos permite ter uma excelente qualidade para ver um filme em casa, o cinema ainda é um lugar dos encontros. Ver um filme numa sala de cinema é uma experiência catártica e sinestésica que a televisão em casa não substitui.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Inferninho, de Pedro Diógenes.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Acho que estamos num momento bem crítico e que todos deveriam ficar em casa. Mas confesso que me dá uma raiva quando vejo bares entupidos de gente, sem protocolo nenhum, e cinemas (que respeitam protocolos) fechados.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Altíssima. Acho que o cinema brasileiro opera milagres com a pouca verba que tem, se comparada às indústrias estrangeiras que contam com orçamentos milionários. Pa77ra mim, não ficam atrás da grande indústria e sinceramente, me tocam muito mais.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Marcélia Cartaxo.

 

12) Defina cinema com uma frase:

“Cinema é a fraude mais bonita do mundo.” A frase não é minha, é do Godard. E eu concordo com ela.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Uma vez, trabalhando na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, tive a oportunidade de receber Fernanda Montenegro na sala de cinema do Itaú Cultural. Era a celebração dos 20 anos de Central do Brasil. O Walter Salles também estava lá. Foi um momento bonito.

 

14) Defina “Cinderela Baiana” em poucas palavras...

Kkkk precisei dar um google. Nunca assisti.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Acho que ter referências é importante para se fazer um filme, ter um aprimoramento no olhar e nas ideias. Mas não acho que para se dirigir um filme precisa ser cinéfilo. Não deve ser à toa que também existem tantos filmes ruins.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Ih, já vi tantos... o último foi aquele da Netflix: Eu me importo. Detestei. Kkk

 

17) Qual seu documentário preferido?

Edifício Master.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Sim! Em 2018 na reexibição de Central do Brasil junto com o elenco :)

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Não vi todos, mas o que me lembro mais é Cidade dos anjos.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Letterbox!