22/05/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #423 - Christian Farias


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Christian Farias tem 33 anos, é jornalista e Pós-Graduado em Cinema pela PUCRS, professor, empresário e produtor de conteúdo. Tem um canal no YouTube de cultura pop: BlogBuster, onde se fala sobre filmes, séries, quadrinhos, games e etc...

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Existem filmes bons em praticamente todas os cinemas de Porto Alegre, o que diferencia realmente é a distribuição de horários e salas. Eu sempre gostei muito de ir na Sala Redenção, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que possui amostras de diversos diretores e especiais de determinadas fases que não cheguei a pegar no cinema.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Cinema sempre foi um lugar diferente pra mim, pois eu me deslocava de minha cidade natal para Porto Alegre, para ver filme no cinema. Então era um evento. O primeiro que vi foi O Rei Leão, e fiquei encantado. Desde então eu comecei a vir frequentemente ao cinema, sempre que as condições da minha mãe permitiam.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Chaplin sempre foi meu diretor favorito, e meu filme favorito dele é O Imigrante.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Com certeza, Cidade de Deus. Um filme feito com pessoas da comunidade que não eram atores, utilizando técnicas incríveis de fotografia mesmo sem recursos estratosféricos, e com um roteiro sensacional. Sem dúvida, um dos melhores filmes que já vi, mundialmente falando.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É gostar do rito de assistir filmes. Seja este bom ou ruim, seja em qual plataforma for. Um cinéfilo é aquele que aprecia a experiência de, e não somente faz o balanço do que foi positivo após o ato. Ser cinéfilo é ver filmes, ter repertório, gostar de desfrutar obras sem preconceito algum.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não seria ético julgar o conhecimento de pessoas por conta das escolhas de programação de cinemas, sendo que estes precisam seguir uma tendência de mercado onde – muitas vezes – é inevitável um Transformers ficar com quatro salas, enquanto um filme brasileiro ocupa dois horários diários. Isso acontece cada vez mais e faz parte de uma tendência mundial e comercial, fugir disso é fechar os olhos para o que começou há trinta anos com os cinemas de shopping e etc...

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não. Assim como o Livro físico, assim como o Vinil ou mídias físicas. Sempre vão existir os saudosistas, os colecionadores e aqueles que buscam ter a lembrança palpável de uma obra de áudio, visual ou audiovisual.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Acredito que muitas pessoas tenham visto, mas outro tanto não, então é sempre válido indicar Cinema Paradiso de Giuseppe Tornatore. Um filme lindo que faz uma homenagem aos tempos de ouro do cinema, fazendo uma conexão da arte da história de uma cidade do interior da Itália. Para mim, o melhor filme que já vi.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não, de maneira alguma.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Muito boa. Temos o cinema que chega até o grande público, com comédias e filmes que agradam uma ampla faixa de espectadores, mas também temos obras incríveis como Que Horas Ela Volta?, Aquarius, Bacurau, AmarElo, A Vida Invisível, O Lobo Atrás da Porta...entre tantos. Os filmes independentes também possuem qualidade e basta o pessoal ir atrás de festivais como o FantasPoa (de cinema Fantástico), que muitos filmes nacionais bons aparecem todos os anos; curtas, médias e longas.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Não tenho um ator que eu não perca um filme, nem brasileiro, nem estrangeiro.

 

12) Defina cinema com uma frase:

O cinema é um recorte de nossos medos, nossas histórias e até mesmo da nossa vida.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Certa vez em Camaquã, minha cidade natal, quando eu era jovem, fui olhar O Senhor dos Anéis. O cinema havia recém-inaugurado, mas os equipamentos eram de décadas atrás. Resumo: após duas horas de filme o projetor esquentou tanto que quase prendeu fogo, chegou a dar queda de luz no cinema. Então a dona apareceu e avisou que teríamos cerca de trinta minutos pra esperar esfriar, para só assim continuar a sessão.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Só não é mais interessante do que Um Pistoleiro Chamado Papaco.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não, de forma alguma. Acredito até mesmo que possa existir uma certa vantagem em não se ter um estilo favorito, um diretor favorito ou algo do tipo; por vezes você não ter vícios faz com que seja autoral de forma orgânica.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Filmes ruins me deixam intrigados e realmente não me preocupam. Para mim o pior filme é aquele que deixa você indiferente ou então que possui um gosto duvidoso. Um exemplo para mim é 365 dias da Netflix, um filme sexista, machista, que promove o abuso, com uma qualidade horrível e de péssimas escolhas criativas.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Searching For Sugar Man, um belíssimo documentário sobre a vida de um músico desconhecido, seus fãs e a busca por quem realmente foi Sugar Man. Qualquer coisa além disso é spoiler, e este filme merece ser visto sem informações prévias.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Sim, como sou Nerd, então ver Vingadores Ultimato foi a realização de um sonho em tela e, além de chorar, todos na sala bateram palmas. Lembro-me de uma sessão com aplausos de A Pele que Habito de Almodóvar e também de Interestelar, de Nolan.  

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Adaptação, dirigido por Spike Jonze e escrito por Charlie Kaufman.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Não costumo ler sites brasileiros, mas acompanho muitos canais de youtube de críticos que gosto, como Meus 2 Centavos, Getro Guimarães, Pablo Villaça e Isabela Boscov.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

São tantos. Depende da fase, mas atualmente o que mais tenho visto filmes é o OldFlix, uma plataforma especializada em obras mais antigas. Sensacional!