04/07/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #463 - Ana Rita Meneses


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Teresina (Piauí). Ana Rita Meneses tem 22 anos. É estudante de Arquitetura, e estuda cinema e arte nas horas vagas. Atualmente escreve críticas para o site Ultraverso e mantém uma conta no instagram, @Trucagem.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Infelizmente na minha cidade só tem 2 cinemas, e antigamente um deles tinha uma programação diferente. Atualmente, os dois possuem uma programação idêntica, e acabo indo por conforto e praticidade a Cinépolis (no momento não estou indo ao cinema, sigo esperando essa pandemia passar).

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

O filme que mais me impactou de notar o cinema como algo diferente foi Vertigo, do Hitchcock, mas o filme que me fez enxergar como algo mágico e que me despertou um interesse maior foi Sunset Boulevard, do Billy Wilder.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Eu não consigo definir um diretor favorito, acho que tenho muito que ver ainda. Mas atualmente estou obcecada com Wong Kar Wai, meu favorito dele é Amores Expressos.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Meu filme nacional favorito é Eles Não Usam Black Tie. Foi um filme que me impactou bastante, me fez pensar e me emocionou. Choro só de lembrar da cena final da Fernanda Montenegro e o Carlos Alberto Riccelli.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Cinéfilo é quem gosta de cinema, gosta de ver filmes, que se sente realizado vendo filmes e está aberto a todos os gêneros, sem qualquer discriminação ou preconceitos com gêneros e estilos.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acredito que não. Cinema atualmente é visto por muitos com um produto de consumo, e isso afeta em como acessá-lo. Na minha cidade, tinha um cinema com uma programação que era mais diversificada, com festivais, justamente porque o diretor entendia e gostava de cinema. Hoje em dia já não é mais assim.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acredito que não. É a mesma suposição que muitos fazem sobre jornal impresso e rádio, mas acredito que seja errada. O cinema atrai gente. Mesmo com streamings, muitos preferem ir aos cinemas. Eu mesma. A experiência de ver filmes em casa está longe da experiência de ir ao cinema. Em casa, temos muitas distrações, sem falar que enxergo as salas de cinema como um templo a essa tarde (mesmo que a distribuição das produções não seja justa e os filmes atuem mais como produto de consumo).

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Indico Remontons les Champs-Elysées, do Sacha Guitry, que conta a história da Champs-Elysées e de Paris de um modo inusitado.  É um filme interessante e divertido, e pelo que vi, pouco conhecido.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

No momento já temos vacinas, mas infelizmente a vacinação ainda está lenta e o número de mortos ainda alto. É complicado porque cinema não é só “entretenimento”, é uma fonte de renda também, e muitos dependem dela. Contudo, acho que o ideal é aguardar a normalização da situação para evitar um aumento dos números.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O cinema brasileiro oscila muito, tivemos várias retomadas e crises no audiovisual. Estamos passando por uma crise, e é difícil não abalar o cinema. Com isso, há falta de investimentos, prejudicando o andamento das produções e até na sua qualidade. O cinema brasileiro é grandioso de forma geral, e isso se mantem, o problema são as produções que entram nos grandes circuitos, as que chegam as telas de cinema, que muitas vezes visam apenas lucro. Mas nosso cinema continua grande, basta ver os festivais e mostras. Um exemplo é o filme do Luiz Bolognesi, A Última Floresta, que venceu o Prêmio do Público da Mostra Panorama do Festival de Berlim.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Acredito que Fernanda Montenegro e Sonia Braga.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema é a arte de enxergar com outros olhos e a experiência de

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Acho que foi quando fui assistir A Bruxa, do Robert Eggers, e tinham duas senhoras na fileira da frente estavam gravando áudios sobre o filme, contando cada detalhe, e com muito humor. Não acho que tenha afetado a minha experiência, não fiquei incomodada, na verdade, achei engraçado e bem divertido.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Obra máxima do cinema brasileiro.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Cinema é arte, e para fazer arte, você precisa amá-la. Para você dirigir um filme, eu acho essencial você amar cinema, se o sentido dessa arte se perde. Acho que não é obrigatório ser cinéfilo, mas é importante conhecer sobre cinema. A arte é quase sempre um conjunto de referências, e é também uma linguagem. Para entender essa linguagem é necessário conhecimento, é preciso estudá-la, se não, a arte acaba se perdendo.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Tenho uma lista de filmes ruins, mas o que mais quis sair correndo e parar de ver foi Até Que a Sorte nos Separe 3. Infelizmente vi no cinema, e acabei ficando até o final.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Eu sempre amei estudar sobre arte, e um documentário que gosto bastante é Exit Through the Gift Shop, dirigido pelo artista Bansky.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Ainda não tive essa experiência, mas quase fiz isso com Era Uma Vez em Hollywood, do Tarantino. Acho que só não fiz porque está sozinha.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

O melhor que já vi foi Coração Selvagem, mas confesso que gosto de O Vidente.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Sou suspeita para falar, mas gosto muito do site para o qual eu escrevo, o Ultraverso. Também gosto das críticas do Marcelo Hessel do Omelete e gosto do Cineplot.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Sem dúvidas o Telecine. Para mim, é o streaming com o melhor catálogo que existe.