01/08/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #494 - Mauricio Rocha


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Coelho Neto (Maranhão). Mauricio Rocha tem 27 anos.  É funcionário público, acadêmico de Pedagogia. É bem eclético quando se trata de filmes, adora o mundo da sétima arte, passa horas falando sobre filmes e séries, se possível. Seu filme preferido é Antes do Amanhecer, de Richard Linklater. Seu gênero preferido é drama. Criou uma conta para publicar as falas mais marcantes dos filmes e series que assiste @seriesemovies_, por meio desta conta, compartilha seus gostos e influencia pessoas a assistirem filmes que, talvez elas não conheçam, pois acredita que o cinema é um lugar de muitas descobertas.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Não há cinema na minha cidade, o que é uma pena, mas na cidade vizinha tem o Multicine, a empresa sempre traz ótimas opções de filmes e oferece um bom serviço.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Difícil lembrar, eu assistia muitos filmes na infância, mas tem um que eu assistia sempre, pois reprisava muito no SBT, Fuga para a Montanha Enfeitiçada (Escape to Witch Mountain), a versão de 1995 que foi dirigido por Peter Rader.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Eu não tenho um cineasta favorito, mas tenho uma profunda admiração pelos trabalhos de Richard Linklater, talvez porque seus filmes são ricos em diálogos, em vez de ações e também porque meu filme preferido é fruto do trabalho dele que é Antes do Amanhecer - 1995 (Before Sunrise).

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Central do Brasil, de Walter Sales. Pela simplicidade que ele carrega e pela carga de emoções que ele transmite.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Eu não me considero um cinéfilo, mas a meu ver, o cinéfilo é aquele que assiste de tudo, sem preconceitos com gêneros, aquele que ousa e sai da zona de conforto ao assistir obras não americanas, filmes em preto e branco e até mesmo mudo. Ser cinéfilo não é apenas assistir muitos filmes ou clássicos, é estudar o diretor e conhecer pelo menos os conceitos básicos do

cinema. É explorar a sétima arte.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não, eu acredito que há uma estratégia capitalista por trás das escolhas dos filmes. O cinema não deixa de ser um negócio, a meu ver não deveria ser pensado só desta forma.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acredito que não. É um comércio bastante lucrativo para as empresas e o interesse da população ainda é grande.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

A pele que Habito de Pedro Almodóvar.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Mesmo com todas as recomendações da OMS, eu acho que não deveria, o vírus é sorrateiro e todo cuidado é pouco.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Excelente, o Brasil tem avançado muito em questões de qualidade em cinema, tanto é que a crítica tem dado respaldo às produções brasileiras.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Fernanda Montenegro.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema é uma porta para outra realidade que o meu eu físico não pode estar.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema.

Não lembro no momento de nada tão relevante, só de duas crianças sentadas ao meu lado que acredito eu, já tinham visto o filme e estavam fazendo comentários com spoilers.

 

14) Defina ‘Cinderela Baiana’ em poucas palavras...

Não conheço, logo não sou capaz de opinar, como diria a atriz Gloria Pires.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo? 

Não, um cineasta pode muito bem fazer filmes ótimos e não ter visto tantos filmes. Acredito que um cineasta deve estar mais preocupado com outras questões mais técnicas para desenvolver um bom trabalho.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida? 

Foram tantos, mas arrisco a dizer que o pior filme foi um recente, Boneco do Mal, tão ruim que eu me levantei e fui embora. (E eu estava em casa).

 

17) Qual seu documentário preferido? 

Não vejo muitos documentários, ainda não escolhi um preferido ainda.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão? 

Ainda não cheguei a tal ponto.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu? 

Adaptação.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

AdoroCinema, sempre busco informações lá e leio as críticas.