15/10/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #131 - Ueidson Batista



O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, da Bahia. Ueidson Batista tem 25 anos, mora em Salvador (BA). Formado em Fisioterapia, com especialização em UTI, há alguns meses, criou o perfil Páginas e Cenas no Instagram (@paginasecenas) para dar vazão à todas as suas ideias sobre filmes, séries e livros.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Prefiro o Cinemark (no shopping Bela Vista), porque geralmente tem mais opções de horários e de filmes e conta com salas de cinema mais confortáveis.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

O primeiro filme que vi no cinema foi As Crônicas de Narnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa e já senti de cara toda a magia e todas as possibilidades que a experiência cinematográfica é capaz proporcionar.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Não sei se tenho um diretor favorito, gosto muito do trabalho sempre bem planejado do Nolan, da excentricidade do Burton, da ferocidade do Tarantino e, ultimamente, vi alguns filmes da Greta Gerwig e amei.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Tenho alguns favoritos, gosto muito de Olga, de Cazuza, de Minha Mãe é uma Peça, Tropa de Elite, Central do Brasil, etc., mas o meu favorito mesmo, o que assisto dezenas de vezes e sempre me diverte e me arrebata é O Auto da Compadecida.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É não ser preconceituoso, é não deixar a crítica especializada interferir no que assistimos e no que gostamos, é estar aberto a tudo que a magia das telonas pode nos proporcionar. Apesar de existir o gosto pessoal, que vai direcionar o que queremos assistir, acho que ser Cinéfilo é desligar o senso crítico de vez em quando e apenas se render ao entretenimento.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não, até porque o cinema como negócio (não o significado mais amplo da palavra, que seria o cinema como a sétima arte) acaba priorizando os filmes que tem mais retorno financeiro. Acredito que seja uma via de mão dupla, o grande público direciona os cinemas a definir sua programação de acordo com o volume de ingressos que vende pra cada filme e que, em proporção menor, o cinema acaba também influenciando o grande público a ver determinados filmes de acordo com o marketing feito.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Eu acredito e torço para que não. É uma experiência única pra qualquer Cinéfilo e penso que muita gente valoriza ter o contato inicial com o filme no cinema.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Les Miserables (o musical de 2012), tem uma galera que tem uma resistência pelo fato do filme ser praticamente inteiro musical, mas, a experiência é incrível, o filme é excelente.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Eu acho que o povo brasileiro não tem respeitado as normas de isolamento como deveria, se as praias estão lotadas mesmo sem liberação, porque não haver um retorno organizado e cuidadoso dos cinemas? Além disso, vai da consciência de cada um, abrindo ou não, vai quem quer.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Estou tendo pouco contato com o cinema atual em geral (não só o brasileiro), vi poucos filmes desse ano, por exemplo. No entanto, acho que as produções nacionais não deixam a desejar em relação às internacionais. Nosso cinema tem muita qualidade.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Eu sou apaixonado pelo trabalho da Fernanda Montenegro e do Wagner Moura e, com o tempo, acabei ficando cativo dos filmes do Paulo Gustavo, me divirto demais.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema é um escape consciente da realidade, uma dose de liberdade pra mente e uma forma de expressar e processar pensamentos, ideias e emoções.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Nas salas de cinema da Bahia o que mais tem é história inusitada. Mas, quando eu estava vendo Vingadores: Ultimato na estreia, presenciei o grande embate entre os fãs do Capitão América e do Homem de Ferro, até aí normal, mas imagina isso com o calor e sotaque do povo baiano? Eu não sabia se ria ou se ficava com raiva e pedia pra prestarem atenção no filme. Nesse mesmo dia, foi exibido um trailer de Aladdin antes do filme começar, e um efeito 3D no trailer deu um susto em todo mundo na sala.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Não dá pra defender... E olha que sou baiano.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Acho que é quase impossível você desempenhar um bom trabalho sem ser apaixonado pelo que faz ou sem dominar o conhecimento sobre o que faz.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Não gosto de usar a palavra "pior", porque fica parecendo que eu tô qualificando aquela obra, obviamente ao criticar uma obra é necessário qualificá-la, mas, prefiro usar as palavras "o que menos gostei" ou "o que menos me agradou", porque aí é apenas a minha opinião sobre a obra. Dito tudo isso e sem mais enrolação, o filme que menos gostei de ver até hoje foi Exôdo: Deuses e Reis.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Não costumo ver muitos documentários, inclusive preciso mudar esse costume. Mas, dentre os que já vi, um que acho incrível é Lixo Extraordinário.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão? 

Sim, pra muitos, dos mais farofas como High School Musical 3 e Vingadores: Ultimato aos mais clássicos como Avatar e Harry Potter.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Eu vi poucos filmes com ele, não acho que tenho critério suficiente pra fazer essa escolha, então, vou fazer a Gloria Pires e afirmar que "não sou capaz de opinar". Porque falam tanto do Cage?

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Leio muitas críticas no Omelete.