14/10/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #130 - Gustavo Melo


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, da cidade de São Paulo. Gustavo Melo tem 34 anos é pesquisador do Ibope e administrador do Instagram da @pesadelocinefilo.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Gosto muito do Cinemark do Shopping Boulevard Tatuapé, além do conforto e bom atendimento, sempre rolava umas sessões mais baratas com filmes antigos que eu não perdia.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Titanic, em 1997, com meus pais em uma sessão das 23:30. Sala lotada! Me senti super adulto por estar com eles tão tarde num cinema. A sensação do Titanic no cinema jamais foi igual ao assistir em casa.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Wes Craven é um grande Mestre do Terror, e sem dúvidas, A Hora do Pesadelo é sua melhor obra de arte.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Os Trapalhões no Rabo do Cometa, além de ter o hilário quarteto que conquistou as bilheterias do cinema nacional, esta película ainda mistura animação, tudo sob os traços e supervisão de Maurício de Souza, o que deixa tudo ainda mais com gostinho de orgulho de ser brasileiro.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser Cinéfilo é gostar de tudo que envolva a 7a arte. Desde o drama mais parado e complexo até o blockbuster popular. É ter a curiosidade e vontade de ver qualquer filme e ainda querer saber mais sobre ele após a exibição. Estudar os bastidores, elenco e produção. Pra mim é de praxe!

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Com certeza não. Duvido muito que tenha lá dentro alguém realmente apaixonado por cinema preocupado em criar um bom espetáculo. Pra eles, só um emprego. Ainda mais em SP com tanto cinema franquiado.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acredito que sim, por conta dos streamings. Porém toda moda volta um dia e se torna vintage e cult. Sempre existirá um telão exibindo um filme antigo que vou pagar pra ver. Até os drive-ins chegaram no Brasil durante a Pandemia.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

O Expresso do Horror (1973) com Peter Cushing e Christopher Lee. Um clássico do horror trash!

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Deveriam, mas não seria muito confortável assistir um 3D usando máscara. E nem tão viável para o cinema vender só 50% dos ingressos pelo distanciamento social. Talvez algumas sessões especiais, uma vez ou outra.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Estão se saindo muito bem, tenho orgulho do caminho que tem seguido e acompanho todas produções, até algumas forçadas comédias (em alguns casos), porém por melhor que esteja do que jamais foi, ainda tem muito que percorrer pra chegar no nível de Hollywood.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Vera Fischer é uma Diva, né ? Posso citar também a Lilia Cabral? Não? Só um? Então vamos chamá-la de Lilia Fischer.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Um registro fotográfico com som e movimento esculpidos por uma equipe de artistas talentosos.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Começou a tocar Mamma Mia cantado por Meryl Streep e a mulher de algumas fileiras a frente se emocionou tanto que começou convulsionar. O filme continuou rodando enquanto seguranças foram chamados para retirar a mulher da sala. Ela passou bem, foi um susto. E o cinema não voltou o trecho que perdi do filme.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Carla Perez com I de Iscola.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não, ele precisa ter visão, talento-nato, fazer muito bem o seu trabalho, por mais que ele não conheça um David Lynch.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Qualquer um do Rei Arthur. Nos poupem!

 

17) Qual seu documentário preferido?

Gostei muito do mais recente que eu vi, da vida e carreira do Walter Mercado, o Ligue Djá! Tudo que é biográfico ou contando um caso real me fascina.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Sempre! Obras clássicas e modernas. Bati palmas pra Batman vs Superman e Mulher Maravilha.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Feitiço da Lua que ele faz par romântico com a ganhadora do Oscar, Cher.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Omelete é meu notícias populares. Adoro Cinema dou mais credibilidade. Mas eu amo pesquisar a filmografia alheia no IMDB.