19/10/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #137 - Leonardo Silva


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, nascido e criado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Leonardo Silva é estudante de direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos e atualmente trabalha em um escritório de advocacia. Desde de pequeno é apaixonado por filmes dos mais variados, mas apenas de alguns anos para cá tem se aprofundado e pesquisado mais sobre o cinema, por meio de críticas, livros e afins, por isso decidiu criar a Estação de Cinema no instagram (@estacao_cinema), para compartilhar os filmes que assiste e recomendar a todos que tiverem interesse. Não é especializado em cinema ou tem qualquer tipo de curso ou formação, é apenas um amante da sétima arte que é fascinado por assistir, descobrir e debater sobre o cinema.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Na minha cidade só existe um cinema, o Cinesystem, que fica no shopping, a programação é padrão, com lançamentos que ficam algumas semanas em cada sala. Gosto muito de ir nos cinemas de Canoas e Porto Alegre, por terem salas com telas melhores e sistemas de som mais avançados.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Não lembro exatamente o filme que me fez pensar no cinema como um lugar diferente. Para mim, o cinema sempre foi um lugar especial onde eu gostava de ir acompanhado com amigos, mesmo quando éramos os únicos dentro de cada sala. Talvez o primeiro filme que tenha me despertado como a experiência de um filme dentro do cinema pode afetar as pessoas tenha sido em Harry Potter e As Relíquias da Morte - pt 2, lembro exatamente como saí da sala de cinema assim que o filme acabou e lembro vividamente das reações das pessoas ao meu redor.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Muito difícil para mim apontar somente um diretor e um filme dele que eu definiria como favorito, visto que muitos filmes me marcaram de formas diferentes pela vida. Acho que se eu fosse escolher apenas um, escolheria Martin Scorsese como diretor e, de sua obra, escolheria Taxi Driver, pois eu ainda me lembro que após assistir esse filme eu fiquei fascinado pelo diretor e mudou completamente minha visão sobre cinema.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Cidade de Deus. Assisti esse filme quando era muito novo e me impactou bastante, mesmo eu ainda sendo jovem demais para entender completamente a mensagem. É um filme que mudou mostrou para mim que o cinema nacional não deve em nada para o cinema estrangeiro.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Cinéfilo, para mim, é ser alguém que ama e assiste filmes. Não acho que para uma pessoa se considerar cinéfila ela tenha que pesquisar, conhecer os clássicos e saber todos as grandes obras dos grandes diretores, acho que ser cinéfilo é amar filmes, simples assim.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Por experiência de onde eu moro, a programação dos cinemas não varia muito de lançamentos. Aqueles que trabalham não podem fugir muito do circuito comercial do qual estão inseridos. Sei que, até perto de onde moro, existem salas de cinema que passam clássicos e filmes culturais, se eles entendem de cinema, não posso afirmar.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acho muito difícil. Mesmo com o avanço dos serviços de streaming, vimos ano passado Vingadores Ultimato bater o recorde de bilheteria mundial, por isso, acredito que o cinema está bem. Acho que talvez haja uma reformulação dentro das salas e das formas de distribuição. Os preços, aqui no Brasil ao menos, não são os mais baratos, mas isso ainda não impediu que uma grande massa lote salas espalhadas pelo Brasil. Cinema, querendo ou não, é uma experiência diferente, e acho que as pessoas sabem disso, mesmo que no subconsciente.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Não tenho muita certeza do conhecimento geral deste filme, mas, como não vejo falarem muito dele, recomendarei Stoker, de Park Chan-wook.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Na minha opinião, nenhum lugar que haja o risco de ter aglomeração (academia, cinema, bares, casas de shows...) deveria ser aberto antes de termos uma vacina. Infelizmente, não é assim que o mundo funciona.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O cinema brasileiro tem qualidade e tem boas mentes por trás de filmes recente, basta ver Aquarius ou Bacurau. Acho que o que falta é investimento e interesse do público geral, que parece não valorizar a obra local. Acredito que, em alguns anos, o cinema brasileiro vá se tornar um expoente comercial mais forte e valorizado dentro do país.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Kleber Mendonça Filho.

12) Defina cinema com uma frase:

O Cinema é uma forma de imersão dentro de outras culturas e experiências que nos aproxima como pessoas.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Quando fui assistir Shazam com minha namorada, no meio do filme teve uma queda de energia geral no centro da cidade e o filme parou. Depois de muita espera, os funcionários avisaram que não retornaria por algumas horas e nos deram vales de pipoca e ingresso para podermos ver qualquer filme outro dia. No dia seguinte, fomos novamente ver Shazam, desta vez sem interrupções.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Quando falam que o cinema brasileiro não tem qualidade, geralmente é deste tipo de filme que se referem.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Minha definição de cinéfilo é alguém que ama filmes e ama assisti-los. Um diretor de cinema, acredito eu, ame filmes a ponto de querer criar sua própria obra. Acho que o que um diretor de cinema precisa ter, realmente, é paixão por criar uma obra que, para ele, signifique algo.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Entre Cats, O Último Mestre do Ar e o filme live action de Dragon Ball, eu diria que já vi uma boa cota de filmes ruins nessa vida.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Como um amante de música, sou fascinado por documentários de bandas e artistas. Direi aqui dois documentários dirigidos por Martin Scorsese: Rolling Thunder Revue e No Direction Home, ambos sobre Bob Dylan.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Blade Runner 2049 foi o exemplo mais recente disso. Foram palmas lentas de alguém impressionado com o que presenciou.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Mandy.


20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Eu não leio muito em sites de cinema, acho que o único que eu gosto de acompanhar mais é o Cinema em Cena do Pablo Villaça.