14/12/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #213 - Flavia Leão


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Belo Horizonte (Minas Gerais). Flavia Leão é jornalista e advogada aficionada por GOT. Tem uma queda pela fantasia e pelos musicais. Mineira, ama filmes e séries tanto quanto gosta de comer pão de queijo.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Na minha cidade a programação até que não diverge muito. A Cinemark meio que domina, mas eu não me importo muito porque gosto muito de Blockbuster! Além disso, a qualidade das salas são muito boas, não tenho muito problema com a dificuldade para enxergar se alguém alto sentar na minha fretar (sou baixinha!) porque as fileiras têm diferença de altura. Além disso, pra quem gosta de curtir o filme comendo alguma coisinha os produtos são muito bons!

 

2) Qual o primeiro filme que você  lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Com certeza o musical de animação da Disney, A Bela e a Fera.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Pergunta difícil! Tenho fases com os diretores, mas se for para citar um, talvez o Quentin Tarantino. Kill Bill é muito sensacional!

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Até hoje meu filme nacional favorito é O Auto da Compadecida. Acho que mistura muito bem as questões sociais com a comédia e o elenco é muito bom.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É entender o poder do cinema e ser capaz de ser cativado por ele. É entender a energia incrível que é capaz de transcender as barreiras do tempo e do espaço pra atingir cada ser humano individualmente. É admirar o trabalho de cada diretor, de cada editor e, mais diretamente, de cada ator que conseguem contar as histórias para nós (apesar de muitos deles próprios não entenderem!)

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não. Entendo que essa é uma indústria que também se preocupa principalmente com o lucro, então, mais do que entender de cinema, são pessoas que entendem de ganhar dinheiro! Sem julgamentos! Rs.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não totalmente, mas da maneira como conhecemos hoje, sim. Acho que ir até as salas de cinema vai se tornar algo como ir a um museu.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Serve seriado? Supermax.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Acho que sim. Acho que as pessoas deveriam ter a possibilidade de, se quiserem, poderem escolher ir ao cinema como antes, mas claro, tomando as devidas precauções.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Acho que estamos progredindo bastante numa escala muito rápida e abrindo nosso leque de possibilidades, mas pessoalmente, acredito que quanto à questão do áudio, ainda temos muito o que melhorar.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Rodrigo Santoro.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Mágica.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema.

Assistir Os Vingadores: Ultimato no cinema foi uma experiência única. O pessoal aplaudindo e chorando e toda aquela energia foi incrível.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras…

Nem segurando o tchan!

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não! Acredito que para dirigir um bom filme um cineasta precisa ser cinéfilo.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Cinderela Baiana.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Os últimos czares.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Duas vezes, para Piratas do Caribe: No Fim do Mundo e Vingadores: Ultimato. 

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

A Lenda do Tesouro Perdido.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Quarta Parede Pop.