10/01/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #241 - Rogério Júnior


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Cícero Dantas (Bahia). Rogério Júnior tem 25 anos, formado pela Universidade Uniages em Psicologia. Sua página, filmes77 (@filmes77 no Instagram), foi criada para construir a própria opinião com relação aos filmes que assiste, em vista disso, gosta de diversos gêneros como: aventura, filmes de heróis, comédia, suspense, documentários, romance e etc. O gênero que ele mais curte é o drama por identificar temas importantes que são expostos dentro do longa-metragem. Adora o cinema brasileiro e pode compartilhar esse sentimento na sua página, criada em 2018 para sentir maior conexão e proximidade com os filmes que assiste, desse modo, admirar a sétima arte é uma experiência gratificante que é construída no dia a dia.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Na cidade onde moro não existe cinema e nem nas cidades vizinhas. As vezes quando tem algum feriado ou festas de final de ano consigo viajar e aproveitar a programação. Com essa explicação, assisto filmes a partir da programação estabelecida na TV aberta, pesquisas em sites para baixar ou assistir online e via streaming.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Na verdade a primeira vez que fui a um cinema foi em 2013 assistindo o filme G.I. Joe: Retaliação, lembro que na época estava lançando o óculos 3D e isso trouxe um prazer imenso e pensando que aquilo era a magia por traz da imaginação. Então cinema para mim é a magia de olhar aquilo de forma diferente, de forma imaginável.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Não sou muito ligado nesse foco de diretores, se achar o trailer é o elenco interessantes posso assistir. Mas, em alguns momentos fico pesquisando quem estar por trás de um determinado filme. Então, acho o trabalho de Christopher Nolan exemplar em vários sentidos gosto dos filmes que dirige e A Origem e a trilogia Batman são surpreendentes.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O Auto da Compadecida e Carandiru. Ambos os filmes constroem uma ambientação realista do que poderia ser a relação social das pessoas no nordeste remoto do Brasil ou nas cadeias super lotadas. Ambos podem trazer assuntos diversos que pode fazer questionar o telespectador, mesmo sendo mostrado o lado cômico ou dramático.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser cinéfilo é construir sua própria opinião sobre aquele determinado filme, ser cinéfilo é entrar naquela perspectiva que o filme está trazendo, ou seja, entrando na história, no enredo. Ser cinéfilo pra mim é ver e rever diversas vezes aquele determinado filme e analisar os diversos pontos que o filme está trazendo, sendo consistente para questionar.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Provavelmente não, se manter o ritmo de Lançamentos exclusivos somente no cinema. Mas, está acontecendo lançamento via streaming, que poderia ser lançado nesse ambiente (cinema). Tudo pode mudar.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Macabro e Legalidade.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Sim, sou contra a reabertura das salas de cinema, mesmo tendo uma higienização adequada.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Sou um adorador do cinema brasileiro, constantemente assisto filmes nacionais, porque acho que devemos valorizar ainda mais nosso país nesse ramo Cultural. Então, ao longo dos anos percebi que melhorou bastante a qualidade de atuações, direções, locações e roteiros. Pontua dois gêneros que admiro comédia e drama. Mas, o suspense está ganhando seu espaço e estou admirado pela excelência.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Wagner Moura, Débora Falabella, Selton Mello, Sonia Braga, Deborah Secco e Ingrid Guimarães.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema é vida, cinema é ensinamento.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Quando um cara estava odiando o filme é começou a conversar, gargalhar e bater boca na sala e (eu) como cinéfilo achando engraçado toda a situação.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Filme clássico. Infelizmente nunca assistir.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não precisa ser cinéfilo por gostar do que está fazendo que seria o prazer pela profissão de cineasta e diretor, mostrar o seu olhar e sua perspectiva é uma tarefa importante do que esta trazendo diante do filme que é dirigido.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Mudo.

 

17) Qual seu documentário preferido?

O Dilema das Redes e 13° Emenda.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Sim.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

A Lenda do Tesouro Perdido e O Motoqueiro Fantasma.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Cinepop.