27/02/2021

Crítica do filme: 'Cicatrizes'


Nunca desconfiem de um sentimento maternal. Contra tudo e contra todos, perdida em uma solitária e dura não compreensão de seus sentimentos em uma busca improvável a um filho que fora lhe roubado a 18 anos, assim podemos definir a saga da forte protagonista desse surpreendente e impactante filme sérvio chamado Cicatrizes (Savovi, no original). Exibido no Festival de Berlim no ano de 2019, dirigido por Miroslav Terzic, com roteiro assinado por Elma Tataragic, o longa-metragem é inspirado em fatos reais e conta com uma atuação magistral da atriz Snezana Bogdanovic. O filme está disponível até o dia 19/03/2021 gratuitamente na excelente plataforma de streaming do Sesc Digital (https://sesc.digital/home).


Na trama, conhecemos a costureira, amargurada, Ana (Snezana Bogdanovic) que vive dias pacatos e distantes em pensamentos ao lado do marido Jovan (Marko Bacovic), um segurança do turno da madrugada em empresa, e da filha universitária Ivana (Jovana Stojiljkovic). Ana persegue faz quase duas décadas alguma informação sobre o filho que lhe fora tirado 18 anos atrás na maternidade. Sozinha nessa busca, precisa enfrentar o olhar desconfiado de todos ao seu redor até que uma luz surge em meio a esse caos emocional.


O roteiro possui um clima tenso modelado por uma amargura constante. Ana é de poucas falas, diz muito pelo olhar, percebemos uma agonia constante nos inúmeros minutos que bate perna pela cidade sempre na esperança de alguma informação que a possa colocar em um certo rumo. Sofre represálias da polícia, distanciamento de funcionários que poderiam ajudá-la dentro do hospital onde acontecera o ocorrido, e também da própria família, inclusive, nesse último caso colocando o casamento em risco.


Quando a esperança surge, o filme cresce, toma um novo ritmo e os contrapontos são colocados como paralelos, uma espécie de antes e depois, quando cai a ficha para muitos, mas sem esquecer que a mãe sempre esteve à frente da esperança. Há muito dito nas entrelinhas, principalmente pelo fato de ser baseado em fatos reais em uma região que passou por diversas transformações ao longo das últimas décadas. Um filme impactante. Merece ser visto.