25/02/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #289 - Gabriel Lima


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, do Rio de Janeiro. Gabriel Lima tem 31 anos é professor por profissão e cinéfilo por natureza. Também doutorando em Geografia pela PUC-Rio, desenvolve uma tese que analisa os diálogos possíveis entre a ciência geográfica e a arte cinematográfica. Atualmente administra a página @cinema.popup por diversão. Seu sonho é criar coragem para um canal no Youtube.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Atualmente na cidade onde eu moro só temos um cinema mas com uma programação bem limitada. Por isso acabou recorrendo aos cinemas da metrópole vizinha. No Rio de Janeiro, antes da pandemia, meus cinemas favoritos eram os da Cinemark, em especial o do Shopping Downtown, onde podia ver tanto os blockbusters quanto os menos badalados.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Sempre vi filmes desde muito pequeno, porém a minha primeira experiência com a telona do cinema se deu em 1999 quando assisti a animação Tarzan, da Disney. Nas primeiras cenas do filme eu já tinha certeza que aquilo ali era minha praia, meu hobby, minha religião!

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Pergunta difícil, gosto muito de vários diretores, mas como tenho que escolher um vou colocar Quentin Tarantino. Sou um grande fã de seu trabalho e meu filme favorito dele continua sendo Bastardos Inglórios.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Na pergunta anterior quase coloquei Jorge Furtado, pra mim, um dos mais inteligentes diretores nacionais. Dentre os seus filmes, o meu favorito é O Homem que copiava (2003) porque retrata o jovem brasileiro em busca de uma vida melhor num país tão desigual.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser cinéfilo é você descobrir que não pode assistir todos os filmes do mundo, mas nem por isso deixa de tentar.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feita por pessoas que entendem de cinema?

No Rio de Janeiro sim, inclusive temos o Festival do Rio que possibilita o acesso a muitos tipos de filmes. Porém, para quem mora um pouco mais distante fica difícil né? Então acredito que a programação nos cinemas brasileiros como um todo ainda continua um tanto quanto limitada. 

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acredito que não, mas a pandemia foi um grande divisor de águas para o cinema. Acredito que quando tudo isso acabar a indústria cinematográfica vai precisar se reinventar para tentar atrair um número de pessoas como era antes...

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Host, um filme lançado em 2020 e feito durante a pandemia. Já havia assistido antes, mas agora ele está disponível também na Netflix. Acho que muitos olham meio torto pelo simples fato do filme ser filmado todo na plataforma de vídeo conferência Zoom, quando na verdade esse é o grande barato dele. Eu gostei muito, é uma experiência de imersão que me lembrou muito a primeira Bruxa de Blair.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Bom, acho que o fato delas reabrirem agora foi um verdadeiro tiro no pé, porque não deu muito certo, não tivemos grandes lançamentos e a população, querendo ou não, ainda tem receio.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Acredito que o cinema brasileiro tem seus altos e baixos. Gosto muito do cinema nacional atual e acho que, no contexto político que vivemos, ele funciona como um ato de resistência que será lembrado lá na frente.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Fernanda Torres, adoro a mãe dela, é claro, mas sou completamente apaixonado pelo trabalho da filha, mesmo estando um pouco sumida das telonas.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema é cult, é pop, é tudo.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Quando assisti desacompanhado ao filme O exorcismo de Emily Rose, ainda adolescente, a energia do shopping em que eu estava acabou. A sala estava bem vazia e confesso que fiquei receoso se deveria ou não continuar assistindo ao filme quando a energia voltasse. Seria um sinal de que tinha tudo pra dar ruim? Ainda bem que preferi ficar, porque o filme é ótimo.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Como diria a maravilhosa Gloria Pires: Não sou capaz de opinar....

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não necessariamente, mas vamos combinar que um filme com referências é tudo de bom não é mesmo? Sendo assim, se for um filme repleto de referências, certamente, será muito mais legal se o diretor for um cinéfilo.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Eita, pergunta difícil. Acho que não existem filmes ruins, mas filmes incompreendidos ou fora de seu tempo. Ok, estou enrolando. Vamos lá: Batman e Robin, um pecado com nosso querido homem morcego.

 

 17) Qual seu documentário preferido?

Não sou muito fã do gênero, mas recentemente vi um na Netflix que me marcou bastante: Absorvendo o Tabu, curta-documentário indiano de 2018 que mostra a situação de jovens mulheres numa sociedade ainda muito marcada pelo machismo extremo.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão? 

Inúmeras vezes... mas consigo me lembrar de duas vezes muito especiais: a primeira numa sessão do Festival do Rio do filme Bastardos Inglórios e, claro, Vingadores: Ultimato.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Amei a pergunta. Não sou fã do cara, tinha um professor que o odiava, inclusive. Não tenho nada contra, mas também nada a favor. Mas ok, se for para escolher, confesso que gostei bastante do primeiro A lenda do tesouro perdido.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Gosto do conteúdo do Omelete e das críticas do Plano Crítico.