26/02/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #290 - Anselmo Vale


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Muriaé (Minas Gerais). Anselmo Vale tem 38 anos. Casado e pai de duas moças, 19 e 17 anos. Começou a trabalhar aos 13 anos de idade como ajudante de pedreiro. É Formado em Ciências Contábeis e trabalha como Analista de Sistemas a quase 16 anos. Atualmente está fazendo pós graduação em Ciência de Dados e Big data. Trabalha numa Softhouse que desenvolve software exclusivamente para a indústria láctea (laticínios). É apaixonado pelo mundo cinematográfico desde a adolescência, foi amor à primeira vista! No início se viciou nos filmes, e ao longo do tempo foi se interessando mais. Hoje pode dizer que é um cinéfilo com muito orgulho.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Infelizmente até o momento só existe uma única sala e cinema. Portanto, quando se trata de ir ao cinema não temos escolhas. Há projeto de uma construção de um novo shopping e que este terá duas salas, mas acredito que a construção só será finalizada em 2023/4.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Foi o filme: Equilibrium de 2006 – Com Christian Bale. Eu tinha 24 anos! Sim, eu sei já era um adulto mas minha vida de cinéfilo começou bem antes. Infelizmente, na minha casa não tinha televisão, então eu ia para casa de um amigo na infância até minha adolescência, pois meu pai pertencia uma religião que não permitia assistir televisão, falavam que era coisa do demônio. Minha mãe também era viciada em novelas, e me lembro de quando criança ela arrastando a mim e a meus irmãos que também eram crianças para a casa das amigas para ver as novelas. As vezes a gente caminhava 30 minutos só para ver novela. Então, desde muito pequeno a televisão despertou em mim uma paixão! Adorava assistir aos desenhos animados que passavam de manhã, os filmes a tarde. Mas tive que começar a trabalhar aos 13 anos para ajudar na renda de casa, e por isso fiquei muito tempo sem poder ver televisão. Só fui ter condições de assistir ao que eu queria, depois que fui morar com minha então namorada na época, eu tinha 18 anos. Somos casados até hoje.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Diretor: Quentin Tarantino. Filme: Pulp Fiction.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

 

O Filme: Tropa de Elite de 2006. Escolho este filme porque quando o vi pela primeira vez me impactou muito. Foi ali que conheci o trabalho do ator Wagner Moura, e comecei a acompanhar seu trabalho. Atualmente, é dos maiores atores do brasil, sendo inclusive reconhecido no mundo todo onde já trabalhou por várias vezes em produções hollywoodianas.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Na minha opinião, é uma pessoa que ama ver filmes, series, e gosta de discutir sobre o assunto. Enquanto eu via meus amigos jogando e falando de futebol eu gostava mesmo era de assistir filmes. Conhecer os atores, atrizes e diretores envolvidos, curiosidades de bastidores, como foram feitas tais cenas, e etc...Meu passatempo preferido e ficar em casa sempre que posso assistindo filmes e series na companhia da minha esposa.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não. Acredito que nem sempre isso acontece, vejo muitos por onde viajo preocupados apenas com a bilheteria e não com o conteúdo que tem a oferecer. Não é errado pensar em bilheteria, mas qual o problema em mostrar para seus clientes que você conhece e bem o que está vendendo. Lembro quando tinha meus 24/25 anos na minha cidade, e existia várias locadoras de filmes (aqueles que você alugava 3 por 10,00 e devolvia na segunda... rebobinado, se não você pagava mais caro,  rs). Havia uma locadora em que o dono sabia tudo sobre os filmes, e isso me deixou encantado, porque toda vez que eu chegava ele já me apresentava os novos filmes e falava dos atores envolvidos, diretores etc... Tenho certeza que isso me levou a amar ainda mais cinema. Tenho saudades deste tempo!

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não creio que as salas de cinema irão acabar, mas com os streamings cada vez mais acessível, penso que o cinema infelizmente não terá tanta relevância para a nova geração, principalmente agora que fomos obrigados a mudar nossos comportamentos e hábitos para se adequar  à nova realidade.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Filme: A Outra Face – 1997, com Nicolas Cage e John Travolta. Um filme espetacular.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Depende. Se seguir todos os protocolos não vejo problema em abrir, tipo, não precisa preencher toda a sala, pode vender metade das cadeiras disponíveis de cada sessão. Se igrejas podem abrir seguindo os protocolos, não vejo problema o cinema também poder funcionar.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Sendo sincero, vejo que atualmente os filmes brasileiros estão cada dia mais tentando imitar as produções americanas. Mas isso não signifique que não são de qualidade, mesmo porque as produções americanas em sua maioria são de muita qualidade. Se for pra copiar, que copie o melhor!

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

São dois: Wagner Moura e Alice Braga.

 

12) Defina cinema com uma frase:

O cinema é uma válvula de escape.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Um dia eu e mais dois amigos saímos de nossa cidade natal para ver um filme de Star Wars em outra cidade. No meio do caminho um dos amigos virou e perguntou para mim e para o outro amigo: Star Wars é aquele filme que tem o cara com uma máscara preta e com a voz estranha, né!? Eu e meu outro amigo olhamos um para o outro e ficamos alguns segundos tentando assimilar a pergunta. Primeiro foi pela surpresa de que ele estar indo assistir um filme sem saber qual filme é, e segundo porque achamos muito engraçado. E quer saber o mais engraçado? Mais ou menos no meio do filme, olhei para o lado e meus dois amigos dormindo....Depois viram no carro me perguntando o que aconteceu, rsrs....

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Por incrível que possa parecer, eu ainda não tinha assistido ao filme até muito pouco tempo. Depois de ver o filme, confesso que não me agradou. Em poucas palavras: Não gostei da continuidade. Atuação muito fraca principalmente dos protagonistas que deixaram muito a desejar.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não vejo desta forma. Penso que dirigir um filme e ser cinéfilo não necessariamente andam juntos, porque não se faz um filme só com direção! Existem os roteiristas por exemplo que são os verdadeiros responsável pela história de um filme. Me lembro de uma entrevista do escritor e cineasta mexicano Guilhermo Arriaga, onde em certo momento ele diz:

 

‘Se você nunca prestou atenção, nós sempre nos referimos aos filmes como sendo deste ou daquele diretor e mesmo durante as projeções é normal vermos frases como “Um filme de…” ou algo parecido. Porém, se as histórias são escritas pelos roteiristas, não deveriam ser eles os maiores “homenageados”?.

 

Então, não! Não acho que um diretor precise ou seja obrigatoriamente um cinéfilo.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Puxando pela memória, o filme Batman e Robin – 1997 foi o pior filme que me lembro de ter visto. Apesar de ter no seu elenco nomes de peso como George Clooney, Chris O’Donnell, Uma Truman, entre outros. O filme me pareceu muito uma produção para o público infantil, muita cor e com o Batman nada lembrando o grande morcego de gotham. Sem contas as falas e piadas sem graça. O próprio Clooney já disse por diversas vezes que este foi o seu pior papel,  e eu concordo.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Já vi alguns, mas o último que vi foi O Dilema das Redes de 2020, disponível na Netflix. Fiquei muito impressionado com o tanto de influência que as redes sociais tem sobre nós! Eu já sabia que éramos vigiados, que nossos dados são coletados, mas não imaginava que era nesta proporção. Pra quem não viu ainda, eu recomendo! Vale muito a pena.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Sim! Vingadores: Ultimato. Eu sou um grande fã da Marvel, acompanhei a história desde o homem de ferro de 2008, vi todos os outros filmes, quase todas as séries. E por isso, Vingadores: Ultimato que pra mim foi um fechamento de uma história de 10 anos foi muito importante. Lembro que quando vi no cinema eu estava em BH, a sala de cinema parecia um estádio de futebol, nunca tinha visto ou presenciado algo assim. Foi muito emocionante.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

R: Apesar de ter ganho um Oscar como melhor ator pelo filme Despedida em Las Vegas de 1995. Mas ainda sim fico com o filme O Senhor das Armas, de 2005.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Omelete, O Vicio e Observatório do Cinema, Ei Nerd.