16/04/2021

,

Crítica do filme: 'Röckët Stähr's Death of a Rockstar'


Às vezes é preciso lutar pelo que realmente se acredita. Selecionado para a Competição de animação dentro da Première Internacional do Fantaspoa de 2021, Röckët Stähr's Death of a Rockstar é um musical com técnicas de animação, com o poder vocal de um rockstar que nos leva para uma viagem à mais de 100 anos na frente do nosso tempo onde as futuras gerações parecem não terem aprendido com os erros e imperfeições do passado. Involução da raça humana? Ideias em extinção? Crenças cansadas? Somos testemunhas de uma genial turnê mundial de libertação à prisão de ideias, imposições do que fazer, as tentativas de calar a individualidade. Os simbolismos, as críticas nas canções, o paralelo com a realidade se unem em uma estrada nos dizendo em alto e bom som para encontrarmos nosso próprio caminho, seja ele qual for. Possui um ritmo arrepiante, como se fechássemos os olhos e escutássemos a vida.


Na trama, vemos o início de uma nova revolução no mundo. Estamos no ano de 2164 e movimento rock and roll não existe e ainda é calado por autoridades de personalidades duvidosas. Mas um excêntrico cientista imerso em suas ideias e loucuras resolve criar um rockstar clonado para fazer uma enorme turnê global e assim buscar resgatar a voz individual de cada um de nós. Mas nem todo o plano feito com boas intenções acaba dando 100% certo e obstáculos vão aparecer nessa jornada.


Röckët Stähr's Death of a Rockstar é irônico com sua inteligência nas entrelinhas, reflete sobre as ironias que a vida pode nos oferecer, numa delas: será que todas as grandes tragédias começam com o amor? Quando o sacrifício se torna um vício e feito pelo bem comum, esse bem comum acaba se tornando escasso em sua essência? A questão do desapego é um ponto importante para análise estando em pontos de interseções, dentro disso, uma subtrama super interessante e profunda de uma filha e seus embates com a educação que recebe de seus pais.


A liberdade, em muitos sentidos é o foco de mais reflexões. Uma versão do passado que foi reescrita pelos políticos e seus burocratas leva a uma nova onda por mudanças, principalmente dos que podemos chamar de filhos de uma revolução atemporal onde lutam pelos seus direitos e por um mundo onde a maioria não deve forçar a sua vontade sobre a minoria. A questão do desemprego, menções capitalistas como ‘Mercado estatal’, ‘preços altos’, ‘pequenas opções’, e ainda sobra tempo para uma brilhante e constante homenagem para várias lendas do rock, da música e clássicos do cinema. Röckët Stähr's Death of a Rockstar é completo, genial, pena que poucos vão ter a chance de assistir.