11/04/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #366 - Bruna Linhares


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Morada Nova (Ceará). Bruna Linhares tem 38 anos, bancária formada em administração e economia, cinéfila de coração, tem a página @cinemaporbruna no instagram onde divide suas experiências com o cinema dando dicas de filmes e séries.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Moro no interior e a minha cidade não possui salas de cinema. O cinema mais próximo fica numa cidade vizinha e é bastante limitado. Desde que me mudei para o interior meu consumo é essencialmente VOD e Streaming.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Minha mãe já levava meu irmão e eu para o cinema desde pequenos, íamos assistir os filmes dos Trapalhões, da Xuxa, era o melhor dia de todos quando fazíamos esse passeio. Mas o filme que me marcou foi Uma Linda Mulher, o primeiro filme que assisti em casa no primeiro aparelho de vídeo cassete que meu pai comprou. Lembro da excitação, ele chegando em casa com o aparelho e já tinha passado na locadora e alugado Uma Linda Mulher, não sei o porque da escolha desse filme, mas foi um máximo, nós amamos. A partir dai minha vida mudou, porque minha maior diversão sempre era assistir filmes.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Meu diretor favorito é o Pedro Almodóvar, e meu filme favorito dele é Tudo sobre Minha Mãe.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Com certeza é O Auto da Compadecida. Adoro aquele retrato do interior do nordeste, as sotaques, é muito minha realidade, gosto demais.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

 

É ser uma admiradora e amante do cinema, de filmes, da arte de representar, de retratar diversas realidades, da criatividade de retratar a vida e o mundo.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acredito que não, os cinemas tem uma importante função cultural, mas para quem administra a questão financeira deve ser mais importante do que ter uma pessoa que entende do assunto para organizar a programação.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Vejo as pessoas terem essa discussão a tempos, mas sou cética quanto a isso. Os streamings e VODs facilitam o acesso aos conteúdos, mas nada como uma sala de cinema com todos os recursos para a pessoa aproveitar ao máximo a experiência do filme.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Les Innocentes, filme de 2016 dirigido por Anne Fontaine.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

De forma alguma. Tem que ter paciência e aguardar que haja controle da pandemia.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Apesar das dificuldades e falta de incentivo, a qualidade é altíssima, nos últimos anos apresentamos filmes incríveis, com roteiro originais, muito bons.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Selton Mello.

 

12) Defina cinema com uma frase:

O cinema é a arte que transcende os limites da realidade.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema

Não tenho nenhuma experiência inusitada, não que me lembre.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras.

Nunca vi. Deveria???

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não. Ele terá o processo criativo dele, que é algo extremamente pessoal, sem necessariamente ser cinéfilo.

 

6) Qual o pior filme que você viu na vida?

Nossa, já vi muito filme ruim nessa vida. Quando começo a vê um filme tenho a prática de que mesmo ele sendo ruim, vejo até o final, mas tem uns que não dá, não aguento. O último que me lembro que é tão ruim que não consegui nem terminar foi Paciente Zero, filme de 2020 dirigido por Russel Owen.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Os Capacetes Brancos de 2016, Orlando von Einsiedel.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Sim, com certeza. Uma das melhores experiências de ir à sala de cinema é essa, assistir uma obra tão boa e ao final compartilhar com quem está lá o entusiasmo de ter sido um momento especial.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

A Outra Face filme de 1997.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

O site que mais leio é o Filmow, mas sou muito de ir no Google e sair lendo de forma aleatória.