30/09/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #526 - Paulo Fernando Mello


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Duque de Caxias (Rio de Janeiro). Paulo Fernando Mello tem 57 anos. Dramaturgo, roteirista, ator e Professor de Língua Portuguesa, e com uma 2ª Licenciatura em Artes cênicas em curso, Paulo Fernando Mello tem várias premiações em festivais de esquetes, obtendo no ano de 2017 o PRÊMIO SATED/RJ BAIXADA de melhor texto inédito. É redator humorístico com passagens pelas seguintes emissoras: TV BANDEIRANTES E REDE RECORD, respectivamente escrevendo para os programas UMA ESCOLINHA MUITO LOUCA E ESCOLINHA DO GUGU. Fez STAND-UP COMEDY ao lado de grandes nomes desse gênero de comédia. Como autor e ator de comédias tem mais de 15 espetáculos no currículo. Como autor destacam-se os espetáculos ME PEGA LADRÃO com Roberto Frota e Nina de Pádua e QUEM É QUEM, encenada por Viviane Araújo e Eri Johnson, com direção do próprio Eri Johnson. Escreveu para o Teatro Institucional (Teatro Empresa) temas para SIPATS de grandes empresas como PETROBRAS, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, CASA DA MOEDA, MARINHA DO BRASIL, ELETRONUCLEAR, entre outras. Uma de suas comédias, TRAGO A PESSOA AMADA EM 3 DIAS, foi encenada em Luanda capital de Angola pelo grupo Xabadá-Uíza Teatro Del- cazenga.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Salas de cinema do Shopping, as melhores porque só têm elas, rsrsrsrs. Só passam filmes de grande apelo popular, quando estrangeiros só passam dublados.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

No cinema na esquina da minha casa, em Éden, São João de Meriti, Estado do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, década de 70, sempre passava 2 filmes, um pornô outro de Kung-Fu. Mas fiquei encantado mesmo ao ver o filme Batman, aquele da década de 60, do Adam West, colorido ali numa telona. Nossa, pra mim, criança do subúrbio, pobre, televisão preto e branco, aquilo foi incrível, e nunca mais sonhei em preto e branco.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Gosto de tantos, mas me vem à cabeça, assim de imediato, Stephen King, O ILUMINADO.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O TAPETE VERMELHO, elenco, leveza, emoção, simplesmente gosto muito. Poderia citar tantos outros, gosto do cinema nacional, mas vem esse de primeira. Se eu parar pra pensar muito no meu favorito só vai me deixar confuso.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Mas a ver com paixão do que pela quantidade de filmes que se vê, embora uma coisa puxe a outra.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não. Pensam no lucro financeiro.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Estamos perto disso.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Assisti há pouco o filme ENCAIXE PERFEITO, é indonésio, disponível na NETFLIX. História romântica "clichezaça", mas com uma fotografia lindíssima, bem desenvolvida, a cultura local dá todo charme, elenco lindinho, muito fofo. Vale a pena conferir.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Ainda não. Tá complicada a coisa.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Sou suspeito. Amo cinema Nacional, e pode incluir aqui as Pornochanchadas, Mazzaropi, Os Trapalhões. E, notoriamente, deu um salto pra melhor, consideravelmente.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

No momento, Selton Mello. Não faz coisa ruim.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Paixão. Porque só a realidade não basta.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Ah, quando o Homem de Ferro morreu em VINGADORES ULTIMATO. A galera vaiou, xingou, muitos jovens chorando. Foi interessante aquele momento.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Rsrsrsrsrsr... Bem, polemizando, 1, 2, 3, já! Cult. Tem o Lázaro Ramos em início de carreira.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Claro que não. O principal é que saiba contar histórias. Já dizia Glauber Rocha, "Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça".

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Ihhhh, são tantos. Me vem à cabeça um pornô com uma determinada "celebridade", ela não estava nada à vontade naquelas cenas de sexo, deixava a gente constrangido também, mas, registro aqui O FILHO DO MÁSKARA.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Gosto muito dos documentários do Cláudio Manoel, ex Casseta e Planeta. Destaque para Simonal e Chacrinha.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Acho que já, tipo aqueles que a "cavalaria chega no final" pra salvar a mocinha, a cidade, o mundo, essas coisas...rsrsrs 

 

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

No momento, não consigo pensar em outro que não seja A OUTRA FACE.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Omelete e Adoro Cinema.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

NETFLIX e HBOMAX.