08/12/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #545 - Davi Miranda


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso convidado de hoje é cinéfilo, de Fortaleza (Ceará). Davi Miranda tem 35 anos. Empresário, mecenas de RPG, metaleiro, crossfiteiro, cinéfilo e um dos membros fundadores do infame grupo Cineclube Passa-Mal (Temos Instagram e Yotube). Apreciador da sétima arte, com preferências por ação, comédia, terror e dramas reflexivos.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Resposta: Embora não esteja indo tanto ao cinema, a minha sala preferida, por conter boas opções de filmes e acentos confortáveis, é a UCI Kinoplex, do Shopping Iguatemi Fortaleza.

 

2) Qual o primeiro filme que você  lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Resposta: Missão Impossível. Fiquei imerso na história, sentindo-me transportado para o filme. Saí querendo ser um agente secreto, hahaha.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Resposta: Meu diretor favorito é Christopher Nolan, pelos seus roteiros elaborados, complexos, densos, sempre usando o tempo como elemento chave. É difícil para mim escolher somente um... então direi um dos 3 que eu acho melhor: A Origem.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Resposta: O auto da compadecida. É um filme multi facetado: é um drama, um romance, uma comédia, uma denúncia, um filme religioso.... tudo isso dentro de excelentes atuações, elenco estrelado e roteiros de Guel Arraes, João Falcão e Adriana Falcão, baseados no livro do genial escritor Ariano Suassuna.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Resposta: É inspirar e transpirar filmes. É entender, ou tentar entender, que a arte do cinema vem de diversas formas, e que é interessante mergulhar e desbravar esses mares.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece  possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Resposta: Acredito que a maior parte dos cinemas possuem programações feitas para vender filmes pipoca, não para criar programações de gêneros diversos. E não tem problema ter blockbusters, eu me divirto com eles. É necessário um incentivo maior de filmes artes, perante a população, para que todos possam desfrutar dos diversos estilos de cinema, e possamos ter uma futura geração que possa debater múltiplos gêneros.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Resposta: Acho que não vai acabar. A televisão não acabou com o rádio, A televisão não acabou com o cinema, O computador não acabou com a televisão. Acho que, enquanto existir afixionados pela arte do cinema, o cinema irá perdurar. Acredito que ele vai se adaptar as outras formas de apreciação de conteúdo. Se trouxer novas formas de consumo de arte (o 3D reavivou muito o público com Avatar, por exemplo), pode-se ter um novo fomento ao cinema em larga escala.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Resposta: Druk. Tanto o diretor Thomas Vintemberg, quanto a dobradinha de atores Mads Mikkelsen e Thomas Bo Larsen, presentes no pesado filme A Caça (2012), retornam para fazer esse filme (Druk) que é uma obra de arte. É divertido, uma celebração da vida. O final é libertador.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Resposta: Honestamente, acho que não. Adoro assistir filmes no cinema, mas a saúde vem em primeiro lugar.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Reposta: Temos filmes bem amplos, que exploram temas e gêneros diferentes. Marighella, do Wagner Moura, é um filme necessário na atual conjuntura dos fatos históricos. Soldados da Borracha, do diretor cearense Wolney Oliveira, ganhou o prêmio Margarida de Prata, e sua obra vai ser adaptada para uma minissérie. Temos filmes de qualidade tanto nas grandes massas quanto nos festivais. Acho bom tanto os cinemas quanto os streamings levarem esses filmes para as pessoas poderem apreciar.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Resposta: Edmilson Filho. Acho muito legal a mescla de humor com artes marciais, ele é o nosso Jackie Chan (risos).

 

12) Defina cinema com uma frase:

Resposta: A arte que transporta e deve ser apreciada com atenção, de maneira audiovisual.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema

Resposta: Uma vez faltou energia perto do final de um filme. Pra descontrair, estava nas cadeiras e fiz um animal nas sombras. As pessoas caíram na gargalhada. Foi bem divertido.

 

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Resposta: Tortura, filme trash ou comédia de crítica social. Depende da forma como você quer abordar o filme.

 

15) Muitos diretores de cinema  não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Resposta: Acho que um diretor não precisa ser cinéfilo, ele precisa mostrar a sua visão perante a obra criada e ser competente naquilo. Mesmo que o diretor não queira, as formas e composições que ele criou podem ser portas de entrada para aspirantes do cinema, sejam eles espectadores, diretores, atores... cinéfilos.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Resposta: Olha, eu tive uma experiência bastante irritante com Os Novos Mutantes (2020). Roteiro fraco, desperdício de bons atores, atuações forçadas... se não foi o pior filme que eu vi, entrou no Hall dos piores.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Resposta: Tiros em Columbine (2002). Adoro os documentários do Michael Moore. Tanto nos seus livros quanto em seus documentários vemos diversos estilos de abordagem, o que torna os documentários dele ágeis, divertidos, críticos, ácidos. E concordo com muitos dos pontos que ele aborda.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Resposta: Fiz isso com Vingadores: Ultimato(2019). A quantidade de heróis, o fim do arco, o elenco estrelado, é um sonho para pessoas como eu, que acompanhavam os quadrinhos e sonhavam em um dia ver alguma dessas obras adaptadas para o cinema.   

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Resposta: Eu gosto muito dos filmes do Nicolas Cage, ele pode ir do 8 ao 80 muito rápido. Embora eu tenha gostado do último drama dele (Pig, de 2021)  , eu gosto muito dos "surtos" dele, então atualmente meu filme favorito dele é Mandy - Sede de Vingança (2018).

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Antigamente eu lia muito o blog filmes para doidos (https://filmesparadoidos.blogspot.com/), cujo autor do blog, Felipe M. Guerra, é uma enciclopédia de conhecimento acerca de cinema. Mas infelizmente ele parou de alimentar o conteúdo dele em 2020. Então, atualmente acompanho mais pelo Adoro Cinema (https://www.adorocinema.com/).

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Netflix. Embora tenhamos vários streamings, com conteúdos muito envolventes e gêneros diversos, é a Netflix que traz conteúdo mais diferentes, desde os blockbusters padrões, até filmes de difícil acesso, como documentários franceses, séries/filmes polonesas e coreanas. O grande leque de opções da Netflix faz com que eu saia da minha zona de conforto, e aumente o meu conhecimento sobre essa nobre arte.