23/06/2022

Crítica do filme: 'Veja por Mim'


Quando a sobrevivência vira um auto análise dos próximos passos na vida. Contornando os dramas de uma jovem, no ápice de sua rebeldia, que teve sua vida completamente modificada chegamos em um suspense que consegue manter o clima de tensão durante toda a projeção. Dirigido pelo cineasta canadense Randall Okita, em seu primeiro longa-metragem de ficção, Veja por Mim tem o mérito de traçar paralelos entre as situações que acontecem e a inconsequência.


Na trama, conhecemos a ex-esquiadora de relevante sucesso Sophie (Skyler Davenport), uma jovem que após algumas conquistas na carreira promissora acabou ficando cega. Essa nova condição a levou a uma certa rebeldia que faz com que seu relacionamento com a mãe fica amargurado e chegando ao ponto de inconsequentes roubos em trabalhos que arruma cuidado de lares de pessoas que viajam. Um dia, após aceitar mais um trabalho desse tipo, acaba ficando refém de uma situação inusitada quando ladrões invadem a casa em que ela está para arrombar um cofre. Sem saber direito o que está acontecendo, ela consegue fazer uma chamada de um aplicativo que ajuda pessoas cegas, conhecendo assim Kelly (Jessica Parker Kennedy), uma veterana do exército, que a ajuda a encontrar soluções para que a noite não termine em uma grande tragédia.


O roteiro bem construído nos leva logo de início aos reflexos da personalidade da protagonista que parece viver em uma melancolia agressiva por não conseguir aceitar sua nova condição. Com isso estabelecido para o público, o longa-metragem avança ao seu clímax onde as reflexões que fazemos viram complementos para entendermos as escolhas que ela faz quando precisa tomar decisões. Essa questão do trauma é muito bem elaborada, nos guiando até os outros personagens por onde entendemos as mudanças que esse fatídico dia fará na vida dela. Precisando de Kelly, a protagonista encontra nela um paralelo de ideias e atitudes para analisar, agir dentro da situação que fica refém. Longe de ser uma heróina, a protagonista se desconstrói ao longo dos intensos 92 minutos de projeção.  


Veja por Mim e sua narrativa que apura os detalhes de personalidade, consegue encontrar uma ótima fórmula para prender a atenção do público.