08/01/2014

Palpites para o Globo de Ouro 2014



Estão chegando aquelas cerimônias que os cinéfilos de todo o planeta mais aguardam, onde se definem entre variados prêmios, os melhores trabalhos do ano ligados à cinema. Como não poderíamos deixar de comentar e palpitar, segue o que achamos que acontecerá na próxima festa do primeiro dos grandes prêmios, o Globo de Ouro que ocorre no próximo domingo (12):



Melhor Filme (drama)

12 Years a Slave
Capitão Phillips
Gravidade
Philomena
Rush - No Limite da Emoção

Essa é uma categoria praticamente já vencida por um dos melhores filmes do ano, 12 Years a Slave. Gravidade e Rush - No Limite da Emoção correm muito por fora, apesar de serem dois belíssimos trabalhos.

Vencedor: 12 Years a Slave


Melhor filme (musical / comédia)

Trapaça
Ela
Inside Llewyn Davis
Nebraska
O Lobo de Wall Street

São 5 interessantes e elogiados trabalhos. Mas pelo que dizem lá fora, é uma disputa entre Ela e Trapaça. O filme de Alexander Payne, Nebraska, corre por fora e também não seria nenhum absurdo se levasse o globo de ouro nesta categoria.

Vencedor: Trapaça


Melhor Ator (drama)

Chiwetel Ejiofor - 12 Years a Slave
Idris Elba - Mandela: Long Walk to Freedom
Tom Hanks - Capitão Phillips
Matthew McConaughey - Dallas Buyers Club
Robert Redford - All is Lost

São cinco ótimos trabalhos. Idris Elba consegue dar  a sua cara para o personagem Mandela, que já fora de Morgan Freeman em outro filme, mostrando personalidade e presença em cena. Tom Hanks emociona a todos naqueles 10 minutos finais de Capitão Phillips. Matthew McConaughey e Robert Redford vem sendo muito elogiados pelo mundo à fora. Mas não te como Chiwetel Ejiofor não levar esse merecido prêmio, atuação brilhante.

Vencedor: Chiwetel Ejiofor



Melhor Atriz (drama)

Cate Blanchett - Blue Jasmine
Sandra Bullock – Gravidade
Judy Dench – Philomena
Emma Thompson - Walt nos Bastidores de Mary Poppins
Kate Winslet - Refém da Paixão

Impossível a Cate Blanchett não ganhar, ela é o filme Blue Jasmine. Por mais que a Sandra Bullock tenha uma torcida gigante pela sua ótima atuação em Gravidade.

Vencedor: Cate Blanchett


Melhor Ator (musical / comédia)

Christian Bale – Trapaça
Bruce Dern – Nebraska
Leonardo Dicaprio - O Lobo de Wall Street
Oscar Isaac - Inside Llewyn Davis
Joaquin Phoenix – Ela


Com poderosas atuações desses cinco indicados, essa categoria se torna um grande ponto de interrogação. Mesmo quem vencer, terá pouquíssima chance de levar o Oscar mesmo que seja (e deve ser) indicado. O vencedor da Palma de Ouro de Cannes, Bruce Dern tem ligeira vantagem sobre os outros concorrentes.

Vencedor: Bruce Dern


Melhor Atriz (musical / comédia)

Amy Adams – Trapaça
Julie Delph - Antes da Meia-Noite
Greta Gerwig - Frances Ha
Julia Louis-Dreyfus - À Procura do Amor
Meryl Streep - Álbum de Família
Uma categoria que tem a Meryl Streep fica complicado para as outras concorrentes. Porém, neste ano ela não é a favorita. Como mero palpite, acredito que a disputa está entre Greta Gerwig e Julia Louis-Dreyfus, tendendo mais para a primeira.

Vencedora: Greta Gerwig

Melhor Ator Coadjuvante

Barkhad Abdi – Capitão Phillips
Daniel Bruhl – Rush - No Limite da Emoção
Bradley Cooper – Trapaça
Michael Fassbender – 12 Years a Slave
Jared Leto – Dallas Buyers Club

Mesmo com o excelente primeiro trabalho do agora ator Barkhad Abdi e com a atuação maravilhosa de Daniel Bruhl em Rush, fica muito difícil esse prêmio não cair nas mãos do Michael Fassbender que faz um trabalho excepcional em  12 Years a Slave.

Vencedor: Michael Fassbender


Melhor Atriz Coadjuvante

Sally Hawkins - Blue Jasmine
Jennifer Lawrence – Trapaça
Lupita Nyong'o - 12 Years a Slave
Julia Roberts - Álbum de Família
June Squibb – Nebraska

Talvez, a categoria mais equilibrada do Globo de Ouro deste ano. Lupita Nyong'o, Julia Roberts e a grande surpresa June Squibb disputam a estatueta. Por alguns mínimos detalhes, muitos destes hilários, vou chutar que June Squibb possa levar esse troféu pelo seu belo trabalho em Nebraska.

Vencedor: June Squibb


Melhor diretor

Alfonso Cuaron – Gravidade
Paul Greengrass - Capitão Phillips
Steve McQueen - 12 Years a Slave
Alexander Payne – Nebraska
David O. Russell – Trapaça

Ta aí uma categoria extremamente difícil de indicar um vencedor. Os cinco trabalhos são ótimos e qualquer um desses pode levar o prêmio. Talvez pela inovação Cuaron seja o favorito de muitos cinéfilos. Payne chega para agradar aos cults. Mas Steve McQueen consegue detalhar de maneira impressionante  história do seu maravilhoso filme.

Vencedor: Steve McQueen


Melhor Filme Estrangeiro

Azul é a Cor Mais Quente (França)
A Grande Beleza (Itália)
A Caça (Dinamarca)
O Passado (Irã)
Vidas ao Vento (Japão)

5 belos trabalhos. Mesmo Azul é a Cor Mais Quente sendo um dos maiores trabalhos deste ano, é impossível esse prêmio (assim como o Oscar) não ir para a Dinamarca. A Caça é o melhor filme do ano disparado. Nesse caso, não tem pra ninguém.

Vencedor: A Caça


Melhor Animação
Os Croods
Meu Malvado Favorito 2
Frozen - Uma Aventura Congelante

3 Ótimas aventuras usando a técnica de animação. Quem vencer o prêmio terá sido feito justiça. Talvez, pelo fato de de uma animação extremamente inteligente e muito divertida, Os Croods podem levar desta vez.

Vencedor: Os Croods