09/10/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #122 - Clara Oliveira


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.


Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de recife. Clara Oliveira tem 20 anos, é estudante do segundo período de Cinema e Audiovisual, apaixonada por suspenses, comédias românticas e terror. Faz parte do portal de entretenimento Oxente, Pipoca? (Instagram @oxentepipoca), onde também comenta sobre filmes e séries.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

As salas Cinemark do Shopping RioMar, por mais que não sejam as que eu mais visite (já que são longe da minha casa). Tenho a impressão que é o cinema que mais tem opções de filme na programação, e costuma ir além dos mais comerciais, lançando alguns independentes que normalmente não são exibidos nas outras redes. Algumas vezes era o único passando um filme que eu queria muito ver.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Talvez Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1, foi o primeiro filme da saga que consegui assistir no cinema e a experiência é muito diferente de ver em casa. Estar em uma sala rodeada por pessoas vivenciando a mesma coisa que você é especial. É um daqueles momentos que eu daria tudo pra voltar no tempo e repetir exatamente como foi da primeira vez. O fato de ser um dia de estreia com todos reagindo ao filme ao mesmo tempo, vibrando, gritando e chorando cria uma memória que vai muito além do filme em si.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Tenho que ficar entre Christopher Nolan e Greta Gerwig. Do Nolan seria Inception, que foi o primeiro filme de sua filmografia que assisti e acabou mudando a maneira como eu enxergava o cinema e todas as possibilidades de contar uma história. Amo os outros longas do diretor mas esse ainda é incomparável pra mim. Da Greta eu diria Little Women, a forma como ela passa sentimentos reais pro filme me pega muito. As personagens são profundas e a história é linda, além de ser uma adaptação perfeita do livro.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Sei que é clichê ser nordestina e responder O Auto da Compadecida mas eu não conseguiria escolher outro. Foi lançado no ano em eu nasci, cresci assistindo esse filme em todas as oportunidades que tinha e continuo rindo das mesmas piadas. São muitas memórias afetivas e provavelmente é o filme brasileiro favorito da maior parte da minha família também.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser apaixonado pela forma única que o cinema tem de contar histórias e estar sempre interessado em descobrir coisas novas. Sou extremamente contra a noção de superioridade que alguns ditos cinéfilos tem por não gostar de filmes "mainstream". Não existe um jeito certo de experienciar o cinema, filmes diferentes impactam pessoas diferentes, e eu acho isso maravilhoso.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não. Pelo fato de serem empresas o interesse maior se torna o lucro, os filmes com atores mais famosos ou de companhias mais conhecidas sempre vão ser priorizados, por isso acaba não havendo muito espaço para apresentar outras produções.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Duvido muito, mesmo com a popularização das televisões e dos streamings as salas de cinema continuam gerando bilhões em bilheteria todo ano. Assistir a um filme no cinema acaba se tornando um evento, e não é uma sensação que dá pra replicar em casa.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Um Contratempo. É um filme espanhol lançado em 2016, do gênero suspense. Segue a história de um homem que acorda em um quarto de hotel, com sua amante morta ao seu lado, e ao se tornar o principal suspeito do crime decide contratar uma advogada para reconstituir o que aconteceu e criar sua defesa. O diretor Oriol Paulo criou uma narrativa que deixa o espectador vidrado desde o início e continua surpreendendo quanto mais avança. Está disponível na Netflix.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

É uma questão que depende muito de cada cidade, em locais onde os casos realmente estão controlados acho válido.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

É incrível para quem está por dentro das produções e conhece os lançamentos menores. A qualidade do cinema brasileiro realmente não é um problema, a falta de visibilidade no mercado para a maioria dos filmes é. Acho que falta oportunidade pro espectador médio conhecer produções fora do eixo Globo Filmes, por exemplo.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

 

João Miguel. Ele é maravilhoso em todos os seus papéis e sempre traz algo a mais para os filmes de que participa.

 

12) Defina cinema com uma frase:

É a arte de transformar sentimentos em filmes.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Fui numa sessão de Homem-Aranha: No Aranhaverso em que uma criança na fileira da frente passou o filme inteiro virando de 5 em 5 minutos pra mãe pra perguntar "Quando é que ele vai virar o homem-aranha?"

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Uma pérola do cinema nacional.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Pra dirigir um filme não, pra dirigir um filme bom, talvez. É bem mais fácil entender o que funciona e o que não funciona em uma obra audiovisual quando você tem um conhecimento mais expandido sobre. Não basta querer contar uma história, é preciso entender a forma como isso se transpõe pro cinema.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Acho que um que realmente me tirou do sério a ponto de não aguentar mais e passar cada minuto torcendo pro filme acabar foi Missão: Impossível 2. Eu digo isso sendo fã da franquia, que tem alguns filmes impecáveis, como Missão: Impossível - Efeito Fallout, lançado em 2018. O segundo, entretanto, é uma bomba de proporções inimagináveis, não tem qualquer tipo de substância e é só ação em cima de ação, além de reciclar um mesmo plot twist até dizer chega. Assisti em março desse ano e se me perguntar já não lembro de quase nada.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Difícil lembrar de todos para fazer uma comparação válida, mas o melhor que vi esse ano (e acabei reassistindo mais duas vezes) foi Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar. Está na Netflix e é sobre a população de Toritama, município do interior de Pernambuco, sua relação com a produção de jeans na cidade e a exploração a qual são submetidos e muitas vezes nem percebem. O documentário é muito humano, no final você sente que realmente conhece e entende aquelas pessoas. Recomendo demais.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Sim, principalmente em dias de estreia. A vez mais longa provavelmente foi assistindo Bacurau no Cinema São Luiz, no mesmo dia que Kléber Mendonça Filho e o elenco estavam lá, no andar de baixo. Acho que fiquei uns 5 minutos batendo palma, e outras pessoas ao meu redor ainda continuaram por um pouco mais de tempo.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Acho que A Lenda do Tesouro Perdido. É bem "sessão da tarde" e eu não consigo não achar divertidas essas narrativas de aventura que envolvem um monte de pistas. Se a franquia tivesse um 3º filme eu assistiria com certeza.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

CinemaBlend, os críticos tem um gosto bem parecido com o meu, então fica mais fácil escolher o que assistir.