15/12/2020

Crítica do filme: 'El Baile de la Gacela'


A beleza das descobertas da melhor idade. Com um roteiro simples e uma direção detalhista, El Baile de la Gacela é praticamente um conto urbano sobre um homem que através do amor enxerga uma nova maneira de viver a vida. Escrito e dirigido por Ivan Porras (Enrique Pérez Him também assina o roteiro) e passando pelos passos básicos da salsa, o movimento da cadeira do merengue, a intimidade do bolero acompanhamos um protagonista e seu eterno dilema que encontra solução de maneira inusitada: Qual a graça da vida se esquecemos os prazeres dela? Belo filme costa-riquenho.


Na trama, conhecemos Eugenio (Marco Antonio Calvo Coronado), um senhor de idade que anda pela vida sempre acompanhado do seu velho e eficiente radinho sintonizado em programas sobre futebol. Ele é um ex-jogador de futebol muito famoso na década de 70 que ficou marcado por uma chance desperdiçada nas épocas de jogador. Com o apoio de sua neta Marina (María José Callejas) ele frequenta uma academia de danças para terceira idade administrada por Daniel (Patricio Arenas). Com a chegada de um concurso, o protagonista fará de tudo para conseguir convencer Carmen (Vicky Montero), sua grande paixão, a dançar com ele na competição.


Todos temos uma história para contar. Um concurso, uma chance de se aproximar de um grande amor em um universo dançante e com pingos generosos de emoção. A saga de Eugenio é bem construtiva quando pensamos em relações interpessoais. Buscando, mesmo de maneira não voluntária, curar suas dores do passado e acabar com seu sofrimento de décadas, o frustrado personagem acaba envolvido em uma transformação através da sua quebra de preconceito e um melhor entendimento sobre os outros que estão ao seu redor.


Arcos finais do filme possuem mais profundidade, conseguimos nos identificar mais com o protagonista, além de Daniel e Carmen (fundamentais na transformação de Eugenio). Direto da Costa Rica, El Baile de la Gacela não é um filme fácil de encontrar mas merece ser visto. Se você dançar merengue vai se divertir, se assistir a esse filme também.