09/12/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #206 - João Antoniotti


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Sintra (Portugal). João Antoniotti já fez ginástica, judô, foi escuteiro, futebolista, bailarino, técnico de cinema e de som, bartender, guia turístico; é exímio condutor, DJ e agora também faz podcast! @sessaodameianoite (no Instagram).

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

A nível de programação talvez o cinema do CascaiShopping porque costuma ter um leque variado de filmes e géneros, e normalmente os filmes que eu quero ver.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Quando era mais novo preferia ver filmes em casa, mas tenho vindo a preferir uma sala de cinema. Houve uma situação numa sala que me marcou e fez pensar “realmente o cinema é um lugar diferente”. Foi no filme do Mr. Bean (Mr. Bean’s Holiday) em que comecei a rir numa situação em que estava silêncio completo na sala (com exceção do filme) e aí, começa o meu amigo que foi comigo a rir, e lentamente, as pessoas em volta começaram a rir também até chegar à sala toda. Basicamente, eu pus a sala toda a rir.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Não gosto deste tipo de questão por ser tão limitadora, mas talvez Martin Scorsese com O Lobo de Wall Street.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O meu filme preferido em português é o Balas e Bolinhos 3 - provavelmente.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Para mim é adorar cinema, emocionar-se com cinema, ficar excitado com cinema, ver muitos filmes e ser um conhecedor de cinema - dos seus intervenientes e histórias.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acho que sim, mas penso que não.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Espero que não, embora aceite quem ache que o cinema tem os dias contados devido ás plataformas de streaming e situações como esta que vivemos em 2020.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

TENET do Christopher Nolan.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Sim, acho que deveriam manter os horários normais.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Não sou grande consumidor de cinema brasileiro, mas do que já vi, dá para ver que se trabalha muito bem no cinema brasileiro. Recentemente vi os filmes do grupo Porta dos Fundos em que brincam com a última ceia e a paixão de cristo, e gostei bastante.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Gosto do Wagner Moura, Rodrigo Santoro e Alice Braga, são os que vou acompanhando mais, porque consumo mais filmes norte-americanos.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Um espetáculo visual, auditivo e emocional!

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

No filme Avengers: Endgame quando o capitão América pega no martelo do Thor “Mjolnir”, o cinema todo reagiu todo em êxtase. Foi uma situação muito engraçada e marcante; parecia que estava em casa a ver um filme com a rapaziada, grande cena!

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Para mim Cinderela Baiana eu entendo que é uma mulher bonita, elegante e com classe, que é também baiana; mas após pesquisa online já vi que é um filme brasileiro que não conheço.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não, mas acho que pode ajudar para a qualidade final do projeto, ou por outras palavras, é preciso ser/ter um grande intelecto para se realizar um bom filme sem ser cinéfilo.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Boa questão, assim de repente lembro-me do Solomon Kane, The Counselor e Vicky Cristina Barcelona.

 

17) Qual seu documentário preferido?

O meu documentário preferido é em série, chama-se Hip Hop Evolution.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Nunca fiz isso e acho bastante peculiar quando vejo/acontece, sem sentido pejorativo ou malicioso, acho uma curiosidade, aliás, até acho uma atitude bastante nobre.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Lord of War.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Talvez IMDB, mas consumo mais vídeos no YouTube do fandom e outras c