01/10/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #527 - Henrique Wiler


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Fortaleza (Ceará). Henrique Wiler tem 30 anos. É formado em Licenciatura em artes pelo Instituto Federal do Ceará. Também ator, escritor, pesquisador das artes dramáticas e do audiovisual, cinéfilo desde pequeno e amante de uma boa história sombria.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

A minha sala preferida é o IMAX do UCI Iguatemi aqui de Fortaleza. Foi nela onde tive a melhor experiência cinematográfica e onde pude assistir clássicos como Titanic e Jurassic Park em exibições especiais em uma tela gigante!

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Na verdade eu vou usar a minha memória emotiva de quando criança eu lembro de ter ido pela primeira vez ao cinema assistir ao filme Xuxa e os Duendes. Não é nem pelo filme em si, mas por toda experiência que foi ver tudo aqui em uma tela de cinema pela primeira vez!

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Eu tenho vários diretores queridinhos, poderia citar vários como David Fincher, Guilhermo Del Toro e etc. Mas meu preferido é Steven Spielberg, foi por conta de um filme dele que eu nem apaixonei por cinema. O filme é Jurassic Park!

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Nossa, eu amo filmes nacionais, diria fácil Central do Brasil, O Auto da Compadecida entres outros, mas quero ressaltar que meu favorito é O Céu de Suely, do diretor Karim Aïnouz!

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

 

Cinéfilo, pelo menos para mim, é poder contemplar as obras da sétima arte e sentir que elas podem transcender as telas e fazer parte de sua vida. Seja com sentimentos, com lembranças, ou até mesmo com objetos físicos como camisetas, funkos, quadros e tudo mais!

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Sim, acredito que sim! Essas pessoas devem ter todo o cuidado para selecionar cada filme a ser exibido!

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Olha, espero do fundo do meu coração que isso nunca aconteça, mas acredito que poderá haver mudanças, já que estamos avançando muito rápido na era da tecnologia!

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

O primeiro que me veio a mente foi Lado a Lado (de 1998), do diretor Chris Columbus, com a Julia Roberts e Susan Sarandon!

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

De forma alguma. Devem continuar seguindo todos os protocolos de segurança pra evitar ainda mais a contaminação do Covid!

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Bom, temos grandes diretores entregando produções cada vez mais incríveis no Brasil. Com o avanço da tecnologia e a alta demanda de roteiros para séries de tv, tenho visto que o cinema nacional está evoluindo com a forma de produção e questão textual também! Acredito que virá muita coisa boa ainda!

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

 

Gosto bastante dos filmes do Selton Melo, acho incrível! Wagner Moura também é outro monstro que explode em cena!

 

12) Defina cinema com uma frase:

Uma viagem a outros mundos!

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

A sessão de Bacurau em 2019 o público gritou e vibrou mais que em Vingadores Ultimato. Foi lindo demais!

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Um Clássico nacional atemporal!

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não necessariamente, mas é óbvio que ele deve ter o conhecimento mínimo para poder executar suas produções e assim conhecer diversas outras obras para ter como referência!

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Putz! É uma resposta difícil, mas vou dizer que foi Centopéia Humana 2!

 

17) Qual seu documentário preferido?

Olha, existe um documentário de 2002 chamado Ônibus 174, que retrata a fatídica tarde onde ocorreu um sequestro do ônibus no Rio de Janeiro em 2000. O diretor, que hoje em dia é bem conhecido por seus posicionamentos políticos, soube abordar bem o ocorrido, reunindo cenas chocantes em uma narrativa emocionante!

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Sim, Bacurau foi um exemplo!  

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Eu gosto do Nicolas, mas não vi todos os seus filmes, mas dos que vi, gostei muito de Mandy e 8MM!

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Eu acompanho o Omelete, o canal do Getro e os meninos do Trasheira Violenta e o perfil do Instacinefilos do Miro!

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Atualmente estou amando o HBO MAX, posso dizer que fica entre ele e o Prime Vídeo!