22/10/2020

Crítica do filme: 'White Lie'


Os transtornos narcisistas que não possuem limites nem empatia com o próximo. Chega do Canadá uma fita interessante sobre os valores contidos dentro de uma comunidade que são catalisados por uma mentira de uma pessoa que se faz passar por doente em estado grave. Existe limites sobre as razões e inconsequências do ser humano? Escrito e dirigido pela dupla Yonah Lewis e Calvin Thomas, White Lie é um retrato dos abusos de uma situação por uma jovem completamente perdida em seu conto nada de fadas.


Na trama, conhecemos Katie (Kacey Rohl), uma jovem que está com o cabelo completamente raspado e engajada em várias campanhas na sua comunidade para conseguir dinheiro para seus tratamentos, já que diz a todos que possui câncer. Só que nada disso é verdade, ela mente, até mesmo para sua namorada Jennifer (Amber Anderson), uma das pessoas que mais ajuda ela em todos os projetos de arrecadação. Perto de superar a marca de 24.000 dólares de doações, Katie começa a ter problemas com sua mentira quando precisa de um atestado verdadeiro sobre suas condições.


Exibido em alguns festivais de cinema pelo mundo no ano de 2019, como o importante Festival Internacional de Cinema de Toronto, White Lie nos mostra em várias camadas a personalidade perturbada e mentirosa de uma protagonista que vive intensamente seu cotidiano com o objetivo de trancar todas as saídas para sua grande mentira. O relacionamento com a namorada, por exemplo, fica em xeque quando pensamos se ela gosta dela mesmo ou a usa de alguma forma para conseguir o que quer. Com o traficante que consegue frascos de remédios com o nome dela, a relação é mais aberta e as mentiras não chegam em grande quantidade. Com o pai, talvez a grande virada da história, é uma situação de desespero pois o mesmo sabe, mesmo sem ela confessar, todas as mentiras que ela produz.


White Lie é um drama com uma linha nada tênue entre a tensão e o desespero de uma mente completamente perturbada. Destaque também para a ótima atuação da atriz Kacey Rohl.