03/11/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #161 - Rodrigo Bittencourt


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de São Paulo. Rodrigo Bittencourt tem 18 anos, é designer gráfico e um dos fundadores e administradores do Central Cine (Instagram @canalcentralcine). Apaixonado por filmes desde criança, ama tudo que vem do cinema em geral, ama estudar e analisar as tendências do mundo do cinema.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Eu tenho dois cinemas favoritos, com relação a programação e estrutura eu gosto muito do Cinemark do SP Market, mas eu vou no PlayArt Marabá sempre que posso, eu amo aquele lugar.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Acho que foi desde a primeira vez que fui no cinema, sempre amei aquele lugar desse muito pequeno, se eu não me engano o meu primeiro filme foi Ratatouille.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Eu sou apaixonado pelas obras do Christopher Nolan, com certeza um dos melhores diretores da atualidade, a intensidade, o sentimento que é passado em cada filme me fascina; o meu filme favorito dele é Inception (A Origem).

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Que Horas Ela Volta?, filme incrível, o cinema brasileiro sabe como mostrar a realidade da sociedade em diversos aspectos, esse filme mostra bem isso, assim com Cidade de Deus, Tropa de Elite entre outros, mas Que Horas Ela Volta? me tocou como nenhum outro.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser cinéfilo é amar, é sentir o cinema, não apenas assistir por assistir, é extrair cada detalhe, cada sentimento da obra em si.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

As salas de cinema obviamente são instituições privadas, e como toda instituição privada, o lucro sempre está acima de tudo, creio que entendem sim de cinema, mas lógico que pra eles é preferível um blockbuster extremamente popular do que um filme como Parasita por exemplo.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Eu quero muito, de coração, acreditar que não, mas acho que vai chegar uma hora que vai acabar sim, talvez não na nossa geração, mas vai, a popularidade do cinema vem caindo muito com o crescimento das plataformas de streaming, cada dia que passa tem mais pessoas que não frequentam mais as salas de cinema e preferem o conforto de suas casas.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Passaria o dia indicando aqui, mas vou indicar Watchmen, sei que é um filme bem conhecido entre muitos, mas não é tão popular quanto merece ser

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Eu não digo que deveria abrir somente após uma vacina, mas sim com um sistema eficaz que posso conter a aglomeração e ainda assim manter o conforto o máximo possível, mas se isso só for possível através de uma vacina, que seja.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Na minha humilde opinião, a qualidade do cinema brasileiro é ótima porém limitada e infelizmente pouco valorizada.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Eu não tenho um artista brasileiro favorito a esse ponto, mas gosto muito da atuação do Wagner Moura nos filmes.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Uma maneira diferente de ver o mundo.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema

Um cara meio chapado entrou na sala e começou a gargalhar por qualquer coisa que acontecia no filme, foi muito engraçado.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Pior que isso, só o "Santana, acabe com ela!" Hahahaha mas é um classicão trash do Brasil, temos que admitir.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não necessariamente, mas é importante em questão de aprendizado, se inspirar em algumas obras sempre é um bom caminho para uma boa qualidade, mas não acho que seja algo totalmente necessário.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Vish tem vários, não dá pra escolher um só.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Não acompanho muito esse gênero, mas curto bastante os documentários sobre guerras.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Muitas vezes

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

A Lenda do Tesouro Perdido.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Omelete, AdoroCinema e Observatório do Cinema.