15/11/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #179 - Gabriela Barbossa


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, paulista. Gabriela Barbossa tem 23 anos, formada em Marketing, trabalha com comunicação e marketing, além de fã de cinema, aprecia bons livros e boa música. Viciada em sebos e colecionadora de DVD. Criadora do Instagram @overdosefilmes

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Na minha cidade, tem apenas Cinemark e Cinépolis, mas, na cidade vizinha tem a Petra Belas Artes, que é maravilhosa, tem uma curadoria fantástica, com muitos títulos que são totalmente fora do circuito "blockbuster" e que você dificilmente encontra disponível na programação dessas citadas acima.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Com certeza Clube da Luta. Lembro até o momento: Estava passando na TV aberta e eu parei para assistir e realmente prestar atenção. Ao final, pensei: quero saber agora quem fez isso.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Difícil pergunta rs, mas vou responder com o que eu mais tenho curtido ultimamente, o Yorgos Lanthimos, meu filme preferido dele é O Sacrifício do Cervo Sagrado.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Amarelo Manga. Acho sincero, real e tããoo brasileiro. As atuações são fantásticas e as histórias contadas nos prendem de tal forma...

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É querer viver o pós-filme. É ir atrás de mais coisa, querer saber detalhes, mergulhar na história e na mente de quem está por trás dessas grandes ideias.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não, não acredito. Os cinemas hoje estão preocupados em atrair público, a programação é feita de novidade, títulos atrativos e com maior chance de lotar salas. A única função dessas pessoas é estar atenta aos grandes filmes do momento.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Muito difícil pensar no futuro dessa forma, não é? Quem diria que as locadoras fechariam? Ou que poderíamos ver filmes no celular enquanto estamos no metrô? É muito incerto, mas acredito que não, pois ainda é uma indústria que move muito dinheiro e é importante para as premiações, como uma etapa, o filme deve ser exibido em cinemas, mas tudo pode mudar rs, resumindo, não sei, espero que não.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Cidades dos Sonhos do David Lynch, conheço muita gente que desistiu no meio... gente, vê até o fim mano.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Acredito que com os cuidados necessários sim, da parte do cinema e dos visitantes, claro. Mas acho que eles não deveriam trazer grandes novidades agora, pois pode atrair um público muito grande e aí teria aglomeração. Acho ótimo alguns cinemas estarem passando clássicos.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Nós evoluímos, sem dúvida, mas ainda é um cinema que precisa se desenvolver e crescer muuuito, mas para isso, precisamos que o público brasileiro, consuma títulos nacionais, vá ao cinema para ver filmes nacionais, e não só os de comédia.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Tenho um carinho grande pela Fabiula Nascimento. Gostaria de vê-la em mais papéis grandes e importantes.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Visão.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Huum, não me lembro de nada, minhas visitas tem sido bem normais.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Um trash delícia do cinema nacional.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não necessariamente, mas ter bagagem de fã é importante, Tarantino que o diga.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

O pior da vida...não sei, mas tem o pior que eu vi nos últimos dias Milf da Netflix.

 

17) Qual seu documentário preferido?

No momento, The Punk Singer.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Sim rs, em Harry Potter.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Adaptação do Spike Jonze.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Gosto muito do Plano Critico.