27/11/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #193 - Verônica Cysneiros


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, do Rio de Janeiro. Verônica Cysneiros é uma moça que não é crítica de cinema, quem sabe um dia, mas que ama cinema, ama ler sobre cinema e ama falar sobre cinema.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Com a Pandemia não tenho ido aí cinema, mas as minhas preferidas são o Cinesystem do Américas Shopping (proximidade com a minha casa e salas super novas, o som de lá e incrível) e Kinoplex Rio Sul (próximo do meu trabalho e salas Vip). Ambos os cinemas têm uma boa seleção de filmes. Tem também os Estações Botafogo, com filmes mais alternativos, mas pecam por serem salas que atacam a minha rinite... rs

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

O primeiro filme que lembro de ter visto foi Fantasia. Mas a nível de pensar o cinema como cinema acho que foram Twister, Titanic e mais tarde Avatar com a introdução do 3D.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Que pergunta difícil! Hahahahahaha Hoje respondo David Fincher com Seven.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Cidade de Deus. Ele é perfeito de história, edição, direção, elenco. Aliás, Cidade de Deus é também resposta para a pergunta 2. Até aquele momento eu não sabia ainda que podíamos ter filmes brasileiros tão bons assim.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Além de gostar de ver filmes, acredito que é também gostar de saber sobre cinema. Sobre os diretores, roteirista, quem fez a fotografia, a edição. Ficar ligada nas premiações e festivais. E saber tanto o passado, o presente e o futuro dos filmes. Ou seja saber a história e o que será lançado também. E ver pelo menos também uns 4 filmes por semana. Isso em semanas ruins ok? rs E ter muito prazer nisso.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não, a maioria visa bem o circuito comercial e não abre muitos espaços para produções mais independentes, exceto quando estão indicadas ao Oscar, por exemplo. Outra coisa que percebi há um tempo: muitas pessoas escolhem o filme na hora. Percebi isso com um grupo de amigos. Quando eu vou ao cinema, já saio / saía com o filme em mente. Mas eventualmente saio / saía com um grupo de amigos e às vezes decidíamos ir ver um filme depois de almoçarmos. Eles quase nunca sabiam o que estava em cartaz, olhando apenas na hora para a programação.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não. O cinema é um evento social. Além disso, nenhuma tv por maior que seja substituirá a imagem e o som de uma sala de cinema.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Ponto Cego / Blindspotting, citei esses dias na minha IG.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Complicado. Eu trabalhei 15 anos com eventos, que assim como o cinema sofreu demais com a paralisação das atividades. Quando falo cinema, refiro-me tanto as produções quanto as salas. Mas ao mesmo tempo acho que o Corona se alastra com muita facilidade. E é uma doença muito perigosa. Uma sala de cinema é um ambiente muito propicio para isso. Vi alguns vídeos de salas que explicavam como seriam as normas de segurança, mas não fui convencida. Os filtros de ar são bactericidas. Mas estamos falando de um vírus não? Além disso, pessoas estão autorizadas e comer, o que pra mim significa sem máscaras. Assim, eu escolho voltar aos cinemas apenas depois de uma vacina.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Muito bom! Bacurau e A Vida Invisível são obras primas. As produções para a TV e streaming também caminham para o mesmo lado, Bom Dia Verônica foi uma das melhores séries que vi nos últimos anos. Assinei junto com a Disney Plus a GloboPlay e quero dar um maior espaço para as produções nacionais. Tenho dado, mas ainda acho pouco, preciso aumentar esta quantidade. Há uns dois anos tive a oportunidade de assistir ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Vi a Fernanda Montenegro de pertinho! Hahahahahaha E foi um clima tão bom.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Pode ser diretor? Daniel Rezende, sou fã! Mas se precisar ser ator, a Fernanda Montenegro eu acho que é garantia de qualidade em qualquer produção!

 

12) Defina cinema com uma frase:

cinema é arte, é entretenimento, é ensinamento, é amadurecimento, é transposição para outras realidades, faz parte da minha vida.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema.

 Já expulsei uns 10 pré-adolescentes que estavam fazendo algazarra. Se eu vou em uma sessão à tarde e em um filme pipoca, eu sei da probabilidade de terem gritos e bagunça. Agora se eu vou em uma sessão às 22:00 para ver Casamento Grego, aí eu não sou obrigada. Após vários shhhhhh sem sucesso, saí da sala já mandando um quero falar com o gerente. Chegou o gerente. Repeti que eu não era obrigada as 22:00 ter aquele pessoal gritando no meu ouvido, que eu só queria relaxar após um dia de trabalho. E perguntei ainda onde estava o responsável por aquelas crianças e se eu teria que reclamar com o juizado de menores. O grupo foi convidado a se retirar.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

E eu que achava que o Cigano Igor era um ator ruim. Mas a Carla Perez se superou.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não são? Sempre achei que fossem! Sempre tive a ideia que para se fazer cinema é necessário amar o cinema e se você ama o cinema, vai consumir filmes. Então acho essencial sim gostar e consumir muito cinema (ou séries que seja) para ser um bom diretor.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Cats. Era A Reconquista, mas Cats conseguiu se superar. Nada ali salva. Fotografia ruim, direção de arte ruim e sem uma escala definida, atuações horríveis, roteiro inexistente. As músicas são bem chatas também, mas aí já é um problema que vem do musical.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Acho que Honeyland, achei de uma sensibilidade impressionante. Teve um do Michael Moore que eu vi há muitos anos por acaso na GNT, não me lembro o nome, mas ele terminava com um depoimento do CEO da Nike da época que me fez parar de consumir a marca. Então, esse também me marcou.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Olha, confesso que acho isso meio ridículo a não ser que a equipe do filme esteja presente, neste caso as palmas seriam direcionadas a eles. Mas já me empolguei uma vez com a galera e aplaudi Vingadores Ultimato. Justo um filme de parque de diversões... Hahahahahahaha Mas eu gosto de filmes de parques de diversões também!

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

A Rocha, essa foi fácil!!! Amo A Rocha. Me julgue!

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Plano Crítico, os textos dos caras são muito bons!