01/12/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #198 - Fábio Raimundo


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo e colecionador de filmes. Fábio Raimundo tem um canal no Youtube onde apresenta as edições de filmes da sua coleção particular e um perfil pessoal no Instagram na qual posta fotos sendo a maior parte delas da sua coleção de filmes.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

A minha sala favorita é do cinema Cinépolis. As salas são bem confortáveis, os filmes em cartazes são variados e oferecem sempre opções com os filmes legendados.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Ainda na infância eu fui ao cinema com familiares e amigos e desde desse dia notei que o cinema de fato é um local diferente. O primeiro filme que eu assisti no cinema foi O Casamento Dos Trapalhões.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

O meu diretor favorito é Dario Argento e o meu filme favorito dele é Suspiria.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O Homem Do Futuro. Vejo como um filme de muita qualidade e trabalha bem a questão da Ciência e Tecnologia abordada no filme. Gosto do elenco e das atuações.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É sentir a magia de poder imaginar estar em vários locais e vivenciar inúmeras situações sejam elas mais atípicas ou até mesmo situações que são muito comuns em nosso cotidiano quando estamos acompanhando o desenrolar das histórias dos personagens nos filmes.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não. Os cinemas hoje estão em shopping centers e muitos deles apresentam uma programação com filmes em sua grande maioria para uma grande massa. Nada contra isso, porém eu gosto de filmes em que a história me prenda do início ao fim, não necessariamente com uma grande quantidade de explosões na tela os inúmeros sustos que se tornam cansativos e repetitivos.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acredito que não. Tirando a pandemia, enquanto estávamos vivendo normalmente os cinemas sempre geram um grande lucro. Hoje em pleno 2020 com a pandemia muitos estúdios estão lançando muitos filmes em mídia Blu-Ray no Brasil por exemplo de filmes que a dois ou até mesmo três anos atrás só haviam sido lançados em DVD. Acredito que o streaming e os cinemas vão permanecer bem firmes por muito tempo.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram, mas é ótimo.

O Fantasma Do Paraíso de Brian De Palma, não ouvi falar muito dele, porém é ótimo. É uma homenagem ao Fantasma Da Ópera, porém com uma trilha sonora levada para o rock n roll.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não. Ainda vejo como algo arriscado. Por mais que os cinemas tomem todas as precauções necessária para que os frequentadores possam ficar em segurança vejo como mais cauteloso reabrir os cinemas após a vacina.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O cinema brasileiro tem se destacada muito bem no cinema de gênero, atualmente tivemos ótimos filmes lançados como Bacurau, O Animal Cordial, As Boas Maneiras, Morto Não Fala, mas infelizmente boa parte do pública ainda tem muito preconceito com o cinema nacional, já dizem que não presta antes mesmo de assistir ao filme.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Selton Melo.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Realmente é a sétima maravilha do mundo, a sétima arte.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema.

A vibração do público na sala em que eu estava assistindo Vingadores Ultimato foi emocionante ver a galera vibrando com os Vingadores e se emocionando com os reencontros dos personagens até então perdidos em Vingadores Guerra Infinita. Sempre que eu revejo Vingadores Ultimato em casa eu me lembro da sessão lotada do cinema, foi algo mágico mesmo.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras......

Gosto de filmes de Terror Trash, mas Cinderela Baiana passa dos limites, para mim não é algo assistível rsssss

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Acredito que quando o diretor é cinéfilo você tem uma doação maior por parte de quem dirige o filme sendo doada ao projeto. James Cameron e Christopher Nolan são diretores que se preocupam muito com a qualidade dos seus filmes tanto no quesito som e imagem. Isso é muito claro por exemplo quando os filmes destes dois diretores são lançados em mídia física.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

A Forma Da Água

 

17) Qual seu documentário preferido?

 

Cinemagia A História das Vídeo Locadoras de São Paulo.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão? 

Não, mas estive na sessão de IT Capítulo 1 e o grande grupo que estava no fundo da sala aplaudiu a cena do beijo entre Bill e Beverly.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

60 segundos.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

O site do Getro, gosto bastante do canal dele no Youtube.