01/12/2020

Pausa para uma série: Absentia – 1ª Temporada


O desespero de uma nova vida dentro de uma mesma realidade. Protagonizada por Stana Katic (Castle), Absentia tem um dos roteiros mais complicados das séries de mistérios com tiro porrada e bomba da atualidade, mesmo assim coloca uma pulga atrás da orelha do espectador pois os episódios da primeira temporada parecem a todo tempo nos fazer várias perguntas que obviamente surgem entre em uma revelação e outra, deixando a icógnita se teremos respostas ao fim dessa jornada. Uma agente do FBI, um sumiço de anos, uma frenética volta ao convívio aos seus conhecidos e o paradigma das escolhas, isso tudo dento de um background de um assassino misterioso. Pra quem gosta de maratonar uma série com muitas surpresas, Absentia pode ser uma boa dica.  Tem na Amazon Prime.


Nessa mistura de drama pessoal com suspense e ação, acompanhamos a trajetória de uma agente do FBI chamada Emily (Stana Katic) que sumiu por longos seis anos sem ninguém ter muita noção de seu paradeiro até que um certo dia ela reaparece dentro de um tanque cheio de água, onde é salva por Nick (Patrick Heusinger), agente do FBI e seu marido que agora é casado com Alice (Cara Theobold). Após alguns dias e com a imprensa em cima dela, Emily só deseja tentar aos poucos se reaproximar do filho Flynn (Patrick McAuley). Mas tudo muda quando passa a ser a principal suspeita de uma série de assassinatos que estão ligados ao tempo em que ela esteve trancafiada por um misterioso bandido.


Por mais confusão que seja, há uma boa amarração nessa trama que deixa o espectador com os olhos vidrados na tela em busca de respostas as constantes surpresas que os dez episódios da primeira temporada nos trazem. A família acaba trazendo uma série de grandes surpresas pra a protagonista, seja na figura do traumatizado irmão Jack (Neil Jackson), da influência do pai Warren (Paul Freeman) e o não saber lidar com a situação do retorno dela como é o caso de Nick. Há tempo para o drama mas tudo acaba sendo interligado pelo mistério do que realmente aconteceu com Emily durante os seis anos que ficou sumida. Ela é a heroína? Ela é a vilã? Só posso dizer que para tudo há interpretação do próprio espectador.  Que venha a 2ª temporada.