14/03/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #312 - Lucas Ribeiro


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Parnamirim (Rio Grande do Norte). Lucas Ribeiro tem 21 anos, admira bastante os filmes do Christopher Nolan e adora o filme nacional Saneamento Básico.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Não tenho uma sala preferida, mas admiro quando uma rede de cinema consegue distribuir bem filmes blockbuster com os considerados mais artísticos e elegíveis à premiações. A grande maioria não o faz.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Eu não tenho uma lembrança de um filme específico, mas de certos momentos, de diversas experiências (quase sempre envolvendo nostalgia), como algumas músicas do filme Enrolados, o live action de A Bela e a Fera... Disney fez bastante parte desse momento, de encantamento do cinema.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Acredita que não tenho um diretor favorito? Por muito tempo tive dificuldade em associar o autor de sua obra, só até recentemente ando melhorando essa habilidade. Mas admiro bastante os filmes do Christopher Nolan (apesar de não ter visto todos), em especial A Origem.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Escolher um filme favorito é sempre um desafio, acho super difícil me ater a um só, mas tenho um carinho grande por Saneamento Básico. Uma obra sobre amadores tentando fazer um filme de ficção, e os comentários e piadas vindos disso... eu adoro, recomendo demais!

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Percebo que para muitos, está diretamente relacionado a quantos filmes cults/clássicos a pessoa já viu, ou o quão refinado é o seu gosto, mas pra mim é muito simples: Se você é alguém que gosta de cinema, se sente atraído pela história que assiste (as vezes até de maneira íntima), e se envolve com os personagens, você é um cinéfilo! Por que não?

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

 Se estamos falando do ponto de vista estratégico lucrativo e consumista do cinema, então sim! Para muitos, são negócios, e apenas isso. É muito mais fácil encontrarmos salas que estejam exibindo Vingadores e Mulher Maravilha, por exemplo, do que Parasita. É a questão da oferta e demanda, infelizmente. (Não estou dizendo que o filme X é melhor que Y, mas as coisas são como são).

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Dificilmente. Enquanto houver pessoas que estejam dispostas a pagar, eles continuarão existindo. Especialmente após a pandemia, em que muitos (inclusive eu) não veem a hora de voltar às salas com amigos e familiares.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

O convite (The Invitation) disponível na Netflix, fala sobre um cara que recebeu um convite da ex pra jantar em sua casa, com alguns amigos em comum, mas começa a questionar coisas estranhas que começam a acontecer. Confesso que não estava dando nada, e achava que ia ser uma comédia. Mas fui muito surpreendido por uma narrativa cativante, que enaltece a atenção aos detalhes, e prova com muito sucesso que não é necessário um orçamento gigantesco para um filme ser bom. Basta ser bem escrito!

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não. É uma decisão radical mas acredito que qualquer coisa que possa ser feita para diminuir o número de casos e contaminação, deveria ser feita! Mas seria uma ótima oportunidade para a volta dos drive-ins, por serem ao ar livre e terem a capacidade de promover o distanciamento seguro.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Graças aos serviços de streaming, mais oportunidades foram proporcionadas para que o audiovisual brasileiro entrasse de cabeça em gêneros até então pouquíssimo explorados, como terror, suspense e ficção. A tendência é que cada vez mais portas sejam abertas para os produtores de conteúdo.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Infelizmente não tenho um, mas admiro muito o trabalho do Leandro Hassum, já vi diversos filmes dele e a atuação me agrada bastante.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Experiência.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Estava eu e algumas amigas prontos para assistir Invasão Zumbi no cinema, e durante os primeiros 20 minutos notamos o áudio incrivelmente baixo, mas tentamos ignorar. Pouco tempo depois o filme parou e anunciaram que iam tentar concertar, no fim das contas a sessão foi cancelada e recebemos o dinheiro de volta. O dia terminou comigo terminando a pipoca no Uber na volta pra casa haha.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Aleatório (Nunca assisti, mas pelo pouco que sei o roteirista tem criatividade pra dar e vender).

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não acho que deva ser um requerimento obrigatório, mas claro que um cinéfilo vai ter uma visão mais íntima e aprofundada do filme que está sendo feito e do que pode significar para a audiência (ao menos, deveria).

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

É muito difícil eu achar um filme “o pior já feito” sabe? Mas alguns que lembro ter tido uma experiência horrível foram Entre Realidades, da Netflix (ou Horse Girl) e Hereditário.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Se chama Bullying, até alguns anos atrás estava na Netflix, mas não sei onde se encontra agora. É uma obra muito emocionante sobre crianças e adolescentes de diferentes partes dos EUA lidando ou relatando suas experiências com o bullying, e como isso mudou suas vidas e dos pais.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão? 

Boa pergunta... provavelmente sim, mas não lembro qual. Acho que quando era criança. Mas lembro de gritar quando um filme acabou, isso com certeza.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Não me recordo da última vez que assisti um filme dele, mas Kick Ass foi muito legal, apesar dele não interpretar o protagonista, causou uma impressão e tanto.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Não tenho o hábito de ler sites de cinema, mas acompanho algumas páginas no Instagram e canais no YouTube.