03/05/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #403 - Melqui Rodrigues


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Brasília. Melqui Rodrigues tem 30 anos, é ator de Teatro e TV, escritor/ roteirista, modelo comercial e youtuber.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Bom, eu gosto muito do Multicine, aqui onde eu moro eles têm as melhores salas de cinema da região, são bem amplas e poltronas confortáveis. Geralmente nas salas de número 1 eles colocam os grandes lançamentos e também os filmes em 3D.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Com certeza Pânico. Essa franquia foi a que literalmente me fez me apaixonar por cinema.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Tenho alguns diretores favoritos, mas atualmente o que eu mais gosto é o James Wan e com certeza seus filmes Invocação do Mal 1 e 2 são meus favoritos.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Com certeza Minha Mãe é uma Peça, não sei dizer o motivo específico, mas eu gosto muito desse filme, já assisti umas 10 vezes e sempre dou muitas gargalhadas, é um filme delicioso de assistir.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É ter paixão pelo cinema em si. Não só por filmes, mas também como séries e outros produtos televisivos.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Pra ser franco "Não".  Eles literalmente fazem programação para atender com mais prioridade o público que consome esse tipo de conteúdo.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Espero sinceramente que não, mesmo com todo o reboliço da pandemia que obrigou todas as salas de cinema fecharem e o crescimento dos streamings... Acredito que os cinemas ainda terão uma longa jornada pela frente e espero sinceramente que isso nunca acabe.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Cidade das Sombras com Saoirse Ronan, eu nunca vi nenhuma outra pessoa que tenha assistido esse filme e eu particularmente gosto muito dele.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Sim e não. Eu acho que se seguirem os protocolos de segurança conformem deve ser feitos, não vejo problema. Mas tem pessoas que infelizmente não respeitam isso, e por causa delas, muitos cinemas ainda não abriram.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Eu vejo que o cinema brasileiro têm melhorado muito, mas infelizmente o Brasil continua dando prioridades a outros produtos como novelas, realitys e afins... Isso infelizmente até atrasa a evolução do cinema nacional.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Com certeza o Paulo Gustavo, os filmes dele são ótimos.

 

12) Defina cinema com uma frase:

PAIXÃO.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Eu não tenho grandes histórias que eu presenciei dentro de um cinema, mas talvez a mais engraçada foi uma vez que um amigo meu e eu fomos assistir Atividade Paranormal 3. Então o pessoal estava um mix de medo e risadas dentro do cinema, principalmente a galera do fundão.

 

Então teve uma hora que alguém fez o sinal de "xiiu" e um deles se levantou da maneira mais hilária da vida dizendo: "OXE, EU PAGUEI ESSA PORCARIA PRA EU GRITAR NA HORA QUE EU QUISER E ME CAGAR DE MEDO".

 

Confesso que eu ri tanto que o filme de terror passou pra uma comédia, foi muito hilário kkkk.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Não vi e nem verei kkkkk.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Eu acho que é um conjunto, diferente da maioria das profissões, não há como trabalhar com cinema sem gostar de cinema. É uma profissão que a gente realmente precisa ter paixão. É a mesma coisa de alguém se formar em culinária e não saber cozinhar, então eu acredito que antes de se tornar diretor, a pessoa se torna cinéfila.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Vingadores Ultimato. Tenho repulsa só de pensar.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Universo Anime. É o único documentário que eu de fato gostei.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Com certeza. Quem nunca? kkkk

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

A Outra Face.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

CinePop.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Apesar de ultimamente eu tenho visto muito na Amazon Prime, a Netflix continua sendo o streaming que eu mais utilizo.