09/07/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #469 - Renata Carvalhosa


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, do Rio de Janeiro mas morando em Porto (Portugal). Renata Carvalhosa tem 33 anos. Formada em Administração, com MBA em Gerenciamento de Projetos, criou o perfil @medacincominutinhos no Instagram para extravasar a necessidade de falar sobre cinema, que até o momento só tinha a atenção da sua cadelinha Kimi. Sendo ex-enxadrista atleta, tem como hobby para a memória, decorar nomes dos atores e os filmes/séries que fizeram para encontrar papéis antes da fama e esquecidos do grande público, e conexões entre atores que já trabalharam anteriormente. Então sigam o perfil @medacincominutinhos para saber de curiosidades, críticas e listas de filmes e séries!

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Aqui em Portugal os cinemas são bem similares nas programações, normalmente lançamentos que ficam por bastante tempo em cartaz.. mas gosto muito dos Cinemas NOS (é uma empresa de telefonia), pois eles tem mais horários disponíveis e também um intervalo no meio do filme.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Foi o meu primeiro filme, que vi com uns 6 anos, que foi A Família Addams 2, estava tão acostumada com aquela telinha de tubo, que quando vi a grandiosidade da tela grande, apaixonei!

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Nossa, que difícil!! Tenho vários... rs. Vou com o Nolan, porque adoro os filmes fora da caixa dele, como Amnésia, A Origem, e o meu favorito é O Grande Truque, pois é uma história bem fechada, mas os plots dão discussões até hoje!

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Lua de Cristal, pela... brincadeira! Pra mim, o Que Horas ela Volta? tem uma sensibilidade incrível ao mesmo tempo que mostra cruamente a relação entre as classes, principalmente porque não são tão discrepantes quanto mostram nas novelas; são a mesma classe (classe média), mas um lado se acha "melhor", porque está no extremo acima.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Para mim é imergir no filme, sentir o que os personagens estão sentindo, decifrar aos poucos a história que tá formando bem diante dos olhos e criar o senso crítico, com a experiência, pra analisar a mensagem que o filme passa.. e, acima de tudo: se divertir quando a obra pede isso!

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acredito que já há algum tempo os cinemas mais comerciais fazem a programação baseada nos filmes que irão ter maior público para cobrir os custos de manutenção das salas, do shopping, das distribuidoras, lucros... No RJ existiam muitos cinemas que não exibiam filmes mainstream, mas que foram fechando aos poucos...

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Espero que não, pois além de ser uma das opções mais democráticas e seguras (fora pandemia) de divertimento, o ambiente de imersão é muito maior que quando assistimos um streaming em casa, onde até o vizinho resolve fazer uma obra quando assistimos o filme que estávamos loucos pra ver.

 

 

 

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

As Loucuras de Dick e Jane, acho que muitos só conhecem o Jim Carrey do Máscara, Ace Ventura, Débi e Lóide, mas o humor dele tá muito mais afiado nesse filme! Tem muita comédia física (que ele é um dos expoentes nisso), mas as críticas sobre o colapso na economia de 2008 são na medida pra pensar em como as empresas (e principalmente seus donos) descartam sem pestanejar os funcionários.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Aqui em Portugal reabriram as salas no final de abril, quando a vacinação ainda estava concentrada nos maiores de 60 anos (somente agora, em junho, chegamos à população 40+) e, mesmo com o cumprimento das normas, a discussão foi grande se era realmente necessário sem a imunização mínima de rebanho.

 

Eu sei das notícias do Covid-19 no Brasil somente pelos meus parentes e amigos, evito os noticiários, então acredito que pela instabilidade que o cenário brasileiro ainda tem com relação ao controle da doença, infelizmente não acho que seja hora de reabertura das salas.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O cinema brasileiro tem uma capacidade enorme de se reinventar e ser criativo de diversas formas, já não somos mais o país que só entrega pornochanchada dos anos 70, a violência dos 90/00 ou comédias rasas... infelizmente o cinema brasileiro não tem o devido reconhecimento e investimento internos e mesmo tirando leite de pedra consegue entregar obras originais como Bacurau e sensíveis como Aquarius.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Wagner Moura é, definitivamente, uma das maiores potências brazucas, consegue transitar muito bem desde comedias como Saneamento Básico - O Filme, até Sérgio, que é um filme mais intimista.

 

12) Defina cinema com uma frase:

É um lugar onde finalmente podemos deixar as máscaras da sociedade cair.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Eu, meu marido (então namorado na época) e mais 3 amigos fomos assistir à Maratona Odeon em 2009 e um dos três filmes foi Veronica Decide Morrer. Como a Maratona era varando a madrugada e, durante os intervalos dos filmes, saíamos para beber, voltamos para ver o Veronica umas 2h da manhã e, mesmo sendo um filme sensível, o clima era tão de zoação, que depois de muitas cenas da personagem principal demonstrando interesse sexual em um dos internos da instituição, alguém gritou no meio de uma cena dela desnuda com esse interno tocando piano: "COME ALGUÉM, COME O PAULO COELHO PELO MENOS!!", e o cinema foi abaixo na risada.. A pessoa que gritou foi o meu marido.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Uma obra incompreendida que, em 2050 será cult.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Penso que não, pois é um trabalho bem exaustivo, selecionar todas as equipes, fazer a decupagem e muitos diretores se mantém bem técnicos e entregam obras ótimas! Seria de se esperar que sim, já que precisa ter sensibilidade, olhar crítico e imersão tanto na obra, quanto em outras referências pra transmitir a mensagem para o espectador, mas alguns diretores são bem fechados na própria obra não tem problema com isso.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Seria difícil responder se a Netflix não tivesse lançado 365DNI no ano passado...rs. Creio que não precisa de mais explicações pra dizer o porquê que esse filme é horroroso em todos os sentidos! (Exceto cenários na Itália ).

 

17) Qual seu documentário preferido?

Sempre tive uma perna inteira na era analógica, então tudo que mostra como as relações humanas são afetadas pelas redes sociais, como estamos cada vez mais perdendo o poder de análise crítica, a percepção à nossa volta e "preguiça de pensar" por conta disso. Para mim, o Dilema das Redes é um documentário incrível em como somos cada vez mais zumbis por causa nossos telefones.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Sim! A primeira vez foi com Titanic, que foi uma excursão escolar e também na pré-estreia de Reza à Lenda, onde teve um bate-papo com os atores. Mas sempre bato palmas mentalmente para filmes que me emocionem ou surpreendam.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Nicolas Cage é um ator muito intenso, não se pode dizer que ele não se joga nos papéis!!! Mas, Senhor das Armas é definitivamente o melhor filme pela condução da história, e a atuação dele e do Jared Leto seguram a tensão até o fim.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Leio muito o Cinema em Cena desde muitos anos, passei a acompanhar o Omelete e o Adoro Cinema e, agora acompanharei o Guia do Cinefilo!

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Eu consumo muito a Netflix, tanto para filmes e séries, mas o catálogo português é muito defasado nas estreias que o brazuca, por exemplo, estou esperando Fuja até hoje..