08/09/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #513 - Douglas Augusto


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo de Manaus (Amazonas). Douglas Augusto tem 22 anos. É Acadêmico de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, apaixonado por animações e principalmente as que são do estúdio da Pixar, tem um Podcast semanal chamado Sério de Leve, pra falar de assuntos sérios de um jeito leve (ou não!). Instagram @douglasaugsto

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Acredito que o Playarte do Manauara Shopping, é o que acaba tendo mais opções de assistir um filme legendado.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Acredite ou não foi Scooby Doo, os live actions de 2002 e 2004, eu lembro que achava tão real e eu acreditava que eles tinham realmente conseguido adestrar um cachorro a ponto dele falar haha toda essa ilusão quando eu era criança foi simplesmente mágico, eles deram vida ao meu personagem favorito, e eu pensava: tudo é possível através dessa tela.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Sou completamente apaixonado pela mente do Tim Burton, A fantástica fábrica de chocolate é um dos meus favoritos dele!

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Pra tentar seguir na mesma vibe de animações, eu vou trapacear um pouco e dizer um desenho nacional, Irmão do Jorel! Uma produção f0d@ demais, eles colocam o melhor da cultura brasileira e com certeza isso vai trazer muita visibilidadede de fora pra cá, animação tem ganhando bastante espaço na tv fechada e na Netflix.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É uma pessoa que encontrou no audiovisual uma forma de se entreter, emocionar, rir...

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acredito que por pessoas que visam o lucro, o filme que mais vender ganha mais tempo na programação, mas quando há filmes que fogem de tudo que está sendo colocado em cartaz, a gente vai assistir? Ou também assistimos o mesmo tipo como todo mundo?  Acho que é um problema com mais de um lado.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Eu espero que não, mas eles precisam se reinventar urgentemente.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Uma Cilada Para Roger Rabbit, é um filme incrível de 1988, mistura desenhos e humanos de uma forma singular, ainda mais pra essa época.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Absolutamente não! Só fui ao cinema depois da primeira dose da vacina, e isso é o mínimo, espero que todos tenham consciência e saibam esperar o momento.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Muito boa para o pouco que é investido! Brasileiro ama um bom filme, mas o apoio pra atores, diretores, roteiristas e todas as funções que são essenciais para um bom longa acontecer são baixíssimas.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Com certeza era o inesquecível Paulo Gustavo, a perda dele para o cinema brasileiro é imensurável.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Verdades do mundo através da ilusão de uma tela

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema

Um cinema inteiro soluçando vendo Toy Story 3, e definitivamente tinha poucas crianças na sala haha

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

This represents brazil more than soccer and samba.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Pera, isso e possível? Um escritor que não é leitor? Um jogador de futebol que não ver jogos? Acho que pelo menos os filmes dentro do seu "estilo de cinema" você deve acompanhar.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Pior da vida é difícil, mas um dos últimos que eu vi é tentei umas 4/5 vezes terminar de assistir foi o live action de O Rei Leão, eu juro que tentei, mas é simplesmente monótono, uma pena.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Walt Antes de Mickey, pra quem ama a Disney e esse homem como eu, esse documentário é um prato cheio.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Não que eu me lembre, quando eu gosto muito de um filme eu acabo chorando ou com aquela sensação de "a partir de agora vou mudar o mundo" haha.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Não me odeiem, mas não acompanho muito o Sr. Cage haha MAS ele dublou um personagem de uma animação que gosto, The Croods, isso conta? Espero que sim haha

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Acabo acompanhando mais o CinePop pra me atualizar em geral, e sigo os canais Imaginago e Jéssica Ballut que falam mais sobre animações.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Com certeza DisneyPlus! Ainda há muito o que ser adicionado, mas pra quem gosta de animações mais clássicas da disney é simplesmente espetacula.