04/03/2022

Crítica do filme: 'Sem Saída' (1987)


As verdades que camuflam os fatos. Baseado na obra The Big Clock de Kenneth Fearing, No Way Out, no original, é um filme repleto de suspense onde temos que esperar até a última cena para descobrir os verdadeiros mistérios de uma trama com alta carga de ação onde subtramas escondidas acabam ditando o ritmo dos conflitos dos personagens. Dirigido pelo cineasta Roger Donaldson, lançado em janeiro de 1988 nos cinemas de todo o mundo, o filme é um do ótimos, e poucos falados, filmes de suspense dos anos 80. Protagonizado por Kevin Costner e Gene Hackman.


Na trama, conhecemos Tom (Kevin Costner), um comandante da Marinha norte-americana, boa praça, que em uma festa acaba conhecendo Susan (Sean Young) por quem se apaixona perdidamente. Só que ela é amante do Secretário de Defesa David Brice (Gene Hackman) pra quem Tom irá trabalhar, por intermédio de um colega dos tempos de estudos navais Scott (Will Patton), após se destacar em um resgate num navio em alto mar. Esse triângulo amoros acaba virando tragédia quando David mata Susan o que resulta em uma caçada a um assassino que já existe mas que insiste em ser intocável levando Tom até uma investigação com o relógio contra ele.


O roteiro se destaca pelas mudanças nas perspectivas, o que trazem ao espectador a possibilidade de um entendimento de 360 graus sobre as ações e os conflitos que os personagens atravessam nesse filme de suspense. Dependendo de qual perspectiva acompanhar vai percebendo que o filme se caminha para uma longa partida de xadrez, onde assassinato, política e amor se entrelaçam dentro de paralelos.


Os personagens se veem em diferentes conflitos que convergem no mesmo ponto intercessor. Após a apresentação das peças desse grande labirinto instaurado, dentro de um ambiente, uma central de inteligência num dos prédios mais seguros dos Estados Unidos um arco eletrizante nos deixa sem conseguirmos piscar para não perder nenhuma informação. A cereja do bolo, o uso do plot twist, deixa pasmo o público com as revelações surpreendentes e muito bem escondidas no ótimo roteiro.