09/11/2024

Crítica do filme: 'Nascida para Você' [Festival de Cinema Italiano 2024]


Circulando com muita emoção a importância do amor para uma vida e preenchendo cada detalhe de uma história baseada em fatos reais, Nascida para Você joga para o centro das reflexões o sistema jurídico italiano e a caminhada da adoção que logo se estabelece como um importante debate para tudo que assistimos. A partir do desejo de ser pai e a luta persistente de uma advogada acompanhamos uma narrativa intimista que emociona do início ao fim. O projeto é dirigido pelo cineasta Fabio Mollo.   

Na trama conhecemos Luca (Pierluigi Gigante), um homem solteiro, homossexual, que trabalha fazendo um lindo trabalho em uma ONG para pessoas especiais. Ele tem o sonho de ser pai e quando é selecionado para tentar a adoção de uma recém-nascida com síndrome de Down, rejeitada por vinte famílias, enfrenta uma dolorosa batalha com o sistema judiciário de Nápoles.

A construção dos personagens é belíssima, Luca e seu desejo de ser pai nos leva até as camadas da expectativa por esse momento em um país que foi um dos últimos da Europa a aprovar a legalização de casais homossexuais. Assim, chegamos no seu entorno familiar, na relação com o namorado que logo estremece, nas vezes que desanima por conhecer os contextos frios do país que nasceu. A ponta de esperança chega com o auxílio de uma advogada querendo mostrar seu valor, uma mãe solteira.

Os holofotes se jogam para cima do sentimento mais profundo que existe: o amor. E aqui, a construção ganha dois alicerces: o lado da emoção gerada pela expectativa de um possível laço eterno e uma cansativa e por vezes angustiante batalha jurídica. A partir de um caso real ocorrido em 2017 na Itália conhecemos uma história que nos coloca de frente com as burocracias legislativas. Esse duelo com o tribunal é apresentado de forma objetiva - fugindo dos ‘juridiquês’ – onde logo se torna um dos méritos da obra: trazer reflexões e debates sobre um caso que se tornou emblemático na Itália.

Essa é uma história que nos faz refletir sobre a vida, sobre as relações mais profundas entre pais e filhos. Uma jornada de um homem que persiste em provar o que já era óbvio para um sistema de leis conservador e com o olhar obsoleto. Nascida para Você mostra a importância do cinema ao trazer assuntos importantes para debates e quem sabe gerar as mudanças necessárias para que o amor sempre vença.