19/07/2013

Especial: Top 10 Dia dos Amigos

Mario Quintana já dizia “há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e os amigos, que são os nossos chatos prediletos". Se existe um dia que merece ser comemorado é o dia dos nossos chatos prediletos. Muitos dirão que o dia do amigo é todo dia mas sempre é bom ter uma data certa para comemorar.

Como somos uma editoria de profissionais que se conheceram e viraram amigos nas maratonas de cinema do nostálgico Cine Odeón, no Rio de Janeiro, nada mais justo de comemorarmos esta emblemática data com uma lista das 10 melhores história de amizade para você leitor conferir nesse simpático dia.

10. Conta Comigo (Rob Reiner, 1986)
Dirigido pelo nova iorquino Rob Reiner (Louca Obsessão), a aventura com grande carga emocional, Conta Comigo, conta a história de um grupo de amigos que se unem para buscar o paradeiro de um corpo perdido na mata de uma cidadezinha do interior nos Estados Unidos. Baseado no conto O Outono da Inocência de Stephen King, a produção fez um tremendo sucesso entre os adolescentes da década de 80 e consegue a proeza de se tornar um filme atemporal, pois, renova esses fãs a cada década.

09. E.T., o Extraterrestre (Steven Spielberg, 1982)
Um dos maiores e mais poderosos filmes de todos os tempos, quando falamos em bilheteria, E.T., o Extraterrestre foi o filme que consagrou o diretor norte americano Steven Spielberg (Lincoln). Narrando a história de um jovem de uma família classe média norte americana que faz uma amizade com um carismático ser de outro planeta, a mega produção é um filme inesquecível na mente dos cinéfilos de todo o planeta.

08. Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore, 1989)
Um dos mais emocionantes filmes da história do cinema, Cinema Paradiso conta a história de de um cineasta bem sucedido que relembra sua infância e a descoberta pela paixão ao cinema após descobrir que um velho amigo falecera. O vencedor do Oscar, o italiano Giuseppe Tornatore, consegue explorar muito bem a relação de amizade contido no contexto da história, tornando este trabalho uma experiência inesquecível!

07. Sempre ao seu Lado (Lasse Hallström, 2009)
O que dizer de uma amizade entre um lindo cãozinho e um homem? Sempre ao seu Lado levou às lágrimas plateias de todo o mundo mostrando uma história real de maneira profunda e objetiva. Na trama, estrelada pelo astro Richard Gere (A Negociação) e dirigida pelo sueco Lasse Hallström (Um Porto Seguro), conhecemos a incrível história de amizade entre um cãozinho chamado Hachiko e um professor universitário. O desfecho dessa fantástica história é de partir o coração. Recomendado para corações fortes!

06. Toy Story 3 (Lee Unkrich,2010)
Uma das mais famosas animações da história do cinema, teve seu desfecho há três anos atrás e deixou uma saudade imensa nos corações cinéfilos. Os carismáticos Woody e Buzz Lightyear são personagens que jamais sairão do imaginário cinéfilo. As lições de amizade, de educação, de família que são abordados durante os três filmes da trilogia são os grandes destaques desta premiada animação.
05. As Vantagens de Ser invisível
Dirigido e roteirizado por Stephen Chbosky, As Vantagens de ser Invisível tinha tudo para ser mais uma historinha sobre adolescentes e muita bobagem. Engana-se quem pensou isso. Dessa vez, os cinéfilos foram brindados com uma fita muito verdadeira sobre as experiências de jovens em busca de descobertas e realizações. Tem cenas cativantes e canções que marcaram outras gerações. É uma visão madura e divertida sobre a adolescência, seus mistérios e suas surpresas. A busca pelo infinito vai de baladas românticas até uma homenagem à The Rocky Horror Picture Show, esse último uma das grandes passagens do longa.

04. Mary e Max: Uma Amizade Diferente (Adam Elliot, 2009)
Em seu primeiro longa metragem como diretor, o australiano Adam Elliot consegue a proeza de cativar a todos com a maravilhosa animação Mary e Max: Uma Amizade Diferente. O longa usa a técnica de animação denominada Claymation - baseada em modelos de barro ou material similar - e conta a história de uma garota de oito anos que mora na terra dos cangurus e Max, um homem de meia idade que vive na metrópole Nova Iorque e sofre de Asperger. Os risos e as emoções provocadas pelas maravilhosas sequências são as marcas registradas deste belo trabalho.

03. Intocáveis (Olivier Nakache, Eric Toledano, 2011)
Uma amizade improvável de duas pessoas que vivem em dois mundos diferentes. Intocáveis - o novo trabalho da dupla de diretores franceses Olivier Nakache, Eric Toledano - colecionou recordes de bilheteria ao redor do mundo. Com uma narrativa leve e descontraída o filme foge a todo tempo do clima pesado - que poderia facilmente ter -, assim, agradando a todo tipo de público. É uma história bonita, muito bem estruturada e adaptada para o mundo do cinema. Se você pensa que é um drama, esqueça. É um filme que transborda alegria em vez de lágrimas.

02. Meu Melhor Amigo (Patrice Leconte, 2006)
No longa europeu Meu Melhor Amigo, conhecemos um homem de negócio que só pensa em trabalho 24 horas. Até que um dia, percebe que não tem amigos e, a partir de uma aposta com uma amiga encrenqueira, adota um taxista como seu melhor amigo. O longa é uma comédia reflexiva, com ótimas atuações de Daniel Auteuil (A Filha do Pai) e Dany Boon (A Riviera Não É Aqui). Bom enredo, divertido e emocionante.  Um filme feito para se refletir sobre a vida!

01. Os Goonies (Richard Donner, 1985)

O número 1 da lista, um filme que atravessou gerações, óbvio que estamos falando do longa dirigido por Richard Donner (Maverick) e produzido por Steven Spielberg, Os Goonies. Na divertida trama, acompanhamos a saga de um grupo de amigos que partem em busca de um tesouro do lendário Willy Caolho se metendo em diversas confusões para chegar neste objetivo. O elenco é o início de carreira de muitos atores que hoje fazem sucesso no cenário hollywoodiano, como: Sean Austin (Trilogia Senhor dos Anéis), Josh Brolin (Oldboy). A voz desse último, na dublagem brasileira é feita pelo ator e diretor Selton Mello (O Palhaço).