11/07/2022

,

Crítica do filme: 'Pluft - O Fantasminha'


Amizade e coragem, os aliados a favor do nosso sonhar. Baseado na peça teatral infantil da década de 50 escrita por Maria Clara Machado, Pluft, o Fantasminha nos leva a uma aventura voltada completamente ao público infantil, aborda a amizade como ponto de encontro entre uma jovem desse mundo e um fantasminha muito camarada. Nessa versão dirigida por Rosane Svartman, que estreia nos cinemas no dia 14 de julho, nomes importantes do nosso cinema, como Fabíula Nascimento e Juliano Cazarré, fazem parte do elenco, que também tem os atores Hugo Germano, Lucas Salles e o vencedor da última edição do Big Brother Brasil, o ator Arthur Aguiar. Esse é um dos primeiros trabalhos do cinema brasileiro voltado ao público infantil em 3D.


Filmado grande parte no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte, além de muitos efeitos especiais em São Paulo, Pluft, o Fantasminha nos apresenta a história da jovem estudante Maribel (Lola Belli), neta do famoso Capitão Bonança. Esse último deixou um tesouro que poucos sabem. O vilão Pirata Perna de Pau é um desses que sabe do tesouro, assim, em busca dessa descoberta, sequestra Maribel e a prende numa casa isolada perto do mar. Nessa casa, mora Pluft (Nicolas Cruz) e sua família de fantasmas que ajudarão Maribel a fugir das garras do terrível vilão. Embarcando em um grande aventura, eles também contarão com a ajuda dos amigos da protagonista, Sebastião (Arthur Aguiar), João (Lucas Salles) e Julião (Hugo Germano).


Dialogar por meio de um filme com o público infantil é sempre muito desafiador. Prender a atenção da criançada pode ser uma tarefa bem complicada. Por isso, Pluft, o Fantasminha em suas resoluções simplistas foca na sua essência, na sempre curiosa histórias sobre fantasmas. Há muita comédia, há aventura, cenas de ação, levando a fita de um pouco mais de 90 minutos de duração a um completo e rico entretenimento. Um fator interessante que pode ser um forte elo de interação com os pequeninos que assistirão a esse trabalho é a parte das músicas. Jingles vão encaixando em cenas, um background sonoro muito divertido (para toda a criançada cantar junto). Inclusive, a voz inigualável do músico Frejat faz parte da trilha sonora.


No projeto, há uma interessante busca criativa sobre como apresentar os personagens que precisam dos efeitos especiais. As filmagens foram feitas em uma piscina de treinamento de bombeiros localizada em São Paulo e podemos dizer que a experiência deu certo! Ficou muito legal! É sempre bom (e também nos deixa orgulhosos) ver o nosso cinema produzindo filmes tão bons tecnicamente, criativos inclusive.


Ao lado de gigantes blockbusters de outros países que semanalmente ocupam grande parte das salas de cinema de todo o Brasil, Pluft, o Fantasminha vai ganhar seu espaço e se você curte apresentar ao seu filhote um filme divertido que mostra de maneira bem simples o valor da amizade, não perca esse filme!