18/09/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #97 - Eliaquim Junior


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

Nosso entrevistado de hoje é jornalista, curitibano e cinéfilo. Eliaquim Junior escreve sobre filmes desde 2009, já teve um blog, agora tem um perfil no Instagram, o Takes de Cinéfilo (@takes_de_cinefilo). É um apaixonado por cinema, séries e ficção científica. Sua primeira ida ao cinema foi para assistir a Lua de Cristal, e o último filme que viu numa sala foi 1917, e não vê a hora de voltar a ter essa experiência.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

O Itaú Cinemas e o Cine Passeio são as duas salas mais democráticas aqui na cidade, pois unem filmes comerciais com as obras mais independentes, estrangeiras, o Cine Passeio também realiza eventos especiais com convidados nacionais, como diretores, atores, além de workshops.

 

2) Qual o primeiro filme que você  lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Homens de Preto, de 1997, foi o filme que me marcou. Eu já tinha ido ao cinema antes, mas foi esse filme que me fez criar o hábito de ir ao cinema, fiquei maravilhado com a experiência e queria sentir cada vez mais aquela sensação de ser transportado para outros mundos.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Steven Spielberg. Cresci vendo seus filmes, suas aventuras, e aprendendo muito com os valores que ele pregava em suas obras. Contatos Imediatos do Terceiro Grau é o meu filme favorito, não canso de revê-lo. Foi Spielberg que me fez apreciar muito mais a ficção científica, meu gênero preferido, é culpa dele de eu gostar tanto de alienígenas. É um assunto que me fascina. Tenho que dizer que Hitchcock também é um dos meus favoritos.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Saneamento Básico - O filme, do Jorge Furtado.  O que mais gosto no filme é a metalinguagem construída, o fato dos personagens produzirem um filme, do roteiro até a exibição, acho muito educativo e me dá vontade de fazer um filme sempre que o vejo.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser cinéfilo é extrair de um filme um aprendizado, seja para a vida ou para sua bagagem cinéfila; cinéfilo é aquele que enxerga no filme o que está além da superfície, é um estudioso e um apaixonado pela arte; é quem não vai abrir mão da experiência nas salas de cinemas.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Sim acredito, querem filmes que atraiam o público, é uma prática comercial, mesmo que tais pessoas entendessem de cinema dificilmente optariam por uma programação menos comercial. É preciso unir os dois mundos, agradar o público que quer ver filmes de super-heróis, e o outro que aprecia filmes fora do circuito hollywoodiano.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não. Assim como os livros que muitos diziam que acabariam, os cinemas nunca acabarão. É uma experiência singular, algo que o streaming não consegue substituir.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Cidade das Sombras, do Alex Proyas, um cult sombrio e esteticamente lindo que tem muitas ideias vistas em Matrix, lançado pouco depois.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Sim. As pessoas se aglomeram de qualquer forma, na praia, no transporte coletivo, ao menos na sala de cinema a distância será controlada, e com o uso da máscara, certamente será um ambiente mais seguro que em muitos lugares. Quem não achar seguro, não vá.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O nosso cinema está melhor a cada ano. Gosto de como estamos produzindo filmes mais diversificados, experimentando gêneros como o terror, thriller de serial killer.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Daniel de Oliveira. Ele arrebenta em qualquer papel.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema é a arte que revoluciona nosso modo de ver a vida e a nós mesmos.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Não lembro de algum fato inusitado, mas de alguns desanimadores. Por exemplo, no dia em que o funcionário do cinema acendeu as luzes da sala antes do filme acabar, arruinando toda a mágica e imersão. Fiquei muito irritado.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Não vi, não posso opinar rs.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não, cinema é arte, criar arte sugere um ato muito subjetivo e pessoal. O que importa é saber colocar em imagens a história que se deseja contar.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

São tantos, mas a saga Crepúsculo é inesquecível, de um modo nada bom rs.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Não tenho. Assisto poucos. No momento, não tenho nenhum que tenha me marcado.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Já, não consigo me lembrar para qual filme, mas lembro de qual sessão eu não bati palmas enquanto a sala inteira estava efusiva nos aplausos, era a sessão de Bohemian Rhapsody.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Con-Air e A Outra Face são o melhor do cinema de ação dos anos 90, auge do Nic, ele era um ótimo astro de ação.